PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uso de "canetas especiais" na redação do ENEM

3 participantes

Ir para baixo

Uso de "canetas especiais" na redação do ENEM Empty Uso de "canetas especiais" na redação do ENEM

Mensagem por _Arthur_ Qua 26 Out 2016, 04:02

Por curiosidade, vocês costumam usar algum tipo de "caneta especial"? Por exemplo, uma caneta 0.5 ou de ponta super fina? Falo isso porque desse jeito se torna possível escrever mais em menos linhas, porém, não encontrei essas "canetas especiais" na minha cidade, daí surgiu a dúvida se os meus concorrentes encontraram e fazem o uso!
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de "canetas especiais" na redação do ENEM Empty Re: Uso de "canetas especiais" na redação do ENEM

Mensagem por AleeZl Qua 26 Out 2016, 11:27

SCOFIELD,

Geralmente as canetas com a ponta fina são hidrográficas ou possuem um cobrimento não transparente. Essas não são permitidas pelo ENEM (que pode ser visualizado logo no início da prova ou nas regras, online).

As canetas esferográficas transparentes com a ponta fina podem ser utilizadas, mas não acredito que dê muita vantagem em uma redação.

Eu levava canetas quase desse tipo, não chegava a ser 0.5, mas era bem próximo. Quando chegava na redação, optava por utilizar a normal, pois (e realmente não sei o motivo disso) as minhas finas sempre ficavam falhando na escrita [maldição? não sei, mas SEMPRE acontecia: em casa funcionava, mas era só chegar em uma prova que a tinta ficava recolhida, não queria sair].

A regra é que a caneta seja transparente e com a cor definida pela prova, se achar alguma de ponta fina, tá valendo. Mas ainda sim, leve sempre a clássica caneta esferográfica normal junto, nunca se sabe o que os fiscais (muitos parecem não conhecer o edital/manual do aluno) ou a caneta irão fazer.
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de "canetas especiais" na redação do ENEM Empty Re: Uso de "canetas especiais" na redação do ENEM

Mensagem por _Arthur_ Qua 26 Out 2016, 12:29

AleeZl escreveu:SCOFIELD,

Geralmente as canetas com a ponta fina são hidrográficas ou possuem um cobrimento não transparente. Essas não são permitidas pelo ENEM (que pode ser visualizado logo no início da prova ou nas regras, online).

As canetas esferográficas transparentes com a ponta fina podem ser utilizadas, mas não acredito que dê muita vantagem em uma redação.

Eu levava canetas quase desse tipo, não chegava a ser 0.5, mas era bem próximo. Quando chegava na redação, optava por utilizar a normal, pois (e realmente não sei o motivo disso) as minhas finas sempre ficavam falhando na escrita [maldição? não sei, mas SEMPRE acontecia: em casa funcionava, mas era só chegar em uma prova que a tinta ficava recolhida, não queria sair].

A regra é que a caneta seja transparente e com a cor definida pela prova, se achar alguma de ponta fina, tá valendo. Mas ainda sim, leve sempre a clássica caneta esferográfica normal junto, nunca se sabe o que os fiscais (muitos parecem não conhecer o edital/manual do aluno) ou a caneta irão fazer.
Eu encontrei UMA na internet que é 0.5 feita em material transparente, mas: "o item está temporariamente esgotado." (será que foram os concorrentes que a esgotaram?) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Vou de tilibra 0.7 mesmo! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de "canetas especiais" na redação do ENEM Empty Re: Uso de "canetas especiais" na redação do ENEM

Mensagem por anaclaracn Sáb 29 Out 2016, 00:29

eu uso uma 0.7 mesmo, da marca kit que é bem barata hahaha

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de "canetas especiais" na redação do ENEM Empty Re: Uso de "canetas especiais" na redação do ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos