PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Resolvido] Gravitação - Massa Mínima de Estrela

2 participantes

Ir para baixo

[Resolvido] Gravitação - Massa Mínima de Estrela Empty [Resolvido] Gravitação - Massa Mínima de Estrela

Mensagem por JoaoPedro Sex 27 maio 2011, 19:47

Acredita-se que certas estrelas de nêutrons (estrelas extremamente densas) giram em torno do seu próprio eixo, realizando uma rotação por segundo (1 r.p.s.). Considerando que tal estrela, supostamente esférica, tenha raio de 20Km, determine a ordem de grandeza da massa mínima que ela deve possuir, para que objetos em sua superfície sejam atraídos pela estrela e não expelidos por sua rotação rápida. Dado:G = 6,67 x 10 -11 N.m2.kg-2.


Última edição por JoaoPedro em Sex 27 maio 2011, 22:33, editado 1 vez(es)
JoaoPedro
JoaoPedro
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/04/2011
Idade : 28
Localização : Passa e Fica, RN

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Gravitação - Massa Mínima de Estrela Empty Re: [Resolvido] Gravitação - Massa Mínima de Estrela

Mensagem por Euclides Sex 27 maio 2011, 20:52

Não apenas em uma estrela de nêutrons, mas em qualquer astro com movimento de revolução, a força gravitacional deve ser, no mínimo, igual à força centrípeta necessária para manter um corpo na trajetória circular descrita pela superfície, para que o corpo não seja expelido.


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos