(Famerp-2017) Quantidade de Movimento
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(Famerp-2017) Quantidade de Movimento
Durante uma partida de sinuca, um jogador, impossibilitado de atingir diretamente a bola vermelha com a bola branca, decide utilizar a tabela da mesa. Ele dá uma tacada na bola branca, que, seguindo a trajetória tracejada indicada na figura, com velocidade escalar constante de módulo v, acerta a bola vermelha.
Sendo m a massa da bola branca, o módulo da variação da quantidade de movimento sofrida por essa bola na colisão contra a tabela da mesa foi igual a
a) mv√2
b) zero
c) mv
d) 2mv
e) mv√3
O Objetivo trouxe Pitágoras pra calcular a velocidade, e por isso deu a a), mas não entendi por que tem que calcular por Pitágoras, nem de onde tirou essa relação... Alguém, por favor??
Sendo m a massa da bola branca, o módulo da variação da quantidade de movimento sofrida por essa bola na colisão contra a tabela da mesa foi igual a
a) mv√2
b) zero
c) mv
d) 2mv
e) mv√3
O Objetivo trouxe Pitágoras pra calcular a velocidade, e por isso deu a a), mas não entendi por que tem que calcular por Pitágoras, nem de onde tirou essa relação... Alguém, por favor??
Liliana Rodrigues- Estrela Dourada
- Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP
Re: (Famerp-2017) Quantidade de Movimento
Velocidade é uma grandeza vetorial, essa é a relação com Pitágoras.
MalcolnMed- Mestre Jedi
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Idade : 26
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Re: (Famerp-2017) Quantidade de Movimento
Mas por que eu tenho que fazer Pitágoras pra achar a variação da quantidade de movimento?
Liliana Rodrigues- Estrela Dourada
- Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP
Re: (Famerp-2017) Quantidade de Movimento
Note que a colisão apresenta um coeficiente de restituição equivalente a 1,0. Isso é perceptível pelo fato de o ângulo de incidência ser equivalente ao de reflexão. Portanto, decompondo os vetores quantidade de movimento antes e depois da colisão, tem-se o seguinte:
Q = (Qx i + Qy j)
Q' = (-Qx i + Qy j)
O componente vertical de Q não é alterado por não ter sofrido a atuação de força alguma.
∆Q = Q' - Q = (-Qx i + Qy j) - (Qx i + Qy j)
∆Q = (-2Qx i + 0 j)
Em módulo, ∆Q = 2Qx
Pela figura, 2Qx =2 Q.sen45 = 2.mV.√2/2
∆Q = mV.√2
A outra resolução seria com a própria subtração vetorial (envolvendo Pitágoras)
Q = (Qx i + Qy j)
Q' = (-Qx i + Qy j)
O componente vertical de Q não é alterado por não ter sofrido a atuação de força alguma.
∆Q = Q' - Q = (-Qx i + Qy j) - (Qx i + Qy j)
∆Q = (-2Qx i + 0 j)
Em módulo, ∆Q = 2Qx
Pela figura, 2Qx =2 Q.sen45 = 2.mV.√2/2
∆Q = mV.√2
A outra resolução seria com a própria subtração vetorial (envolvendo Pitágoras)
SpaceFunction- Recebeu o sabre de luz
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Data de inscrição : 02/05/2016
Idade : 24
Localização : Santo André - SP - Brasil
Re: (Famerp-2017) Quantidade de Movimento
Qi = Qf
m.v = m.v
Fechando o triângulo que faz os dois vértices do movimento da bola;
Qr² = Qf² + Qi²
Qr² = 2.mv²
Qr = mv√2.
m.v = m.v
Fechando o triângulo que faz os dois vértices do movimento da bola;
Qr² = Qf² + Qi²
Qr² = 2.mv²
Qr = mv√2.
MalcolnMed- Mestre Jedi
- Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo
Netomnzs gosta desta mensagem
Re: (Famerp-2017) Quantidade de Movimento
Entendi!!
Obrigada gente
Obrigada gente
Liliana Rodrigues- Estrela Dourada
- Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP
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