PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

como estimar Cv e Cp no gráfico di-Log

2 participantes

Ir para baixo

como estimar Cv e Cp no gráfico di-Log Empty como estimar Cv e Cp no gráfico di-Log

Mensagem por Edgar Gomes Qui 18 Jan 2018, 09:13

como estimar Cv e Cp no gráfico di-Log Forum12
Uma maneira de se representar o ciclo de Carnot é mediante um gráfico em que a pressão P e o volume V são representados nas escalas logarítmicas (gráfico di-log), como o mostrado na figura acima. Nessa representação, as retas paralelas correspondem ao mesmo tipo de transformação que é representada por meio do gráfico P×V usual. Com base nessas informações e na figura acima, julgue os próximos itens.
I) A razão entre os calores específicos a pressão e a volume constante, γ , é igual a 2.(R. verdadeiro)
P.S como posso estimar os valores de Cp e Cv nesse caso? já que eu não tenho informações de qual é o tipo de gás, por exemplo monoatômico ou diatômico? existe uma forma de estimar isso usando apenas o grafico?
Edgar Gomes
Edgar Gomes
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 721
Data de inscrição : 03/09/2015
Idade : 36
Localização : PERNAMBUCO

Ir para o topo Ir para baixo

como estimar Cv e Cp no gráfico di-Log Empty Re: como estimar Cv e Cp no gráfico di-Log

Mensagem por diogompaiva Qua 24 Out 2018, 15:32

Você pode aplicar a equação que envolve P e V para o processo adiabático:

PV^{\gamma }=constante

P_{0}V_{0}^{\gamma }=P_{1}V_{1}^{\gamma }\,\,\rightarrow log(P_{0}V_{0}^{\gamma })=log(P_{1}V_{1}^{\gamma })\text{\,\,aplicando log nos dois lados da equacao}

logP_{0}+\gamma logV_{0}=logP_{1}+\gamma logV_{1}

No gráfico, as retas BC e DA representam os processos adiabáticos do ciclo de Carnot. Escolhendo a reta BC, ponto B como ponto inicial (logPo e logVo) e ponto C como o ponto final (logP1 e logV1), obtemos:

5+\gamma 2=3+\gamma 3\,\,\to%20\boxed%20{\gamma =2}

diogompaiva
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 112
Data de inscrição : 13/12/2013
Idade : 34
Localização : Maracanaú, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos