PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trabalho da força de atrito

2 participantes

Ir para baixo

Trabalho da força de atrito Empty Trabalho da força de atrito

Mensagem por vincent12 Qui 25 maio 2017, 17:36

Uma caixa de 547,9 N é empurrada para cima ao longo de um plano inclinado de 9 m de comprimento. São necessários 3,1 kJ para levar a caixa até o topo do plano, que está a 1,2 m acima da base. Qual é o módulo da força de atrito média que age sobre o bloco? (suponha que a caixa parte do repouso e chega ao topo do plano com velocidade nula).


Eu entendo que através das medidas da rampa podemos achar o ângulo de inclinação e posteriormente calcular a componente x do peso. Desta maneira a força resultante seria a diferença da força exercida sobre a caixa pela soma das forças de atrito e da componente x do peso. Entretanto, como posso achar a força de atrito neste caso? Não consigo relacionar o trabalho com o problema.

vincent12
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 18/04/2017
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho da força de atrito Empty Re: Trabalho da força de atrito

Mensagem por Euclides Qui 25 maio 2017, 18:04

O trabalho líquido necessário para elevar a caixa na ausência de atritos é (em módulo) W=mgh (547,9×1,2=657,48 J), igual ao trabalho do peso. Foram, porém, gastos 3100 J, o que significa que 2442,52 J foram dissipados pelo trabalho do atrito. 

Assim, a força de atrito será 2442,52÷9=271,4 N

Se quisermos prosseguir numa verificação, vamos calcular o cosseno do ângulo



assim ao coeficiente de atrito será


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos