PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geometria Molecular

2 participantes

Ir para baixo

Geometria Molecular  Empty Geometria Molecular

Mensagem por lucasconrado Sex 10 Mar 2017, 14:47

Galera, estudando geometria molecular pelo canal stoodi, o professor disse que para moléculas poliatômicas, ou seja, que possuem dois ou mais átomos distintos em sua estrutura, devemos sempre identificar a quantidade de nuvens eletrônicas para poder identificar o tipo de geometria da molécula. Logo em seguida, ele conceituou nuvens eletrônicas como sendo um par de elétrons que não faz ligação ou um par de elétrons não ligantes. Contudo, continuando a explicação dele, ele diz que uma ligação simples, uma dupla, uma tripla ou uma dativa também constituem uma única nuvem eletrônica. Isso, de fato, está correto ? Uma ligação simples, por exemplo, não seria um compartilhamento de elétron e, portanto, constituiria um par de elétrons que realiza ligação ? 

Resumindo minha dúvida: Ele diz que uma nuvem eletrônica é um par de elétrons que não realiza ligação. Contudo, uma ligação simples, por exemplo, que ele considera como sendo uma nuvem eletrônica, realiza ligação. Portanto, porque dizer que uma ligação simples também é uma nuvem eletrônica ?

lucasconrado
Jedi
Jedi

Mensagens : 262
Data de inscrição : 13/07/2016
Idade : 32
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Molecular  Empty Re: Geometria Molecular

Mensagem por Oziel Qui 16 Mar 2017, 12:32

O conceito de nuvem eletrônica é todo par de elétrons em uma ligação ou até um par não ligante(no caso do átomo central) que influência diretamente a ligação em sua estrutura geométrica e consequentemente a polaridade.

Se você faz uma ligação tripla ela se constitui em uma nuvem, se faz dupla outra nuvem, se faz simples outra nuvem, isso em uma mesma ligação com o mesmo átomo. 

Se você faz 2 ligações diferentes, ou seja, 1 ligação com um átomo diferente serão 2 nuvens eletrônicas, se faz 2 com átomos diferentes 2 nuvens e assim por diante.

O par não ligante faz a repulsão dos átomos para que a geometria fique em um estado de menor energia e consequentemente de maior estabilidade.
Oziel
Oziel
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1517
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 25
Localização : São Pedro da Aldeia-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos