PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colisões

2 participantes

Ir para baixo

Colisões Empty Colisões

Mensagem por Marcilio_Lima Ter 06 Jun 2017, 10:39

Uma bolinha A, de massa 0,2 kg, atinge com velocidade 20 m/s a traseira de um caminhão de massa igual a 2 toneladas, que se move a 15 m/s. como ilustra a figura.
Colisões Fis13

Supondo que a colisão seja elástica, determine:

a) os valores aproximados das velocidades da bolinha e do caminhão logo após o choque;
b) o sentido da velocidade da bolinha logo após o choque.

Comentário: Minha dificuldade em questões de colisão, é identificar as sentidos dos movimento após o choque a fim de poder montar as equações com os devidos sinais, tanto na conservação do movimento ( = ), quanto na equação do coeficiente de velocidade e. As vezes esse sentido após o choque parece óbvio, mas erro em algumas questões, exceto nos casos de colisões inelásticas e elásticas em que os corpos trocam de velocidades (choques de mesma massa e frontal). Nessa questão, por exemplo, achei que a bolinha voltava para a esquerda, mas a resposta diz que ele segue para a direita.
Enfim, gostaria que alguém me ajudasse a analisar como identificar a situação (sentidos) após uma colisão pra eu poder montar as equações com os sinais corretos. Há alguma análise teórica a ser feita antes? De imediato, agradeço!!

Respostas da questão: (se é que a resposta do livro está correta)
a) 10 m/s e 15 m/s
b) Para a direita

Marcilio_Lima
Padawan
Padawan

Mensagens : 97
Data de inscrição : 23/02/2014
Idade : 59
Localização : Salvador-Bahia-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Colisões Empty Re: Colisões

Mensagem por Willian Honorio Qua 07 Jun 2017, 00:42

À algum tempo eu tinha essa mesma dificuldade. Leia esse tópico que ela será sanada: https://pir2.forumeiros.com/t43849-velocidade-apos-o-choque-modelo 
  O curioso é que os autores dos principais livros de física que usamos no Brasil, preferem deixar o estudante passar por essa dificuldade do início ao fim durante seu estudo de colisões do que informar esse bizu.
Willian Honorio
Willian Honorio
Matador
Matador

Mensagens : 1271
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Colisões Empty Colisões

Mensagem por Marcilio_Lima Qua 07 Jun 2017, 11:57

Willian Honorio escreveu:À algum tempo eu tinha essa mesma dificuldade. Leia esse tópico que ela será sanada: https://pir2.forumeiros.com/t43849-velocidade-apos-o-choque-modelo 
  O curioso é que os autores dos principais livros de física que usamos no Brasil, preferem deixar o estudante passar por essa dificuldade do início ao fim durante seu estudo de colisões do que informar esse bizu.
Olá William, fui lá e verifiquei a explicação e entendi. Mas apliquei nesse e em outras questões e os resultados não bateram. Refiz  questão do exemplo dele e deu certo. Fiquei com uma dúvida ainda: como identificar os sinais na fórmula do coeficiente de velocidade? Sei que somamos se tiverem o sentidos opostos, e subtraímos caso tenham o mesmo sentido. A diferença que ele colocou no exemplo é padrão da fórmula?

Marcilio_Lima
Padawan
Padawan

Mensagens : 97
Data de inscrição : 23/02/2014
Idade : 59
Localização : Salvador-Bahia-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Colisões Empty Re: Colisões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos