PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quais livros estudar no começo da preparação?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Quais livros estudar no começo da preparação? Empty Quais livros estudar no começo da preparação?

Mensagem por sung777 Sex 03 Mar 2017, 17:28

Ola, sou novo no fórum então me desculpem se errei ao postar essa duvida na área errada ^^.

Eu tenho 18 anos terminei o ensino médio/técnico integrado ano passado. E desde então venho tentando me preparar para o ITA/IME ... o fato é que ao fazer as minhas pesquisas relacionadas a quais livros de matemática fazer para ter um bom embasamento resolvi aderir aos Fundamentos da matemática elementar do Iezzi. Porem minha duvida é, devo fazer todos os 11 volumes ? Ou apenas alguns volumes específicos, se sim, quais fazer? 

Aah, se alguém  poder me dar alguma dica de como integrar o estudo de química, física e matemática para o ITA/IME agradeço... pois até agora eu só estou estudando Matemática não consigo estudar x horas de matemática , y horas de física e n horas de química. Não consigo seguir um cronograma ^^

Obs: Sou autodidata

Fico no aguardo : )

sung777
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 03/03/2017
Idade : 22
Localização : Narnia

Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros estudar no começo da preparação? Empty Re: Quais livros estudar no começo da preparação?

Mensagem por Convidado Sex 03 Mar 2017, 18:22

Eu estudo pro ITA/IME.
Uma coisa eu te digo: não vá muito na conversa da grande maioria das pessoas aqui. Algum tempo atrás, tinha um tópico de um indivíduo pedindo indicação de livros de química. Um cara respondeu ele e falou alguns livros. Na semana seguinte, esse cara tava pedindo recomendação de livro de química. LOL? 

Depende do seu estado. Quais são suas bases?
Eu comecei ano passado sem base nenhuma.

Todos os livros do IEZZI você deve fazer, com exceção do volume de geometria espacial, que é até mais exigente que os outros volumes. Substitua-o pelo  Aref.
Mas esses livros são apenas uma base...
Você verá a diferença entre o estudo de números complexos do Iezzi com a prova do ITA/IME. Nesse caso, use o Caio Guimarães.

Os livros do Feltre(versões atuais) para mim são ruins, mas para pegar uma base(zinha) é bom(nem tanto). 
Se não tiver base, não vá no Atkins! Começo do ano passado eu fiz isso e não entendia uma frase se quer.
Um livro que tem uma linguagem mais simples (ao meu ver) é o "A química central".

Para química orgânica use o Solomons (sz) e o Paula Bruice. Claro que não deve-se estudar os livros todos, apenas o que está na grade da prova.

Eu usei tópicos de física e os fundamentos da física. Não gostei (mas tem bastante exercício).
Uma coleção universitária boa e de fácil entendimento é o Young e Freedman.

----------
Eu não sigo cronogramas. Estudo o que dá vontade no dia. Por exemplo: hoje não fui pra aula (chato demais), e na parte da manhã fiquei tocando piano. Deste então estou estudando matemática.
Você tem que estudar o tempo de aprender, não o tempo do relógio.
Mas claro que você seguir uma linha...

Você trabalha? Se não, venda tua alma e comece a estudar.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros estudar no começo da preparação? Empty Re: Quais livros estudar no começo da preparação?

Mensagem por sung777 Sex 03 Mar 2017, 19:24

Bom, não tenho nenhuma base... Meu plano era passar esse ano me embasando nas matérias de química, física e matemática. Mas fico meio perdido pois, se eu tenho que estudar os 10 volumes do Iezzi de matematica, nesse ano para embasar como eu vou fazer para embasar as outras matérias.

sung777
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 03/03/2017
Idade : 22
Localização : Narnia

Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros estudar no começo da preparação? Empty Re: Quais livros estudar no começo da preparação?

Mensagem por Convidado Sex 03 Mar 2017, 19:37

Não segue nada que o Rio Branco falou, não. 

Faz o seguinte: vai na comunidade Rumo ao ITA, pega uns dez aprovados no ITA deste ano, chama no inbox e pergunta como estudaram. 

É um ou outro que alopra pra esses livros aí. 

Acabei de falar com um que só usou apostilas do Ari de Sá. Claro, as listas e os professores são bons, então isso tbm ajuda. 

Eu só conheço um que passou estudando em casa. E ele nem aloprou pra livros de ensino superior.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros estudar no começo da preparação? Empty Re: Quais livros estudar no começo da preparação?

Mensagem por Convidado Sex 03 Mar 2017, 19:39

Só ter dedicação. 
Eu terminei o Iezzi final do ano passado. 

Eu fico o dia inteiro estudando. Quando vou para o colégio, fico na cara dura estudando física na aula de português (isso quando ia ou vou pro colégio).

Eu não sei se serve de consolo, mas eu não sabia somar fração quando comecei a estudar pro ITA.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros estudar no começo da preparação? Empty Re: Quais livros estudar no começo da preparação?

Mensagem por Convidado Sex 03 Mar 2017, 19:40

Jehudiel escreveu:Não segue nada que o Rio Branco falou, não. 

Faz o seguinte: vai na comunidade Rumo ao ITA, pega uns dez aprovados no ITA deste ano, chama no inbox e pergunta como estudaram. 

É um ou outro que alopra pra esses livros aí. 

Acabei de falar com um que só usou apostilas do Ari de Sá. Claro, as listas e os professores são bons, então isso tbm ajuda. 

Eu só conheço um que passou estudando em casa. E ele nem aloprou pra livros de ensino superior.
Eu não te conheço e não é por isso que você não existe. Sad

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros estudar no começo da preparação? Empty Re: Quais livros estudar no começo da preparação?

Mensagem por Convidado Sex 03 Mar 2017, 19:46

Quando ficar bom em matemática (conhecer bem funções, gráficos, polinômios etc) comece a estudar cálculo (só a base!). Mesmo não estando na grade, eu sempre vejo resoluções facilitadas com cálculo.
Cálculo tem uma linha:
Cálculo I(viver ou morrer); Cálculo II(O Contra-ataque); Cálculo III(Integrais Begins); Cálculo IV (O Confronto Final).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros estudar no começo da preparação? Empty Re: Quais livros estudar no começo da preparação?

Mensagem por Convidado Sex 03 Mar 2017, 19:49

RioBrancoabc escreveu:Eu não te conheço e não é por isso que você não existe. Sad

Desculpe se fui mal educado.

Espero mesmo que você passe. Você tem uma força grande, tem uma dedicação muito forte para os estudos. É alunos assim que o ITA procura. 

Mas é bom saber como os aprovados estudaram. Pode ajudar. Acho que aqui no fórum tem as opiniões e dicas do Matheus Bertolino (dos que conheço, acho que foi o que aloprou mais).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros estudar no começo da preparação? Empty Re: Quais livros estudar no começo da preparação?

Mensagem por Convidado Sex 03 Mar 2017, 20:00

RioBrancoabc escreveu:Eu não sei se serve de consolo, mas eu não sabia somar fração quando comecei a estudar pro ITA.

Sim, sei de aprovados que saíram do zero. 

Pensando agora, me lembro de um japa do interior do PR, acho que um outro do amapá, um aqui de minha cidade no passado, um da cidade vizinha ano anterior. Com certeza tem mais. Antes, na Índia, quase todo aprovado no ITA deles também iam para essas prep schools/cram schools, mas nos últimos anos caiu demais. É que no Brasil a cultura do cursinho ainda é forte. 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

(é, junto com o ita, um dos exames mais difíceis do mundo. e, não sei se mudou, o cidadão só podia prestar uma vez. todo ano tem suicídio por causa disso)

Este cara estudou boa parte sozinho


Última edição por Jehudiel em Sex 03 Mar 2017, 20:07, editado 2 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros estudar no começo da preparação? Empty Re: Quais livros estudar no começo da preparação?

Mensagem por Convidado Sex 03 Mar 2017, 20:02

Ele dá dicas de livros nos comentários do vídeo.

Mas, se eu fosse você, serião, faria EESC ou Poli.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros estudar no começo da preparação? Empty Re: Quais livros estudar no começo da preparação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos