PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como melhorar em Linguagens e Códigos?

5 participantes

Ir para baixo

Como melhorar em Linguagens e Códigos? Empty Como melhorar em Linguagens e Códigos?

Mensagem por IsaacTERA Ter 14 Fev 2017, 15:21

Eu tenho uma facilidade em matérias exatas que me ajuda muito na prova do ENEM. Matemática e Natureza me deram notas muito boas (claro, ainda precisam melhorar) no ENEM 2016, mas em Humanas e, principalmente, Linguagens e Códigos, eu despenquei. Não entendo bem a prova e sempre tenho a impressão que a maioria das questões tem mais de uma alternativa correta. Então como melhorar a interpretação de textos para ir melhor nesse caderno? E, sei que parece uma pergunta idiota, mas devo estudar Gramática e Literatura ao longo do ano? Porque parece que a prova é 99% interpretativa.

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar em Linguagens e Códigos? Empty Re: Como melhorar em Linguagens e Códigos?

Mensagem por Convidado Ter 14 Fev 2017, 17:09

Caro Isaac,

Nenhuma pergunta é idiota. Para você melhorasr em Português, estude também Geografia, História, Sociologia, Filosofia e Artes (caso tenha um livro de Artes). Pois ajudam muito em interpretação.

Eu criei um tópico sobre isso, e peguei o link do site da Vestgeek, que é esse: https://pir2.forumeiros.com/t126322-download-livros-para-o-ensino-medio-pdf
Começa com o livro "Língua Literatura e Produção de Textos", que lá tem Português, Redação e Literatura. Caso queira melhorar sua base (que você se sentirá seguro com esse livro que eu citei). Começa a fazer exercícios desse Viva Português, visto que ele é só exercícios. 

Também leia livros paradidáticos que você goste. Leia The New York Times. Assista qualquer jornal na tv, por mais que seja manipulado. Faça palavras cruzadas, leia gibis (caso queira, não é necessário), tem até coisa que eu já li em gibi e que eu tive que pesquisar pra entender depois, já que eles também usam palavras desconhecidas, leia revistas online na internet. 

É isso, Isaac. 

Qualquer coisa é só perguntar aqui no fórum que eu respondo. Que eu respondo.

Bons estudos! Very Happy Wink

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar em Linguagens e Códigos? Empty Re: Como melhorar em Linguagens e Códigos?

Mensagem por felipeoiq Ter 14 Fev 2017, 17:40

José deGrasse Tyson Jr escreveu:Caro Isaac,

Nenhuma pergunta é idiota. Para você melhorasr em Português, estude também Geografia, História, Sociologia, Filosofia e Artes (caso tenha um livro de Artes). Pois ajudam muito em interpretação.

Eu criei um tópico sobre isso, e peguei o link do site da Vestgeek, que é esse: https://pir2.forumeiros.com/t126322-download-livros-para-o-ensino-medio-pdf
Começa com o livro "Língua Literatura e Produção de Textos", que lá tem Português, Redação e Literatura. Caso queira melhorar sua base (que você se sentirá seguro com esse livro que eu citei). Começa a fazer exercícios desse Viva Português, visto que ele é só exercícios. 

Também leia livros paradidáticos que você goste. Leia The New York Times. Assista qualquer jornal na tv, por mais que seja manipulado. Faça palavras cruzadas, leia gibis (caso queira, não é necessário), tem até coisa que eu já li em gibi e que eu tive que pesquisar pra entender depois, já que eles também usam palavras desconhecidas, leia revistas online na internet. 

É isso, Isaac. 

Qualquer coisa é só perguntar aqui no fórum que eu respondo. Que eu respondo.

Bons estudos! Very Happy Wink
Complementaria dizendo para refazer provas anteriores do ENEM, dando uma atenção especial a HUMANAS E LINGUAGENS principalmente. Procure ver a resolução das questões ( questões comentadas pelos cursinhos, mesmo que tenha acertado), isso vai treinando seu cérebro para a lógica da prova.
felipeoiq
felipeoiq
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 113
Data de inscrição : 24/02/2016
Idade : 28
Localização : Guariba, Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar em Linguagens e Códigos? Empty Re: Como melhorar em Linguagens e Códigos?

Mensagem por marcelomendes1 Ter 14 Fev 2017, 18:16

Complementando o comentário do felipeoiq, eu recomendo as resoluções do ELITE Campinas, pois eles mostram alternativa por alternativa o erro de cada uma.
marcelomendes1
marcelomendes1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 137
Data de inscrição : 22/06/2016
Idade : 29
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar em Linguagens e Códigos? Empty Re: Como melhorar em Linguagens e Códigos?

Mensagem por IsaacTERA Ter 14 Fev 2017, 18:29

Obrigado pela ajuda José, felipe e marcelo! Vou refazer todas as provas possíveis até o dia do ENEM. Preciso muito melhorar a pontuação em Linguagens.

José, quanto ao livro, você lê ele pelo computador mesmo? Me dá muita dor de cabeça. Eu tentei imprimir mas o livro usa cores para identificar as classes gramaticais e minha impressora é preto e branco. Ficou meio confuso.

Mas então, será que estudar gramática e literatura podem ajudar no processo? Eu não sei nada dessas coisas de classificação de orações, escolas e gêneros literários, etc. Pode ser esse um dos fatores pra minha nota baixa? Acho que não, né? Porque nunca vi uma questão de gramática na prova. O cursinho que fiz ano passado era totalmente focado em exatas, que tinham uma carga horária muito maior que humanas.

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar em Linguagens e Códigos? Empty Re: Como melhorar em Linguagens e Códigos?

Mensagem por Nina Luizet Qua 15 Fev 2017, 15:01

IsaacTERA escreveu:Obrigado pela ajuda José, felipe e marcelo! Vou refazer todas as provas possíveis até o dia do ENEM. Preciso muito melhorar a pontuação em Linguagens.

José, quanto ao livro, você lê ele pelo computador mesmo? Me dá muita dor de cabeça. Eu tentei imprimir mas o livro usa cores para identificar as classes gramaticais e minha impressora é preto e branco. Ficou meio confuso.

Mas então, será que estudar gramática e literatura podem ajudar no processo? Eu não sei nada dessas coisas de classificação de orações, escolas e gêneros literários, etc. Pode ser esse um dos fatores pra minha nota baixa? Acho que não, né? Porque nunca vi uma questão de gramática na prova. O cursinho que fiz ano passado era totalmente focado em exatas, que tinham uma carga horária muito maior que humanas.
 
Não acho vantajoso refazer as provas antigas do enem com dois dias, haja vista que o mec ainda não decidiu nada a respeito da consulta pública. Seria bom pra você pegar o jeito das questões de linguagens, ao menos, resolvendo-as como exercício, porém não como simulado. Ai você se ambientaria com textos longos, presença de distratoras, temáticas abordadas recorrentemente, enfim..
 Eu pelo menos não tenho muita facilidade com linguagens e códigos, ano passado fiz 30/45. E sim, eu recomendo muito que você estude gêneros textuais, literatura brasileira (principalmente intertextualidade no modernismo, contracultura e etc..). Em relação a classificação de orações seria legal pra você ganhar maior habilidade interpretativa ao reconhecer a alternativa correta e a distratora. Gramática cai e sim, só que aplicada ao texto : no último enem, por exemplo, teve uma questão sobre o uso das reticências :-)
Sugestão de livro : o do Cereja
 Enfim, acho que é isso, espero ter ajudado e bons estudos !


Última edição por Nina Luizet em Qua 15 Fev 2017, 18:21, editado 2 vez(es)
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar em Linguagens e Códigos? Empty Re: Como melhorar em Linguagens e Códigos?

Mensagem por IsaacTERA Qua 15 Fev 2017, 16:48

Nina Luizet escreveu:
IsaacTERA escreveu:Obrigado pela ajuda José, felipe e marcelo! Vou refazer todas as provas possíveis até o dia do ENEM. Preciso muito melhorar a pontuação em Linguagens.

José, quanto ao livro, você lê ele pelo computador mesmo? Me dá muita dor de cabeça. Eu tentei imprimir mas o livro usa cores para identificar as classes gramaticais e minha impressora é preto e branco. Ficou meio confuso.

Mas então, será que estudar gramática e literatura podem ajudar no processo? Eu não sei nada dessas coisas de classificação de orações, escolas e gêneros literários, etc. Pode ser esse um dos fatores pra minha nota baixa? Acho que não, né? Porque nunca vi uma questão de gramática na prova. O cursinho que fiz ano passado era totalmente focado em exatas, que tinham uma carga horária muito maior que humanas.
 
Não acho vantajoso refazer as provas antigas do enem com dois dias, haja vista que o mec ainda não decidiu nada a respeito da consulta pública. Seria bom pra você pegar o jeito das questões de linguagens, ao menos, resolvendo-as como exercício, porém não como simulado. Ai você se ambientaria com textos longos, presença de distratoras, temáticas abordadas recorrentemente, enfim..
 Eu pelo menos não tenho muita facilidade com linguagens e códigos, ano passado fiz 30/45. E sim, eu recomendo muito que você estude gêneros textuais, literatura brasileira (principalmente intertextualidade no modernismo, contracultura e etc..). Em relação a classificação de orações seria legal pra você ganhar maior habilidade interpretativa ao reconhecer a alternativa correta e a distratora. Gramática cai e sim, só que aplicada ao texto : no último nem, por exemplo, teve uma questão sobre o uso das reticências :-)
Sugestão de livro : o do Cerejeira 
 Enfim, acho que é isso, espero ter ajudado e bons estudos !

Obrigado pela ajuda! Vou mesclar a dica que os outros deram com a sua. Vou resolver as provas do ENEM normal em dois dias (se a prova for continuar assim) porque tenho um problema enorme com o tempo e preciso aprender a lidar com ele, e pegar as questões do ENEM PPL de linguagens e ir resolvendo como exercícios ao longo do ano. Eu vou comprar o Literatura Brasileira do Cereja num site de livros usados. Você sabe me falar se a edição importa muito? O de 2013 é muito mais caro que os antigos dele.

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar em Linguagens e Códigos? Empty Re: Como melhorar em Linguagens e Códigos?

Mensagem por VioletChachki Qua 15 Fev 2017, 17:40

Tenho a mesma sensação que vc.. parece que sempre tem mais de uma alternativa correta e a escolhida pelo gabarito nem sempre é a mais correta. Isso é tenso
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar em Linguagens e Códigos? Empty Re: Como melhorar em Linguagens e Códigos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos