PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Devaneios sobre a faculdade

2 participantes

Ir para baixo

Devaneios sobre a faculdade  Empty Devaneios sobre a faculdade

Mensagem por fernandesrc Seg 26 Fev 2018, 01:56

Esse post é um misto de reflexão, dúvida, depoimento e angústia.

Eu já sou graduado em tecnólogo em produção multimídia por uma faculdade privada. Me formei aos 22.  Não curti o curso e nunca atuei na profissão. Definitivamente, não queria seguir por esse caminho. Antes disso, já havia cursado técnico em informática, aprendi inglês e fiz alguns outros cursos na área de informática. Chegou um tempo na vida que percebi que havia me perdido profissionalmente. Não sabia o que fazer. Mas meu sonho real sempre foi cursar algo mais ligado às humanas ou às artes. Estava entre música, história, direito e psicologia. Por um tempo cursei licenciatura em música/piano (outra paixão), na UEMG, mas lá eu percebi que psicologia era minha vocação de verdade.

Também sempre tive o sonho de estudar especificamente na UFMG. Mas por diversos fatores familiares, financeiros e pessoais, nunca havia rolado. Quando me vi perdido e estagnado profissionalmente, sem nenhum interesse em fazer uma pós, sem grana pra bancar uma puc da vida e sem poder recorrer ao prouni, a UFMG acabou sendo, literalmente, a única escolha que eu poderia fazer para mudar meu futuro profissional. Obviamente eu não passaria as próximas décadas de vida trabalhando em algo que eu odeio. 

Larguei tudo, conversei com minha familia e eles me aconselharam a estudar para o ENEM. Minha mãe me aconselhou a não continuar forçando a barra com profissão e fazer o que eu sempre sonhei. Me ofereceram apoio integral para dedicação exclusiva ao ENEM. Só que o modelo do ENEM é totalmente diferente dos vestibulares que eu estava acostumado. Estudei em casa com minha namorada que estava em um caminho semelhante e acabei conhecendo nessa jornada. Demorou algumas tentativas, mas  conseguimos passar com folga. Ela em farmácia, eu em psicologia. Mesmo campus, mesmo turno.

Hoje estou com 26 anos, já experiente com a rotina acadêmica, a UFMG não me assusta tanto assim, muito embora eu saiba que o curso é mais exigente que o da UEMG (que já era bem tenso).
Muitas vezes, eu olho o grupo de aprovados e noto que a maioria esmagadora é cerca de uns 8 ou 9 anos mais jovem que eu. Claro que eu sei que existem fatores sociais que constróem esse perfil de turma na UFMG, mas mesmo assim não deixa de ser um pouco desafiador entrar em uma turma tão jovem. Fico pensando se vou encontrar meu lugar nesse grupo.

Curso diurno, ter que depender mais uns meses do apoio dos pais (nessa idade em que a maioria dos meus amigos já até se casou) até arrumar pelo menos um estágio... Enfim, mesmo tendo realizado um sonho de vida, talvez o maior sonho da minha vida e que parecia o mais inatingível, ainda fica a dúvida de estar fazendo a coisa certa, de que estou atrasado e que a época de sonhar já passou. Mas por bem, talvez realizar meu sonho é única opção que me resta. De certa forma, a vida me obrigou a fazer aquilo que sempre quis. 


Foi mal o textão galera. Essa semana rola a matrícula por lá e a ansiedade tá tensa. Como esse fórum foi parte importante dos meus estudos, senti liberdade de postar isso aqui. Desculpa qualquer coisa.

fernandesrc
Iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 04/04/2017
Idade : 32
Localização : Contagem, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Devaneios sobre a faculdade  Empty Re: Devaneios sobre a faculdade

Mensagem por _Arthur_ Seg 26 Fev 2018, 12:25

Fugindo do assunto...
Por curiosidade, você já participou, há pouco mais de um ano, de um grupo fechado de redação ENEM no facebook, que tinha, por exemplo, a professora Margareth?
Lendo sua mensagem agora e ligando algumas coisas com outras, acho que lhe conheço. Inclusive dei uns pitacos na sua redação do ENEM sobre intolerância religiosa, na época.
Que mundo pequeno! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos