PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórmula do Ácido Fosforoso

2 participantes

Ir para baixo

Fórmula do Ácido Fosforoso Empty Fórmula do Ácido Fosforoso

Mensagem por Dandelion Sex 09 Mar 2018, 08:43

Bom dia, pessoal!
Estava eu tentando encontrar a fórmula do Ácido Fosforoso através do óxido Fosforoso reagindo com a água. Até então, fazer isso (primeiro o óxido, depois o ácido) estava funcionando para demais compostos. Porém aqui encontrei um impasse.
Pensei dessa forma: Se quero formar o Ácido Fosforoso, posso começar pelo Óxido Fosforoso. O NOX do P seria +3 e eu teria então o P2O3. Reagindo com a água eu teria o H2P2O4, que, ao ser simplificado, daria HPO2.

Engano meu, pois ao pesquisar vi que a o Ácido Fosforoso é na verdade o H3PO3 e que "HPO2" não existe. :/

Qual foi meu erro? Os oxiácidos com Fósforo são diferentes de alguma forma?

Perdoem a ignorância e o detalhamento confuso do problema. Por favor, ajudem-me a combater essa dúvida!  :LS:Hehe.
Desde já agradeço.

Dandelion
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/01/2018
Idade : 23
Localização : Crato, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fórmula do Ácido Fosforoso Empty Re: Fórmula do Ácido Fosforoso

Mensagem por Gandalf_o_BRanco Sex 09 Mar 2018, 20:30

Nos oxiácidos, os H ionizáveis são aqueles que se encontram ligados diretamente com oxigênio, no entanto há duas exceções, como por exemplo, H3PO3 e o H3PO2. No H3PO3 ele é classificado como um diácido porque só dois hidrogênios  são ionizáveis, já o H3PO2 somente um hidrogênio é  ionizável. Faça a montagem estrutural e você vai perceber que nem todos os H estão ligados nos O.
Gandalf_o_BRanco
Gandalf_o_BRanco
Padawan
Padawan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 01/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fórmula do Ácido Fosforoso Empty Re: Fórmula do Ácido Fosforoso

Mensagem por Dandelion Sex 09 Mar 2018, 22:49

Compreendi. Então essas são exceções! O jeito será ficar sempre rememorando esses casos. Muito obrigada pelo esclarecimento, Mithrandir.

Dandelion
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/01/2018
Idade : 23
Localização : Crato, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fórmula do Ácido Fosforoso Empty Re: Fórmula do Ácido Fosforoso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos