PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ranking de universidades Folha 2016

+4
Claudir
Diaz
AleeZl
Pedro Prado
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Ranking de universidades Folha 2016 - Página 2 Empty Ranking de universidades Folha 2016

Mensagem por Pedro Prado Ter 27 Set 2016, 20:48

Relembrando a primeira mensagem :

Boa noite galera do fórum. Recentemente acessei o RUF (ranking de universidades Folha), e dei uma boa pesquisada nas classificações das melhores universidades em alguns cursos de engenharia. Vi que o ITA estava numa classificação bem abaixo das que eu esperava pelo tanto que ouvi falar bem da instituição (alunos do ITA, meus professores, enfim, todos) e não pude deixar de ficar um tanto decepcionado. Vamos aos dados:

Engenharia Mecânica (pretendo cursar) http://ruf.folha.uol.com.br/2016/ranking-de-cursos/engenharia-mecanica/

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Veja que a UFRJ por exemplo (que fica a 20 mín da minha casa) possui melhores classificações tanto no ensino (5º lugar) e no mercado (2º lugar), enquanto o ITA, segundo o mercado, ocupa a 22ª em relação ao mercado, apenas

Engenharia Civil http://ruf.folha.uol.com.br/2016/ranking-de-cursos/engenharia-civil/

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Novamente a instituição perde em relação às federais. Vamos as minhas reflexões e questionamentos

De uns tempos pra cá estou buscando o ITA, mas será que valeria realmente à pena (em relação a qualidade de ensino e prestígio por parte do mercado de trabalho) perder 1 ou 2 anos me dedicando exclusivamente a isso se o ENEM é bem mais fácil (e pelos dados a qualidade de ensino da UFRJ é até melhor, por exemplo)? 

Sei que o nível de conhecimento do aluno do ITA é "superior" ao dos demais alunos das demais universidades (O 1º lugar no ENADE denota bem isso), fora o fato de ser quase impossível uma greve nessa e em outras instituições militares...mas o que realmente me impressionou foram as "baixas" nos quesitos mercado (principalmente) e ensino.

Em suma, IME e ITA são realmente instituições superiores às federais ou acabam sendo "superestimadas" por terem um processo seletivo em um nível muito acima do das demais?

OBS: Não entenda isso como uma deixa para não estudar para o ITA, não é! Mesmo quando não focava nesse vestibular já estudava, pois tenho prazer em ganhar cada vez mais conhecimento em exatas.

Espero que tenham compreendido. O que vocês acham?
Pedro Prado
Pedro Prado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Ranking de universidades Folha 2016 - Página 2 Empty Re: Ranking de universidades Folha 2016

Mensagem por Diaz Sex 30 Set 2016, 13:36

Pré-Iteano escreveu:
Diaz escreveu:Cara, um diferencial dos institutos militares é que muito dos formados seguem carreira e os que se formam como civis geralmente seguem carreiras pouco que tem a ver com a graduação, acho que por causa disso acaba sobrando poucos civis que acabam seguindo carreira da graduação (...)

Discordo completamente dessa parte da sua opinião.

A maior parte dos estudantes formados pelo ITA seguem carreira civil. O ITA pode ser subordinado à aeronáutica, mas é uma escola muito mais civil do que militar. Eu diria que apenas cerca de 10% dos estudantes que se preparam para o ITA o fazem com intensões de seguir carreira militar. 

O diferencial está na excelência do ensino e, principalmente, dos alunos que entram lá. São os alunos que fazem com que o ITA seja tão especial. Por precisar de tamanha dedicação aos estudos para conseguir uma vaga, passam apenas os que realmente querem isso.

Quanto a esses rankings: não refletem a qualidade do ITA. Todas as universidades grandes possuem uma quantidade de cursos bem maior e muito mais alunos. O ITA é pequeno, é difícil comparar...

Conheci 3 egressos da minha escola que foram para o ITA e todos os 3 seguiram carreira militar, achava que a maioria do ITA é militar que nem no IME. Perdão pelo achismo, mas mesmo assim já se formam poucos, uma parcela vai pro serviço militar e outra parte trabalha com empregos diferentes ou que tem pouco a ver com a graduação, creio que acabam sobrando poucos civis trabalhando na área de graduação, enfim Acho que isso influência bastante no ranking. Obrigado pelo toque (;

Intenções* Very Happy
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ranking de universidades Folha 2016 - Página 2 Empty Re: Ranking de universidades Folha 2016

Mensagem por Convidado Sáb 01 Out 2016, 21:06

E no ranking de Shangai (Shangai Ranking), a USP está na frente da UFRJ.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ranking de universidades Folha 2016 - Página 2 Empty Re: Ranking de universidades Folha 2016

Mensagem por Euclides Sáb 01 Out 2016, 21:36

blabluuuuu escreveu:Esse ranking e meio zuado, tenta ver pelo qsranking.
Qualquer ranking tem o peso e a credibilidade de quem o formula...

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ranking de universidades Folha 2016 - Página 2 Empty Re: Ranking de universidades Folha 2016

Mensagem por Convidado Sáb 01 Out 2016, 21:49

Euclides escreveu:
blabluuuuu escreveu:Esse ranking e meio zuado, tenta ver pelo qsranking.
Qualquer ranking tem o peso e a credibilidade de quem o formula...
Com certeza. Eles estão usando dados científicos, o famoso método empírico...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ranking de universidades Folha 2016 - Página 2 Empty Re: Ranking de universidades Folha 2016

Mensagem por Elom Binn Dom 02 Out 2016, 22:11

O ITA é um instituto pequeno comparado com outras universidades até mesmo particulares.
    Olho com certa desconfiança esse ranking da folha, pois na parte de direito tem faculdade com nota ruim no ranking da OAB que tá la em cima no ranking da folha.
    Acho que é mais uma ferramenta para consulta, mas a pessoa não deve se basear só por isso. É bom ver as noticias na midia tb que dá uma idéia do que vc encontrara ao entrar em determinada faculdade.
    Me parece que eles levam em conta o tamanho da universidade, o numero de alunos, pois, pra mim, é a unica explicaçao para algumas particulares estarem no topo da lista em algumas carreiras.
    Em outras palavras, como vou saber que esse ranking particular nao esta beneficiando universidades particulares que anunciam na folha ?
    Enfim, nao dou muito crédito ao RUF nao.

Elom Binn
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 30/05/2015
Idade : 37
Localização : Birigui - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ranking de universidades Folha 2016 - Página 2 Empty Re: Ranking de universidades Folha 2016

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos