PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diferença entre Entalpia e Energia de Rede

Ir para baixo

Diferença entre Entalpia e Energia de Rede Empty Diferença entre Entalpia e Energia de Rede

Mensagem por Convidado 20/1/2018, 7:24 pm

De acordo com o livro Princípios de Química, de Peter Atknis, há uma pequena diferença no valor da diferença da entalpia de rede e da energia de rede de alguns compostos, e no mesmo fala que por esses valores serem próximos eles não farão distinção, logo isso me faz pensar que há um significado distinto para esses dois conceitos, apesar do livro não explicar. Portanto definição dessas ideias apresentadas, tanto nesse livro, tanto em outros livros e sites, me fazem parecer que são iguais. Afinal, qual a diferença entre Entalpia de Rede e Energia de Rede de uma ligação química? E porque esses valores são ligeiramente diferentes?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre Entalpia e Energia de Rede Empty Re: Diferença entre Entalpia e Energia de Rede

Mensagem por Hume_Mascarenhas 14/3/2018, 2:12 pm

Pensa na entalpia como a força usada para segurar um átomo ao outro.
Se você quiser segurar um tijolo com linha de pipa não dá, a linha estoura mas se vc pegar várias linhas e espalhar talvez segure o tijolo.
Além do que, quando do retículo cristalino, ou rede, as energias se acomodam melhor, diminue o estado de agitação. A entropia muda também.
A entalpia de uma ligação pode ser diferente da soma das entalpias das ligações do retículo cristalino porque a estrutura é alterada, mudando distancias entre os átomos.
Como o que ocorre com o anel benzênico. Deveriam haver ligações duplas e simples. Ao invés disso há ligações intermediárias. (Então a entalpia do benzeno não pode ser medida como sendo de 3 duplas e 3 simples e sim de 6 semi-dupla)

Ou seja
A energia de rede é aquilo que chamamos na física de energia potencial elétrica, depende do meio, dos íons e da distância entre eles.
A entalpia reticular pode ser definida como a energia necessária para quebrar o composto iônico, transformando-o em íons gasosos.
A entalpia do reticulo acaba sendo diferente da energia da rede cristalina porque ele tem sua conformação alterada durante o processo.
Os valores costumam ser próximos porque as energias só são alteradas em alguns pontos, sendo um valor discreto para a maioria das casos. Um caso extremo é o próprio exemplo do benzeno mesmo, em que tratamos como uma ligação diferente.

Não sou tão bom com química mas espero ter ajudado..
ps: P.W.Atkins é o melhor livro universitário para inorgânica.
Hume_Mascarenhas
Hume_Mascarenhas
Padawan
Padawan

Mensagens : 56
Data de inscrição : 17/01/2018
Idade : 26
Localização : Guarulhos, SP, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos