PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Definição de Colonialismo e Neocolonialismo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Definição de Colonialismo e Neocolonialismo - Página 2 Empty Definição de Colonialismo e Neocolonialismo

Mensagem por Convidado Qui 02 Fev 2017, 15:06

Relembrando a primeira mensagem :

Considerando as características do Colonialismo no século XVI

  • Aplicando principalmente ao continente americano
  • Caráter mercantilista e procurava, sobretudo, metais preciosos e produtos tropicais, cjua venda era lucrativa na Europa
  • Visava principalmente o fortalecimento do Estado, mediante a exportação das riquezas da colônia e através do regime de monopólio.


Colonialismo no século XIX:

  • Aplicado à África e à Ásia.
  • Surgiu paralelamente coma  Revolução Industrial.
  • Visava estabelecer protetorado em pontos estratégicos.
  • Cobiçava novas fontes de matéria-prima, não mais metas preciosos, mas sim, materiais indispensáveis à indústria.
  • Ambicionava novos mercadores consumidores de produtos industriais.


Agora, com essas características, eu consegui definir o que é Colonialismo e Neocolonialismo. Gostaria que algum de vocês dessem uma olhada nas minhas definições:
Definição de Colonialismo:

  1. h.f. Interferência no desenvolvimento nas civilizações americanas em desenvolvimento, no âmbito de apresentação de de culturas entre os povos ou imposição das mesmas. E imposição de sistemas econômicos, doutrinas e sobreposição de poder à essas civilizações, e os espoliamentos dessas civilizações.

Definição de Neocolonialismo:

  1. Ver Colonialismo. Basta trocar por asiáticas e africanas por americanas
  2. S.M. Habitação de uma terra ou de um novo mundo para viver, não necessariamente habitado, para começar uma nova vida e criar uma nova civilização. Como por exemplo, a Colonização de Marte ou a Colonização de outros planetas.

Só mudei as coisas, o que acharam das minhas definições?

P.S: Não sou dicionarista (ou lexicógrafo, como preferir). Apenas fiz minhas definições para poder aprender mais rsrs.


Última edição por José deGrasse Tyson Jr em Qua 15 Fev 2017, 14:50, editado 7 vez(es) (Motivo da edição : Imposição de culturas fica exagerado, logo é inadequado. Outra edição: O futuro da ciência faz com que possa haver novos mundos para a espécie humana.)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo


Definição de Colonialismo e Neocolonialismo - Página 2 Empty Re: Definição de Colonialismo e Neocolonialismo

Mensagem por AleeZl Qui 09 Fev 2017, 19:57

José deGrasse Tyson Jr escreveu:Habitação de uma terra ou de um novo mundo para viver, não necessariamente habitado, para começar uma nova vida e criar uma nova civilização.

Pode ser essa?
Exatamente, José. Boa definição. No caso, é possível utilizar a palavra no âmbito de uma nova população, digamos que, "novos em terras virgens". Aquele que chega e é estranho ao ambiente (que o ambiente nunca o recolheu), como você escreveu.
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Definição de Colonialismo e Neocolonialismo - Página 2 Empty Re: Definição de Colonialismo e Neocolonialismo

Mensagem por AleeZl Qui 09 Fev 2017, 20:07

José deGrasse Tyson Jr escreveu:Ale, e quanto às outras colonizações, como a colonização dos japoneses nas Coreias, e EM Siãocolonização estadunidense nas Filipinas, holandesa na Indonésia, alemã na Nova Guiné. bélgica na República Democrática do Congo. Qual a diferença entre as colinizações inglesas na Ásia, Oceania e as colonizações europeias na África? Como por exemplo, no Congo pela Bélgica, Libéria pela Alemanha. Qual a diferença entre elas e todas as outras? E quais são imposição de culturas e quais não são, tanto na América, África e em toda Ásia?
José, os casos citados fazem parte ou da expansão imperialista ou de acordos/guerras por territórios. Você pode considerar como imposição de cultura aqueles que invadiram as terras e passaram a controlá-las economicamente e socialmente, e que não aceitavam a cultura do local.
Acredito que as únicas diferenças de uma para outra seja o motivo da colonização (extração de matérias primas, mercados consumidores, etc.).
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Definição de Colonialismo e Neocolonialismo - Página 2 Empty Re: Definição de Colonialismo e Neocolonialismo

Mensagem por Convidado Qui 09 Fev 2017, 20:13

Ah, muito obrigado, Ale.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Definição de Colonialismo e Neocolonialismo - Página 2 Empty Re: Definição de Colonialismo e Neocolonialismo

Mensagem por Convidado Dom 12 Fev 2017, 12:43

Ale, 

Os acrônimos que eu coloquei nas definições estão corretos?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Definição de Colonialismo e Neocolonialismo - Página 2 Empty Re: Definição de Colonialismo e Neocolonialismo

Mensagem por AleeZl Qua 15 Fev 2017, 02:46

José deGrasse Tyson Jr escreveu:Ale, 

Os acrônimos que eu coloquei nas definições estão corretos?
José, depende. A que os acrônimos adicionados se referem?
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Definição de Colonialismo e Neocolonialismo - Página 2 Empty Re: Definição de Colonialismo e Neocolonialismo

Mensagem por Convidado Qua 15 Fev 2017, 13:03

"His" é História e "sci" é ciência. Eu não sei o acrônimo para essas matérias. E nem sei se esses são os corretos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Definição de Colonialismo e Neocolonialismo - Página 2 Empty Re: Definição de Colonialismo e Neocolonialismo

Mensagem por AleeZl Qua 15 Fev 2017, 14:25

José deGrasse Tyson Jr escreveu:"His" é História e "sci" é ciência. Eu não sei o acrônimo para essas matérias. E nem sei se esses são os corretos.
Geralmente em um dicionário, nas definições de uma palavra, coloca-se apenas "s.f" e "s.m" (para substantivo feminino e substantivo masculino, respectivamente), além de outros.

Neste caso, não vejo ser algo necessário, mas também não há problemas em mantê-los desde que deixe explícito a que essas palavras se referem, pois no caso, estão servindo mais como abreviações (exemplo de um acrônimo para este caso: "hf" → historicamente falando).
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Definição de Colonialismo e Neocolonialismo - Página 2 Empty Re: Definição de Colonialismo e Neocolonialismo

Mensagem por Convidado Qua 15 Fev 2017, 14:47

Tudo bem. Obrigado, Ale!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Definição de Colonialismo e Neocolonialismo - Página 2 Empty Re: Definição de Colonialismo e Neocolonialismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos