PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Famerp-2017) Quantidade de Movimento

3 participantes

Ir para baixo

(Famerp-2017) Quantidade de Movimento Empty (Famerp-2017) Quantidade de Movimento

Mensagem por Liliana Rodrigues Qua 06 Dez 2017, 22:12

Durante uma partida de sinuca, um jogador, impossibilitado de atingir diretamente a bola vermelha com a bola branca, decide utilizar a tabela da mesa. Ele dá uma tacada na bola branca, que, seguindo a trajetória tracejada indicada na figura, com velocidade escalar constante de módulo v, acerta a bola vermelha.



(Famerp-2017) Quantidade de Movimento Qtde10



Sendo m a massa da bola branca, o módulo da variação da quantidade de movimento sofrida por essa bola na colisão contra a tabela da mesa foi igual a 
a) mv√2 
b) zero 
c) mv 
d) 2mv 
e) mv√3 


O Objetivo trouxe Pitágoras pra calcular a velocidade, e por isso deu a a), mas não entendi por que tem que calcular por Pitágoras, nem de onde tirou essa relação... Alguém, por favor??

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Famerp-2017) Quantidade de Movimento Empty Re: (Famerp-2017) Quantidade de Movimento

Mensagem por MalcolnMed Qua 06 Dez 2017, 22:27

Velocidade é uma grandeza vetorial, essa é a relação com Pitágoras.
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(Famerp-2017) Quantidade de Movimento Empty Re: (Famerp-2017) Quantidade de Movimento

Mensagem por Liliana Rodrigues Qua 06 Dez 2017, 22:30

Mas por que eu tenho que fazer Pitágoras pra achar a variação da quantidade de movimento?

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Famerp-2017) Quantidade de Movimento Empty Re: (Famerp-2017) Quantidade de Movimento

Mensagem por SpaceFunction Qua 06 Dez 2017, 22:43

Note que a colisão apresenta um coeficiente de restituição equivalente a 1,0. Isso é perceptível pelo fato de o ângulo de incidência ser equivalente ao de reflexão. Portanto, decompondo os vetores quantidade de movimento antes e depois da colisão, tem-se o seguinte:

Q = (Qx i + Qy j)
Q' = (-Qx i + Qy j)

O componente vertical de Q não é alterado por não ter sofrido a atuação de força alguma.

∆Q = Q' - Q = (-Qx i + Qy j) - (Qx i + Qy j)
∆Q = (-2Qx i + 0 j)

Em módulo, ∆Q = 2Qx
Pela figura, 2Qx =2 Q.sen45 = 2.mV.√2/2

∆Q = mV.√2

A outra resolução seria com a própria subtração vetorial (envolvendo Pitágoras)
SpaceFunction
SpaceFunction
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 114
Data de inscrição : 02/05/2016
Idade : 24
Localização : Santo André - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Famerp-2017) Quantidade de Movimento Empty Re: (Famerp-2017) Quantidade de Movimento

Mensagem por MalcolnMed Qua 06 Dez 2017, 22:52

Qi = Qf
m.v = m.v
Fechando o triângulo que faz os dois vértices do movimento da bola; 
Qr² = Qf² + Qi²
Qr² = 2.mv²
Qr = mv√2.
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Netomnzs gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(Famerp-2017) Quantidade de Movimento Empty Re: (Famerp-2017) Quantidade de Movimento

Mensagem por Liliana Rodrigues Qua 06 Dez 2017, 23:07

Entendi!! 
Obrigada gente Very Happy

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Famerp-2017) Quantidade de Movimento Empty Re: (Famerp-2017) Quantidade de Movimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos