OBMEP 2011
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OBMEP 2011
Alberto, Bernardo e Carlos disputaram uma corrida, na qual cada um deles correu com velocidade constante durante todo o percurso. Quando Alberto cruzou a linha de chegada, Bernardo e Carlos estavam 36 e 46 metros atrás dele, respectivamente. Quando Bernardo cruzou a linha de chegada, Carlos estava 16 metros atrás dele. Qual é o comprimento da pista?
a) 96 m
b) 100 m
c) 120 m
d) 136 m
e) 144 m
Gabarito:
a) 96 m
b) 100 m
c) 120 m
d) 136 m
e) 144 m
Gabarito:
- Spoiler:
- Letra A
_Arthur_- Mestre Jedi
- Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES
Re: OBMEP 2011
Sejam vA, vB e vC as velocidades de Alberto, Bernardo e Carlos, respectivamente.
"Quando Bernardo cruzou a linha de chegada, Carlos estava 16 metros atrás dele"
ou seja, quando Bernardo percorrer 36 m, Carlos percorrerá 30 m no mesmo intervalo de tempo. Portanto:
Seja y o comprimento total da pista:
"Quando Alberto cruzou a linha de chegada, Bernardo e Carlos estavam 36 e 46 metros atrás dele"
logo, quando Alberto percorreu 36 m, Bernardo percorreu y-36 e Carlos percorreu y-46 no mesmo intervalo de tempo. Desse modo:
Giovana Martins- Grande Mestre
- Mensagens : 7621
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo
Re: OBMEP 2011
Giovana, vou ser sincero... Achei que a solução oficial da OBMEP era confusa, até ver a sua... Não entendi nada disso aí!
Veja aos 1:25:
https://www.youtube.com/watch?v=PODmzSYgE9w
Ela diz:
"A razão entre as velocidades também é a mesma razão entre o espaço que eles percorreram, porque o tempo que eles gastaram foi o mesmo."
Um chegou primeiro que o outro, como que gastaram o mesmo tempo?
Enfim, assim como em outras questões, isso tá abstrato, não entra na minha cabeça, não entendo o raciocínio direito. Sou muito ruim em matemática.
Veja aos 1:25:
https://www.youtube.com/watch?v=PODmzSYgE9w
Ela diz:
"A razão entre as velocidades também é a mesma razão entre o espaço que eles percorreram, porque o tempo que eles gastaram foi o mesmo."
Um chegou primeiro que o outro, como que gastaram o mesmo tempo?
Enfim, assim como em outras questões, isso tá abstrato, não entra na minha cabeça, não entendo o raciocínio direito. Sou muito ruim em matemática.
_Arthur_- Mestre Jedi
- Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES
Re: OBMEP 2011
Nota: Recomendo que você veja o vídeo da professora antes de ler minha explicação.
Veja o seguinte:
Para Bernardo terminar o percurso ele irá percorrer os 36 m que faltam. Veja que quando Bernardo chega à linha de chegada, Carlos que estava há 46 m do fim da pista passou a estar há apenas 16 m do fim (afinal, enquanto Bernardo corria, Carlos também corria), portanto no mesmo momento em que Bernardo percorre 36 m, Carlos percorre 46-16=30 m. Portanto, Carlos e Bernardo gastaram o mesmo tempo para percorrer 30 m e 36 m, respectivamente, e não para percorrer a pista toda. Esse é o motivo da passagem abaixo:
"Um chegou primeiro que o outro, como que gastaram o mesmo tempo?"
Neste caso, quando a professora diz que eles gastaram o mesmo tempo, ela não está se referindo ao percurso todo, ou seja, eles não gastaram o mesmo tempo para percorrer todo o percurso. Ela quis dizer que: quando Carlos percorreu todo o percurso menos 16 m, no mesmo tempo, Bernardo percorreu o percusso inteiro. A partir daí concluímos que:
Espero que você tenha entendido, do contrário, pode colocar suas dúvidas aí que eu tento explicar.
Veja o seguinte:
Para Bernardo terminar o percurso ele irá percorrer os 36 m que faltam. Veja que quando Bernardo chega à linha de chegada, Carlos que estava há 46 m do fim da pista passou a estar há apenas 16 m do fim (afinal, enquanto Bernardo corria, Carlos também corria), portanto no mesmo momento em que Bernardo percorre 36 m, Carlos percorre 46-16=30 m. Portanto, Carlos e Bernardo gastaram o mesmo tempo para percorrer 30 m e 36 m, respectivamente, e não para percorrer a pista toda. Esse é o motivo da passagem abaixo:
"Um chegou primeiro que o outro, como que gastaram o mesmo tempo?"
Neste caso, quando a professora diz que eles gastaram o mesmo tempo, ela não está se referindo ao percurso todo, ou seja, eles não gastaram o mesmo tempo para percorrer todo o percurso. Ela quis dizer que: quando Carlos percorreu todo o percurso menos 16 m, no mesmo tempo, Bernardo percorreu o percusso inteiro. A partir daí concluímos que:
Espero que você tenha entendido, do contrário, pode colocar suas dúvidas aí que eu tento explicar.
Giovana Martins- Grande Mestre
- Mensagens : 7621
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo
Re: OBMEP 2011
Agora sim, muito obrigado, Giovana!
_Arthur_- Mestre Jedi
- Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES
Re: OBMEP 2011
Vim do futuro para resolver essa questão de forma extramente simples, após aprender com o professor Leandro Morgado do youtube - o Morgado reencarnado.
Como as velocidades são constantes, as distâncias são proporcionais, sendo assim:
x-36 ----- x-46
x -------- x-16
Multiplicando cruzado, encontra-se x = 96 m.
Como as velocidades são constantes, as distâncias são proporcionais, sendo assim:
x-36 ----- x-46
x -------- x-16
Multiplicando cruzado, encontra-se x = 96 m.
_Arthur_- Mestre Jedi
- Mensagens : 974
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Idade : 27
Localização : Guacui - ES
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