O papel do professor na sociedade
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PiR2 :: Linguagens :: Redação
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O papel do professor na sociedade
* O papel do professor na sociedade contemporânea (não coube no título)
- Spoiler:
Saberes autônomosInerentemente associado a progresso, a figura do professor sempre fora algo de exímia importância em todas as civilizações. Sinônimo de mudança, seja ela política ou social, a figura deste profissional ungida ao sistema atual demanda conhecimentos apurados e globalizados que emerjam no aluno o senso crítico e consciente de cidadania. Todavia, afunila-se a posição do mesmo no cenário nacional. Regido por problemas como a falta de investimentos públicos na educação, beirando o limite mínimo estabelecido por lei; a desvalorização de tal profissão, minando os recursos necessários à prática do magistério e, não menos importante, a diminuição da autonomia dos professores nas escolas do país.Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em uma lista de 76 países, figura o Brasil na posição 60º no ranking mundial de educação. Com investimentos cada vez menores, esvai-se a funcionalidade do educador, limitando-se a ministrar com a escassez de recursos em sala de aula. Com remunerações abaixo da média mundial, torna-se imprescindível a dualidade do ofício, resultando em excessivas cargas horárias e aulas aquém de uma preparação ideal.O salário do professor brasileiro reflete seu status dentro da sociedade: uma profissão desvalorizada e desrespeitada. Historicamente, a formação e regulamentação dos cursos pedagógicos nacionais deram-se aos moldes de uma ditadura militar, originando o ideal passivista, apolítico e tecnicista destes profissionais, com acentuada submissão aos que se sustentam com o analfabetismo da população, inibindo o senso crítico e a autonomia do questionamento.Para Paulo Freire, ensinar não trata-se apenas de transferir conhecimento, exige-se autonomia para a indagação, a curiosidade e sobretudo, à dúvida. Projetos de lei, como o Escola Sem Partido, amordaçam e restringem os valores éticos do educando, inibindo a transação de saberes recíprocos entre professor e aluno, objetificando uma relação mútua de aprendizagem em algo meramente mercantil, afim de se satisfazer a demanda trabalhista do mercado.Tem-se que, no Brasil, atrela-se ao papel do magistério a função única e exclusiva de conceber mão de obra ao sistema capitalista. Desdobra-se como resolução de tal ínfimo, um respaldo maior nas políticas públicas por parte do governo no que tange à investimentos no sistema educacional, além de discussões abertas com a sociedade sobre os deveres e os limites da interpolação entre aluno e professor pois, parafraseando Freire, não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes.
AlessandroMDO- Jedi
- Mensagens : 436
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Re: O papel do professor na sociedade
AlessandroMDO escreveu:Para Paulo Freire, ensinar não trata-se apenas de transferir conhecimento
No livro Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa, 1996. Pág 12.
Esse "apenas" que você colocou na redação, não ficou coerente com a forma ao qual ele pensava, para Paulo Freire o conhecimento é construido. Muito pelo contrário, ele fazia alusão à educação bancária(transferir, depositar) de forma crítica com o intuito de repugnar.Paulo Freire escreveu:Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção
No livro Pedagogia do Oprimido 1987, pág 68.
Para ele, o conhecimento é compartilhado.Paulo Freire escreveu:“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”
Bons estudos!
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"A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo." (O Rei Leão)
Forken- Fera
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Re: O papel do professor na sociedade
Não sou um profissional, mas fundamentarei a correção nas exigências do Inep da forma mais técnica possível.
Azul > Erros que provavelmente passarão despercebidos ou que serão ignorados pela banca.
Vermelho > Erros patentes, emersos. Alta probabilidade de serem considerados.
Laranja > Comentários que considero pertinentes.
Inerentemente associado a progresso, a figura do professor semprefora foi (Sempre fora... até algum momento? Não é mais? O uso do pretérito mais que perfeito, neste caso, causa antagonismo, evite) algo de exímia importância em todas as civilizações. Sinônimo de mudança, seja ela política ou social, a figura deste profissional ungida ao sistema atual demanda conhecimentos apurados e globalizados que emerjam façam emerger no aluno o senso crítico e consciente de cidadania. Todavia, afunila-se a posição do mesmo (Evite a substituição de pronomes por "o mesmo", às vezes é ignorado, mas para alguns é um vício de linguagem intragável, eu escreveria "deste profissional", neste caso) no cenário nacional. Regido por problemas como a falta de investimentos públicos na educação, beirando¹ o limite mínimo estabelecido por lei; a desvalorização de tal profissão, minando² (gerundismo evidente) os recursos necessários à prática do magistério e, não menos importante, a diminuição da autonomia dos professores nas escolas do país. (Observação sobre este último período: a construção que se inicia em "Regido por..." precisaria envolver pronome ou termo de retomada do sujeito, já que ela se inicia com um verbo conjugado)
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em uma lista de 76 países, figura o Brasil na posição 60º no ranking mundial de educação. Com investimentos cada vez menores, esvai-se a funcionalidade do educador, limitando³-se a ministrar com a escassez de recursos em sala de aula. Com remunerações abaixo da média mundial, torna-se imprescindível a dualidade do ofício, resultando* (Com mais esta incidência da utilização inadequada do gerúndio, com sentido de causalidade, e devido à repetição exagerada desta estrutura no texto, com certeza acarretará prejuízo na nota) em excessivas cargas horárias e aulas aquém de uma preparação ideal.
C1 - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
Pontuação máxima possível: 160 (mais de cinco erros. Embora alguns sejam sutis, dificilmente menos de três serão percebidos);
Pontuação mínima possível: 120
C2 - Compreensão da proposta e domínio de outras áreas
200
C3 - Argumentação
160
C4 - Coesão textual
Pontuação máxima possível: 200
Pontuação mínima possível: 160 (pouquíssimo provável, ocorrerá apenas se a banca
prestar muita atenção ao terceiro período do seu segundo parágrafo)
C5 - Proposta de intervenção social
Pontuação máxima possível: 200
Pontuação mínima possível: 160 (também pouco provável, ocorrerá se houver dúvidas quanto ao segundo agente e/ou se a intervenção for considerada senso comum)
Pontuação máxima possível: 920
Pontuação mínima possível: 840
Azul > Erros que provavelmente passarão despercebidos ou que serão ignorados pela banca.
Vermelho > Erros patentes, emersos. Alta probabilidade de serem considerados.
Laranja > Comentários que considero pertinentes.
Inerentemente associado a progresso, a figura do professor sempre
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em uma lista de 76 países, figura o Brasil na posição 60º no ranking mundial de educação. Com investimentos cada vez menores, esvai-se a funcionalidade do educador, limitando³-se a ministrar com a escassez de recursos em sala de aula. Com remunerações abaixo da média mundial, torna-se imprescindível a dualidade do ofício, resultando* (Com mais esta incidência da utilização inadequada do gerúndio, com sentido de causalidade, e devido à repetição exagerada desta estrutura no texto, com certeza acarretará prejuízo na nota) em excessivas cargas horárias e aulas aquém de uma preparação ideal.
Para Paulo Freire, ensinar não trata-se se trata (O advérbio de negação atrai o "se") apenas de transferir conhecimento, exige-se autonomia para a indagação, a para a curiosidade e sobretudo, à para a dúvida. (Erro de paralelismo, dificilmente detectável) Projetos de lei, como o Escola Sem Partido, amordaçam e restringem os valores éticos do educando, inibindo a transação de saberes recíprocos entre professor e aluno, objetificando uma relação mútua de aprendizagem em algo meramente mercantil, afim de se satisfazer a demanda trabalhista do mercado. (A que se propõe este projeto? Quais elementos dele fizeram você pensar dessa forma? Seu argumento deve estar explicitamente justificado durante os parágrafos de argumentação, caso contrário, não haverá aspectos comprobatórios e/ou validantes. Torna-se achismo)
Tem-se que, no Brasil, atrela-se ao papel do magistério a função única e exclusiva de conceber mão de obra ao sistema capitalista. Desdobra-se como resolução de tal ínfimo, um respaldo maior nas políticas públicas por parte do governo no que tange à investimentos no sistema educacional, além de discussões abertas com a sociedade sobre os deveres e os limites da interpolação entre aluno e professor, pois, parafraseando Freire, não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes. (Proposta breve, mas que cumpre todos os requisitos. Ainda há um pequeno risco de perda de pontuação em função da simploriedade e do segundo agente, que não foi bem elucidado (Discussões com a sociedade... quem realizaria essas discussões? Se o agente for o próprio meio civil, então o correto seria "discussões por parte da sociedade" ou afins).
C1 - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
Pontuação máxima possível: 160 (mais de cinco erros. Embora alguns sejam sutis, dificilmente menos de três serão percebidos);
Pontuação mínima possível: 120
C2 - Compreensão da proposta e domínio de outras áreas
200
C3 - Argumentação
160
C4 - Coesão textual
Pontuação máxima possível: 200
Pontuação mínima possível: 160 (pouquíssimo provável, ocorrerá apenas se a banca
prestar muita atenção ao terceiro período do seu segundo parágrafo)
C5 - Proposta de intervenção social
Pontuação máxima possível: 200
Pontuação mínima possível: 160 (também pouco provável, ocorrerá se houver dúvidas quanto ao segundo agente e/ou se a intervenção for considerada senso comum)
Pontuação máxima possível: 920
Pontuação mínima possível: 840
Última edição por lvninja08 em Dom 18 Dez 2016, 13:46, editado 1 vez(es)
lvninja08- Iniciante
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Re: O papel do professor na sociedade
Forken escreveu:AlessandroMDO escreveu:Para Paulo Freire, ensinar não trata-se apenas de transferir conhecimento
No livro Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa, 1996. Pág 12.Esse "apenas" que você colocou na redação, não ficou coerente com a forma ao qual ele pensava, para Paulo Freire o conhecimento é construido. Muito pelo contrário, ele fazia alusão à educação bancária(transferir, depositar) de forma crítica com o intuito de repugnar.Paulo Freire escreveu:Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção
No livro Pedagogia do Oprimido 1987, pág 68.Para ele, o conhecimento é compartilhado.Paulo Freire escreveu:“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”
Bons estudos!
De fato, uma palavra e acabou com toda a coerência que eu estava tentando construir. Estudei muito pouco ainda sobre Freire, me atentarei mais.
Muito obrigado pela correção
AlessandroMDO- Jedi
- Mensagens : 436
Data de inscrição : 20/09/2016
Idade : 24
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Re: O papel do professor na sociedade
lvninja08 escreveu:Não sou um profissional, mas fundamentarei a correção nas exigências do Inep da forma mais técnica possível.
Azul > Erros que provavelmente passarão despercebidos ou que serão ignorados pela banca.
Vermelho > Erros patentes, emersos. Alta probabilidade de serem considerados.
Laranja > Comentários que considero pertinentes.
Inerentemente associado a progresso, a figura do professor sempreforafoi (Sempre fora... até algum momento? Não é mais? O uso do pretérito mais que perfeito, neste caso, causa antagonismo, evite) algo de exímia importância em todas as civilizações. Sinônimo de mudança, seja ela política ou social, a figura deste profissional ungida ao sistema atual demanda conhecimentos apurados e globalizados queemerjamfaçam emerger no aluno o senso crítico e consciente de cidadania. Todavia, afunila-se a posiçãodo mesmo(Evite a substituição de pronomes por "o mesmo", às vezes é ignorado, mas para alguns é um vício de linguagem intragável, eu escreveria "deste profissional", neste caso) no cenário nacional. Regido por problemas como a falta de investimentos públicos na educação, beirando¹ o limite mínimo estabelecido por lei; a desvalorização de tal profissão, minando² (gerundismo evidente) os recursos necessários à prática do magistério e, não menos importante, a diminuição da autonomia dos professores nas escolas do país. (Observação sobre este último período: a construção que se inicia em "Regido por..." precisaria envolver pronome ou termo de retomada do sujeito, já que ela se inicia com um verbo conjugado)
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em uma lista de 76 países, figura o Brasil na posição 60º no ranking mundial de educação. Com investimentos cada vez menores, esvai-se a funcionalidade do educador, limitando³-se a ministrar com a escassez de recursos em sala de aula. Com remunerações abaixo da média mundial, torna-se imprescindível a dualidade do ofício, resultando* (Com mais esta incidência da utilização inadequada do gerúndio, com sentido de causalidade, e devido à repetição exagerada desta estrutura no texto, com certeza acarretará prejuízo na nota) em excessivas cargas horárias e aulas aquém de uma preparação ideal.Para Paulo Freire, ensinar nãotrata-sese trata (O advérbio de negação atrai o "se") apenas de transferir conhecimento, exige-se autonomia para a indagação,apara a curiosidade e sobretudo,àpara a dúvida. (Erro de paralelismo, dificilmente detectável) Projetos de lei, como o Escola Sem Partido, amordaçam e restringem os valores éticos do educando, inibindo a transação de saberes recíprocos entre professor e aluno, objetificando uma relação mútua de aprendizagem em algo meramente mercantil, afim de se satisfazer a demanda trabalhista do mercado. (A que se propõe este projeto? Quais elementos dele fizeram você pensar dessa forma? Seu argumento deve estar explicitamente justificado durante os parágrafos de argumentação, caso contrário, não haverá aspectos comprobatórios e/ou validantes. Torna-se achismo)Tem-se que, no Brasil, atrela-se ao papel do magistério a função única e exclusiva de conceber mão de obra ao sistema capitalista. Desdobra-se como resolução de tal ínfimo, um respaldo maior nas políticas públicas por parte do governo no que tange à investimentos no sistema educacional, além de discussões abertas com a sociedade sobre os deveres e os limites da interpolação entre aluno e professor, pois, parafraseando Freire, não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes. (Proposta breve, mas que cumpre todos os requisitos. Ainda há um pequeno risco de perda de pontuação em função da simploriedade e do segundo agente, que não foi bem elucidado (Discussões com a sociedade... quem realizaria essas discussões? Se o agente for o próprio meio civil, então o correto seria "discussões por parte da sociedade" ou afins).
C1 - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
Pontuação máxima possível: 160 (mais de cinco erros. Embora alguns sejam sutis, dificilmente menos de três serão percebidos);
Pontuação mínima possível: 120
C2 - Compreensão da proposta e domínio de outras áreas
200
C3 - Argumentação
160
C4 - Coesão social
Pontuação máxima possível: 200
Pontuação mínima possível: 160 (pouquíssimo provável, ocorrerá apenas se a banca
prestar muita atenção ao terceiro período do seu segundo parágrafo)
C5 - Proposta de intervenção social
Pontuação máxima possível: 200
Pontuação mínima possível: 160 (também pouco provável, ocorrerá se houver dúvidas quanto ao segundo agente e/ou se a intervenção for considerada senso comum)
Pontuação máxima possível: 920
Pontuação mínima possível: 840
Muito obrigado pela correção! A maioria destes erros são vícios de linguagem mesmo, como o gerundismo e o uso do pretérito mais que perfeito. Vou ficar mais atento.
Em relação aos 2 últimos parágrafos, eu queria ter trabalhado mais neles, especialmente no Escola sem Partido, mas o texto já estava ficando muito grande e tentei dar uma enxugada no conteúdo. Enxuguei errado...
Obrigado pela análise!
AlessandroMDO- Jedi
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Localização : Ipuã - SP
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