PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estruturas de Lewis

Ir para baixo

Estruturas de Lewis  Empty Estruturas de Lewis

Mensagem por Samuel Leite Sex 05 maio 2017, 14:06

Olá, não é exatamente uma questão, mas uma busca por esclarecimentos em relação a certos tipos de estrutura de Lewis. Comecei a ter algumas dúvidas quando fui pesquisar a estrutura do ozônio, e encontrei o seguinte:
Estruturas de Lewis  300px-Ozone-resonance-Lewis-2D
Eu entendo o fenômeno de ressonância, o que me chamou a atenção foi o fato de haver íons na estrutura. Aliás, aí surge minha primeira dúvida, esses íons são possíveis graças a ressonância ou não tem nada a ver? É comum a formação desses íons, existe alguma regra ou conjunto de noções que orientem quando é e quando não é energeticamente favorável a formação desses íons para se formar uma estrutura com cargas formais igual a zero? Se fossemos fazer o ozônio com a dupla ligação entre dois oxigênios e uma dativa (coordenada) para o último as caragas formais seriam diferentes de zero, certo? E de modo parecido tive dúvidas com o N2O:
Estruturas de Lewis  +BQwdgW3FZwj4AAAAAElFTkSuQmCC

Acontece aqui algo parecido. Eu entendo que essas estruturas estão orientadas para atingir os menores valores de cargas formais, mas pensando dessa forma, a ligação coordenada ou dativa não é sempre desvantajosa? Eu agradeceria se alguém com bastante domínio dessa área pudesse esclarecer essas dúvidas. Desde já, obrigado!

Samuel Leite
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 12/11/2015
Idade : 23
Localização : Wenceslau Braz - PR, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos