PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Banalização do uso de medicamentos--Enem

2 participantes

Ir para baixo

Banalização do uso de medicamentos--Enem Empty Banalização do uso de medicamentos--Enem

Mensagem por PASTRANA Seg Out 23 2017, 19:22

Receituário pessoal

  É evidente o aumento no consumo de medicamentos,por grande parte da população,sem a prescrição e o acompanhamento médico.Nessa perspectiva,a banalização do uso de fármacos no país diverge do seu uso primário - tratamento de patologias- e provoca prejuízos biológicos e psíquicos.Todo esse contexto assevera a importância da articulação governamental e dos núcleos escolares frente aos problemas concernentes a essa conjuntura.
  Em primeiro plano,é válido ressaltar a grande difusão da automedicação como impulsionadora desse processo.Nesse enquadre,o filósofo Kant ganha proeminência por afirmar:"é no problema da educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade".Com isso,o referido autor ratifica a importância da base escolar no estímulo e desenvolvimento do senso crítico,ponderando as atitudes humanas.Nessa lógica,os educandários possuem uma elevada relevência na redução do uso de medicamentos utilizados com critérios pessoais,sem a verificação da real necessidade do tratamento.Desse modo,é imperioso que haja projetos interdisciplinares voltados a essa temática.
  Há,também,de se destacar o comércio paralelo,contrabando de mercadorias,como fomentador do acesso a remédios de uso controlado ou de venda proibida no país.Diante disso,inúmeros fármacos,por exemplo,ansiolíticos e esteróides anabolizantes são revendidos  ilegamente,o que favorece a automedicação.Não obstante,o filósofo Gilles Lipovetsky disserta que há uma cultura de imediatez muito presente em tempos hodiernos.Nessa linha de raciocínio,a grande oferta de medicamentos e contigente informacional converge para a falsa percepção de que a consulta médica pode ser substituída pela auto-avaliação e,por conseguinte,intervenção terapêutica.Dessa forma,o Estado deve promover medidas de coerção frente a essa comercialização.
  Por fim,práticas discursivas devem ser engendradas para a conteção da automedicação.Os núcleos escolares,com debates comunitários entre pais,alunos e docentes,devem dialogar sobre os danos decorrentes desse ato e ratificar a importãncia do aconselhamento profissional.Ademais,são necessárias orientações psicopedagógicas,em parceria com projetos de extensão universitários,para o controle da automedicação.Paralelamente,o Ministério da Justiça,via concurso público,deve intesificar o número de agentes no setor de inteligência a fim de desaparelhar quadrilhas que revendem medicamentos ilegalmente.Assim,o receituário a julgo pessoal irá se tornar uma prática atenuada.

Aguardo observações e nota.Grato.

PASTRANA
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 16/05/2016
Idade : 25
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Banalização do uso de medicamentos--Enem Empty Re: Banalização do uso de medicamentos--Enem

Mensagem por Diego A Sex Out 27 2017, 23:11

PASTRANA escreveu:Receituário pessoal

2 § Em primeiro plano,é válido ressaltar a grande difusão da automedicação como impulsionadora desse processo [?]. Nesse enquadre, o filósofo Kant ganha proeminência por afirmar: "é no problema da educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade". Com isso, o referido autor ratifica a importância da base escolar no estímulo e desenvolvimento do senso crítico, ponderando as atitudes humanas. Nessa lógica, os educandários possuem uma elevada relevência na redução do uso de medicamentos utilizados com critérios pessoais,sem a verificação da real necessidade do tratamento. Desse modo, é imperioso que haja projetos interdisciplinares voltados a essa temática.

Desde o parágrafo elencado + a conclusão não consegui encontrar a necessidade real de se interferir na educação com seu projeto. Está parecendo mais uma argumentação pronta... se for, tome cuidado com isso.
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos