PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação ENEM - Surdos

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Redação ENEM - Surdos - Página 2 Empty Redação ENEM - Surdos

Mensagem por IsaacTERA Seg 06 Nov 2017, 19:20

Relembrando a primeira mensagem :

Uma das leis fundamentais da física, proposta por Isaac Newton, estabelece que para toda ação há uma reação. Sob essa conjuntura, torna-se perceptível que as falhas no processo de formação acadêmica de surdos no Brasil é uma infeliz reação às ações negligentes da lógica de mercado, à insuficiência do Estado e à discriminação. 

Mormente, ao ponderar os desafios para formação educacional de surdos no Brasil, observa-se brechas por parte da Constituição Federal. Embora a oferta de educação bilíngue seja um direito garantido pelo documento de maior hierarquia jurídica, faz-se necessário também garantir o apoio psicológico do surdo durante a formação escolar, principalmente nos anos do Ensino Fundamental. Tal necessidade decorre de processos discriminatórios recorrentes que podem ser absorvidos e manifestados por alunos na forma de bullying. 

Ademais, convém perceber a análise do sistema capitalista pela lógica de Karl Marx, que descreve a ideologia hegemônica como sendo essencialmente excludente por visar o lucro acima de todos os outros elementos sociais. Destarte, torna-se um desafio para os surdos conseguirem vagas de estágio durante o processo de formação superior, o que compromete o processo educativo.

Portanto, medidas são necessárias para solução do impasse. Tendo o exposto em vista, torna-se imperativo que as autoridades competentes do Poder Legislativo atuem de forma a tornar constitucional o direito do surdo de ter acompanhamento psicológico especializado durante os anos de sua formação. Outrossim, cabe ao Ministério do Trabalho a elaboração de políticas de inclusão do surdo no mercado durante o estágio, estipulando cotas a serem seguidas pelas indústrias.



Fiz algumas modificações na hora de passar pra folha de redação, mas basicamente é isso. Meu medo é perder muitos pontos por fuga do tema. Não soube argumentar bem, até por falta de conhecimento da temática. Acabei de perceber também que errei o plural no primeiro parágrafo e repeti a palavra "processo" em seguida no terceiro. RIP.

Será que mesmo assim dá pra tirar por volta de 800?

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Redação ENEM - Surdos - Página 2 Empty Re: Redação ENEM - Surdos

Mensagem por IsaacTERA Qui 18 Jan 2018, 12:19

Essa redação me retornou 860 na nota. Essa correção é meio biruta (pra minha felicidade)

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Surdos - Página 2 Empty Re: Redação ENEM - Surdos

Mensagem por Diego A Sex 19 Jan 2018, 19:08

Quando li sua redação ano passado achei estranho você colocar que é um desafio a formação de educadores surdos, que não era bem a proposta apresentada. Bom, agora que vc recebeu a nota fico me questionando se isso teria sido negativo ou positivo, se bem que me ausentei um pouco e não pude acompanhar as discussoes sobre o tema. Alguém saberia viu alguma colocação sobre isso nas discussões por aí?

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Surdos - Página 2 Empty Re: Redação ENEM - Surdos

Mensagem por Thanos Seg 22 Jan 2018, 01:17

Diego A escreveu:Quando li sua redação ano passado achei estranho você colocar que é um desafio a formação de educadores surdos, que não era bem a proposta apresentada. Bom, agora que vc recebeu a nota fico me questionando se isso teria sido negativo ou positivo, se bem que me ausentei um pouco e não pude acompanhar as discussões sobre o tema. Alguém saberia viu alguma colocação sobre isso nas discussões por aí?

Quando fala sobre a formação de educadores surdos?

E eu não vi nenhuma discussão sobre isso nos outros tópicos.
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Surdos - Página 2 Empty Re: Redação ENEM - Surdos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos