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Redação ENEM - Garante no mínimo 800?

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Nick-Nick
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Mensagem por Nick-Nick 8/11/2017, 1:04 pm

Relembrando a primeira mensagem :

A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante os direitos essenciais ao exercício da cidadania para todo povo brasileiro. Contudo, no que tange aos desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, percebe-se que o ideário constitucional não saiu do plano teórico. Sob essa ótica, fatores estruturais e culturais desempenham um papel impulsionador na continuidade do impasse vigente.
    Em uma primeira análise, cabe ressaltar que muitas escolas não contém uma infraestrutura adequada para uma educação eficiente desses indivíduos. Tal conjuntura advém de uma escassa preocupação governamental, uma vez que, apenas em 2002 foi criado um projeto de lei que responsabilizou o poder público a apoiar o uso e a difusão da Libras para comunicação. Com efeito, a maioria das instituições públicas ainda não contam com uma educação especializada para surdos, como professores que se comunicam em Libras e salas exclusivas para esse tipo de aluno.
    De outra parte, convém frisar o preconceito contra essa minoria, o qual contribui para a permanência da problemática. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, uma das principais características da pós-modernidade é a substituição da ideia de coletividade e solidariedade pelo individualismo, e, consequentemente, parcela da população tende a ser incapaz de tolerar diferenças. Dessa forma, é comum evidenciar a exclusão social dos deficientes auditivos no meio escolar, o que coloca em xeque a legitimidade dos direitos constitucionais.
    Em virtude do que foi mencionado, impõem-se medidas que vão de encontro ao impasse em vigor. Maximamente, o Governo Federal deve reservar uma maior parcela das verbas públicas para investimentos na infraestrutura das instituições de ensino, capacitando professores para dar aulas em Libras e construindo salas específicas para os deficientes auditivos. Ademais, o Ministério da Educação deve criar campanhas, em escolas e nas mídias sociais, debatendo sobre a importância da inclusão educacional de surdos no Brasil, isso por meio de palestras e discussões com o público estudantil, mitigando, assim, o individualismo. Só assim, poder-se-á alcançar o ideário da Constituição Cidadã e caminhar, à passos largos, para um Brasil mais igualitário no que se refere à educação.

E ai glr? Acham q ficou boa? Garante uns 800~860?
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Mensagem por Hayzel Sh 8/11/2017, 11:22 pm

Nick-Nick escreveu:Cara eu podia jurar de pé junto q tinha crase na expressão "a passos largos".
Srá q eles tiram muito ponto na C1 por erro de crase?
Se tiver três erros gramaticais, de quaisquer naturezas, perde-se 40 pontos em linguagem. Eu vi três ou mais erros gramaticais na sua redação, então eu daria 160/200 na C1. Mas é possível que os corretores não os percebam e pelo menos um deles dê 200/200 pra você (às vezes eles deixam escapar erros bem visíveis, e a sua redação possui erros bem pouco perceptíveis). Não há nada com o que se preocupar com a nota de linguagem da sua redação, portanto.
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Mensagem por AprovaçãoE 9/11/2017, 2:00 am

Nick-Nick escreveu:A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante os direitos essenciais ao exercício da cidadania para todo povo brasileiro. Contudo, no que tange aos desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, percebe-se que o ideário constitucional não saiu do plano teórico. Sob essa ótica, fatores estruturais e culturais desempenham um papel impulsionador na continuidade do impasse vigente.
    Em uma primeira análise, cabe ressaltar que muitas escolas não contém uma infraestrutura adequada para uma educação eficiente desses indivíduos. Tal conjuntura advém de uma escassa preocupação governamental, uma vez que, apenas em 2002 foi criado um projeto de lei que responsabilizou o poder público a apoiar o uso e a difusão da Libras para comunicação. Com efeito, a maioria das instituições públicas ainda não contam com uma educação especializada para surdos, como professores que se comunicam em Libras e salas exclusivas para esse tipo de aluno.
    De outra parte, convém frisar o preconceito contra essa minoria, o qual contribui para a permanência da problemática. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, uma das principais características da pós-modernidade é a substituição da ideia de coletividade e solidariedade pelo individualismo, e, consequentemente, parcela da população tende a ser incapaz de tolerar diferenças. Dessa forma, é comum evidenciar a exclusão social dos deficientes auditivos no meio escolar, o que coloca em xeque a legitimidade dos direitos constitucionais.
    Em virtude do que foi mencionado, impõem-se medidas que vão de encontro ao impasse em vigor. Maximamente, o Governo Federal deve reservar uma maior parcela das verbas públicas para investimentos na infraestrutura das instituições de ensino, capacitando professores para dar aulas em Libras e construindo salas específicas para os deficientes auditivos. Ademais, o Ministério da Educação deve criar campanhas, em escolas e nas mídias sociais, debatendo sobre a importância da inclusão educacional de surdos no Brasil, isso por meio de palestras e discussões com o público estudantil, mitigando, assim, o individualismo. Só assim, poder-se-á alcançar o ideário da Constituição Cidadã e caminhar, à passos largos, para um Brasil mais igualitário no que se refere à educação.

E ai glr? Acham q ficou boa? Garante uns 800~860?

Sem sombras de dúvidas.

Sua introdução ficou ótima , a maneira como você iniciou e abordou a constituição traçando um paralela à causa da problemática educacional dos surdos foi uma ótima tirada de sua parte. O restante da introdução também ficou muito bem elaborada(curta e não extensa , como deve ser) e suas teses estão em harmonia com a introdução. Sua introdução foi redigida de forma ímpar.  

Seus desenvolvimento foram ótimas e respeitaram sua introdução(teses) além de ter feito uso de conjunções e conectivos de forma impecável sabendo interligar os parágrafos e retomar ideias e conecta-las de maneira muito eficiente , além de estar muito bem escrita e entrelaçada entre si. Sua citação no II desenvolvimento ficou muito boa também e caiu como uma leve em relação as ideias expostas na mesma.

Sua conclusão foi a que mais gostei. Não tenho nem o que dizer dela , você sintetizou tudo que eu prezo em uma conclusão de forma muitíssimo eficiente.
Escrita/coesão/uso de conectivos e conjunções/propostas de intervenções bem construída/ citações dos órgãos responsabilizadas por tal funções ou propostas de intervenção citada(não deixando vaga portanto).

Na sua conclusão daria uns 200(mesmo que não seja avaliada com essa pontuação acredito que se não tirar 200 , pelo menos , algo próximo disso irá conseguir).

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Mensagem por AprovaçãoE 9/11/2017, 2:07 am

Menos de 800 você não tira. Isso posso jurar pra você  Laughing

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