PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(ITA 2000) Dinâmica

3 participantes

Ir para baixo

(ITA 2000) Dinâmica Empty (ITA 2000) Dinâmica

Mensagem por biaavanzi Sáb 09 Set 2017, 13:10

(Ita 2000) Uma sonda espacial de 1000 kg, vista de um sistema de referência inercial, encontra-se em repouso no espaço. Num determinado instante, seu propulsor é ligado e, durante o intervalo de tempo de 5 segundos, os gases são ejetados a uma velocidade constante, em relação à sonda, de 5000 m/s. No final desse processo, com a sonda movendo-se a 20 m/s, a massa aproximada de gases ejetados é:(ITA 2000) Dinâmica Fisica_-_Os_Principios_da_Dinamica_-_Q15_lmsauth_7830cfca815fc0a8d916e84e674f9c0fadbbf5ff(ITA 2000) Dinâmica Fisica_-_Os_Principios_da_Dinamica_-_Q15_lmsauth_7830cfca815fc0a8d916e84e674f9c0fadbbf5ff
(ITA 2000) Dinâmica Fisica_-_Os_Principios_da_Dinamica_-_Q15_lmsauth_7830cfca815fc0a8d916e84e674f9c0fadbbf5ff
(ITA 2000) Dinâmica I1010

  • a) 0,8 kg.

  • b) 4 kg.

  • c) 5 kg.

  • d) 20 kg.

  • e) 25 kg.


Eu sei que essa é uma questão que se responde usando quantidade de movimento, mas acontece que eu estou muito em dúvida a respeito da afirmação "os gases são ejetados a uma velocidade constante, em relação à sonda, de 5000 m/s" e "No final desse processo, com a sonda movendo-se a 20 m/s". 
Seria essa velocidade da sonda, de 20m/s, a velocidade em relação ao gases? Se sim, como é possivelmente resolver a questão por dinâmica e cinemática, considerando como referencial um observador em repouso, que vê a sonda e os gases serem acelerados pelo par ação-reação F?
O desenho é muito ambíguo, pois dá a entender que o observador vê a sonda com velocidade de 20 m/s e os gases à 5000 m/s, sendo que eles, na verdade, são referenciais acelerados!

Não consegui medir a aceleração de ambos por falta de informações sobre as suas velocidades em relação ao referencial inercial após os 5 segundos.
biaavanzi
biaavanzi
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/06/2015
Idade : 25
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(ITA 2000) Dinâmica Empty Re: (ITA 2000) Dinâmica

Mensagem por Euclides Sáb 09 Set 2017, 13:53

A questão não tem mistérios. É um caso típico de conservação do momento linear, uma decorrência da segunda lei de Newton. Não há como tratar por cinemática clássica.



(ITA 2000) Dinâmica Fig1

pode-se calcular a força média aplicada.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(ITA 2000) Dinâmica Empty Re: (ITA 2000) Dinâmica

Mensagem por biaavanzi Sáb 09 Set 2017, 15:27

Euclides escreveu:A questão não tem mistérios. É um caso típico de conservação do momento linear, uma decorrência da segunda lei de Newton. Não há como tratar por cinemática clássica.



(ITA 2000) Dinâmica Fig1

pode-se calcular a força média aplicada.

Mestre Euclides, e sobre o que eu havia perguntado a respeito da velocidade se dar em relação a quem... as velocidades de 5000 m/s e 20 m/s são, respectivamente, a velocidade que os gases atingem e que a sonda atinge no final dos 5 segundos, em relação ao observador no referencial inercial??
biaavanzi
biaavanzi
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/06/2015
Idade : 25
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(ITA 2000) Dinâmica Empty Re: (ITA 2000) Dinâmica

Mensagem por Euclides Sáb 09 Set 2017, 17:14

biaavanzi escreveu:Mestre Euclides, e sobre o que eu havia perguntado a respeito da velocidade se dar em relação a quem... as velocidades de 5000 m/s e 20 m/s são, respectivamente, a velocidade que os gases atingem e que a sonda atinge no final dos 5 segundos, em relação ao observador no referencial inercial??
Bia, você tem toda razão em levantar essa dúvida. Afinal eu penso que nenhum material didático teve a preocupação de esclarecê-la. Devemos considerar três fatos:

1- é necessário delimitar preliminarmente o sistema sobre o qual queremos examinar a conservação. (no caso foguete+gases).
2. a quantidade de movimento deverá se conservar em relação a qualquer referencial adotado.
3. já que a medida da velocidade depende do referencial, devemos medir todas as velocidade do sistema escolhido em relação ao mesmo referencial.

nessa questão em particular a velocidade dos gases em relação ao observador inercial é de 4980 m/s e essa seria a velocidade a utilizar (o resultado seria mantido até a primeira casa decimal devida à grande diferença entre as velocidades).

rigorosamente: 10^3\times 20=m\times 4980

na minha opinião seria isso.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(ITA 2000) Dinâmica Empty Re: (ITA 2000) Dinâmica

Mensagem por biaavanzi Sáb 09 Set 2017, 23:19

Euclides escreveu:
biaavanzi escreveu:Mestre Euclides, e sobre o que eu havia perguntado a respeito da velocidade se dar em relação a quem... as velocidades de 5000 m/s e 20 m/s são, respectivamente, a velocidade que os gases atingem e que a sonda atinge no final dos 5 segundos, em relação ao observador no referencial inercial??
Bia, você tem toda razão em levantar essa dúvida. Afinal eu penso que nenhum material didático teve a preocupação de esclarecê-la. Devemos considerar três fatos:

1- é necessário delimitar preliminarmente o sistema sobre o qual queremos examinar a conservação. (no caso foguete+gases).
2. a quantidade de movimento deverá se conservar em relação a qualquer referencial adotado.
3. já que a medida da velocidade depende do referencial, devemos medir todas as velocidade do sistema escolhido em relação ao mesmo referencial.

nessa questão em particular a velocidade dos gases em relação ao observador inercial é de 4980 m/s e essa seria a velocidade a utilizar (o resultado seria mantido até a primeira casa decimal devida à grande diferença entre as velocidades).

rigorosamente: 10^3\times 20=m\times 4980

na minha opinião seria isso.

Mestre Euclides, agradeço muito pelo esclarecimento, já que as resoluções que vi, de fato, não consideravam essa informação da velocidade ser dada em relação à sonda, e usavam a velocidade de 5000 m/s como se fosse a velocidade em relação ao observador. Neste ponto, acho um erro de elaboração da questão considerar os dois valores (4kg e aproximadamente 4 kg) como praticamente iguais, sendo que esse modo resolução (que citei) não é completamente correto.
biaavanzi
biaavanzi
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/06/2015
Idade : 25
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(ITA 2000) Dinâmica Empty Re: (ITA 2000) Dinâmica

Mensagem por Powerful Jawa Sex 26 Jan 2018, 01:51

Mestre Euclides, eu fiz uns cálculos aqui e vi que a velocidade dos gases em relação ao referencial dariam 5020 e não 4980. Eu tinha achado também 4980 para resolver o exercício, mas parei pra pensar e cheguei a conclusão de que para ter um vetor velocidade resultante que é o de 20m/s (da sonda) para a esquerda, deveria ter uma outra velocidade maior que a dos gases de 5000 m/s e de sentido, também, para a esquerda. Ou eu estou errando algo? 
O resultado, inclusive, daria 3,98, ou seja, aproximadamente, 4Kg  Very Happy
Powerful Jawa
Powerful Jawa
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/01/2018
Idade : 26
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(ITA 2000) Dinâmica Empty Re: (ITA 2000) Dinâmica

Mensagem por Euclides Sex 26 Jan 2018, 16:34

(ITA 2000) Dinâmica Fig.N

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(ITA 2000) Dinâmica Empty Re: (ITA 2000) Dinâmica

Mensagem por Powerful Jawa Sáb 27 Jan 2018, 23:42

Ok Obrigado! Smile
Powerful Jawa
Powerful Jawa
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/01/2018
Idade : 26
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(ITA 2000) Dinâmica Empty Re: (ITA 2000) Dinâmica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos