A necessidade de valorizar o professor
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A necessidade de valorizar o professor
Segundo Durkheim, a educação é determinante na formação do ser social. A partir dela é possível construir uma sociedade composta por indivíduos críticos e engajados coletivamente. Porém, para que esse patamar seja alcançado, o papel do professor como instrumento inviolável e insubstituível na formação do ser social deve ser respeitado proporcionando os meios para que ele exerça seu papel, o que não ocorre de forma homogênea no Brasil.
A desvalorização salarial oferecida aos profissionais da área, quando comparada a outras profissões, permeia as dificuldades encontradas no exercício da profissão do educador. Por causa dela, o docente necessita preencher sua carga horária em diversas instituições de ensino virando suprir as necessidades econômicas. Tal fato contribui para a falta de disponibilidade desse professor para buscar cursos de especialização e extensão curricular a fim de melhorar sua didática e atualizar seu material de trabalho, desse modo propicia uma estagnação educacional.
Além da desigualdade de salários, o prestígio e o respeito oferecidos ao educador, tido como figura de autoridade em qualquer âmbito no século passado, não se constitui hoje como realidade. Inúmeros casos de agressão ao professor reforçam a mudança comportamental dentro das salas de aula, o que se torna, cada vez mais, um desafio para a manutenção da educação de qualidade coesa e igualitária.
Aliado a esses fatores encontra-se a precarização dos recursos que são disponibilizados. Faltam utensílios básicos e possibilidades tecnológicas que visem dinamizar e facilitar o aprendizado dos alunos. Com isso, proporciona o desânimo e o descaso para com os estudos influindo assim para a evasão escolar, além de repercutir negativamente na visão criada desses para com o professor.
O filósofo Socrátes aborda a ideia da maiêutica - dar a luz - para a conquista das verdades próprias. Trazendo essa ideia para o contexto educacional, o professor seria o intermediário necessário para que os alunos consigam "dar a luz" as próprias ideias. Porém, para que que isso torne-se uma realidade homogênea no Brasil é necessário um reajuste salarial para profissionais da área associado a cursos de aprimoração educacional permitindo a constante atualização do docente. Junte a isso, deve haver uma análise das necessidades de cada instituição, atendendo-as para que contribuam na valorização do professor quanto promotor da formação do ser social defendida por Durkheim.
Peço ajuda na correção do meu texto:
→ domínio da norma culta;
→ distanciamento do senso comum;
→ desenvolvimento de ideias;
→ organizar, interpretar, opinar, argumentar em defesa do ponto de vista;
→ coesão textual;
→ proposta de intervenção.
e/ou outros pontos que se julgarem necessários.
→ domínio da norma culta;
→ distanciamento do senso comum;
→ desenvolvimento de ideias;
→ organizar, interpretar, opinar, argumentar em defesa do ponto de vista;
→ coesão textual;
→ proposta de intervenção.
e/ou outros pontos que se julgarem necessários.
nAandyys_18- Iniciante
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Re: A necessidade de valorizar o professor
Segundo Durkheim, a educação é determinante na formação do ser social. A partir dela é possível construir uma sociedade composta por indivíduos críticos e engajados coletivamente. Porém, para que esse patamar seja alcançado, o papel do professor como instrumento inviolável e insubstituível na formação do ser social deve ser respeitadoproporcionando os meios para que ele exerça seu papel, o que não ocorre de forma homogênea no Brasil. [1]
A desvalorização salarial oferecida aos profissionaisda área[do ensino], quando comparada a outras profissões, permeia as dificuldades encontradas no exercício da profissão do educador. Por causa dela, o docente necessita preencher sua carga horária em diversas instituições de ensino virando suprir as necessidades econômicas. Tal fato contribui para a falta de disponibilidade desse professor para buscar cursos de especialização e extensão curricular a fim de melhorar sua didática e atualizar seu material de trabalho, desse modo propicia [contribuindo para] uma estagnação educacional.
Além da desigualdade de salários, o prestígio e o respeito oferecidos ao educador, tido como figura de autoridade em qualquer âmbito no século passado, não se constitui hoje como realidade. Inúmeros casos de agressão ao professor reforçam a mudança comportamental dentro das salas de aula, o que se torna, cada vez mais, um desafio para a manutenção da educação de qualidade coesa e igualitária. [2]
Aliado a esses fatores encontra-se a precarização dos recursos que são disponibilizados. Faltam utensílios básicos e possibilidades tecnológicas que visem dinamizar e facilitar o aprendizado dos alunos. Com isso, proporciona o desânimo e o descaso para com os estudos influindo assim para a evasão escolar, além de repercutir negativamente na visão criada desses para com o professor. [3]
O filósofo Socrátes aborda a ideia da maiêutica - dar a luz - para a conquista das verdades próprias. Trazendo essa ideia para o contexto educacional, o professor seria o intermediário necessário para que os alunos consigam "dar a luz" as próprias ideias. Porém, para que que isso torne-se uma realidade homogênea no Brasil é necessário um reajuste salarial para profissionais da área associado a cursos de aprimoração educacional permitindo a constante atualização do docente. Junte a isso, deve haver uma análise das necessidades de cada instituição, atendendo-as para que contribuam na valorização do professor quanto promotor da formação do ser social defendida por Durkheim.
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[1] Na sua tese você citou que há um desrespeito que ocorre de forma localizada, não homogênica. Isso sugere que em algumas regiões do Brasil o professor é mais valorizada que em outras. Contudo, seu texto não trata disso, nem na solução dos problemas. Note que, a solução não deveria ser um reajuste salarial para a profissão, mas para trabalhadores de determinados locais. Em suma, você particularizou o problema, mas deu soluções gerais, desvinculadas.
[2] Problema não abordado na conclusão
[3] A digressão ficou incoerente com a discussão do texto: sua tese trata da desvalorização do professor, seu desenvolvimento dos problemas que assolam essa classe, mas aqui você coloca que a falta de equipamento é o culpado pela evasão escolar, quer dizer, o sujeito do problema é outro, os afetados são outros, não está mais dentro do tema. A ideia não é ruim, mas precisa estar adequada à dissertação.
Critérios
→ distanciamento do senso comum: pouca coisa. Acredito que os argumentos foram básicos, junto a isso algumas redundâncias contribuíram para deixar seu texto devendo nesse critério
→ desenvolvimento de ideias: de acordo com o gênero dissertativo-argumentativo
____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)
"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."
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Diego A- Monitor
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Re: A necessidade de valorizar o professor
Tema: 120 pts
Sobre o critério: Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Argumentação: 120 pts
Sobre o critério: Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
Coesão: 120 pts
Sobre o critério: Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
Conclusão/Solução: 120 pts
Sobre o critério: Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
Norma: 120 pts
Sobre o critério: Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Sobre o critério: Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Argumentação: 120 pts
Sobre o critério: Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
Coesão: 120 pts
Sobre o critério: Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
Conclusão/Solução: 120 pts
Sobre o critério: Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
Norma: 120 pts
Sobre o critério: Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Última edição por Diego Matheus em Qua 14 Set 2016, 23:51, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Ajustar fonte)
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Diego A- Monitor
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Re: A necessidade de valorizar o professor
Obrigada pela sua correção maravilhosa, faz tempo que não vejo alguém corrigir tão minuciosamente uma redação. Então vou fazer algumas ressalvas e tirar algumas dúvidas.
I - Alguns deslizes de ortografia acabaram sendo feitos durante a digitação para postagem, tais como: "virando [visando]", "Socrátes [Sócrates]" e "Junte [Junto]". Então desde já me comprometo a revisar melhor no momento de publicar.
II - Você citou o distanciamento da tese em alguns momentos. E me deixou uma dúvida. A partir do momento em que eu na minha tese utilizo
Fora isso, acredito que ficou tudo bem claro no que você explicou, e realmente percebi que a solução presente na conclusão acabou sendo generalizadora ao contrário da minha tese que restringe a discussão.
Obrigada mesmo ♥
I - Alguns deslizes de ortografia acabaram sendo feitos durante a digitação para postagem, tais como: "virando [visando]", "Socrátes [Sócrates]" e "Junte [Junto]". Então desde já me comprometo a revisar melhor no momento de publicar.
II - Você citou o distanciamento da tese em alguns momentos. E me deixou uma dúvida. A partir do momento em que eu na minha tese utilizo
Porém, para que esse patamar seja alcançado, o papel do professor como instrumento inviolável e insubstituível na formação do ser social deve ser respeitado proporcionando os meios para que ele exerça seu papel, o que não ocorre de forma homogênea no Brasil.
Já não ficaria explícito a necessidade de existirem os meios para que ele exerça esse papel, sendo esse fator junto com a falta de valorizar o professor o que está em falta homogeneamente no Brasil? E por isso, o parágrafo quatro, o qual trato sobre a escassez de recursos, estaria aliado a minha tese? Fora isso, acredito que ficou tudo bem claro no que você explicou, e realmente percebi que a solução presente na conclusão acabou sendo generalizadora ao contrário da minha tese que restringe a discussão.
Obrigada mesmo ♥
nAandyys_18- Iniciante
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Re: A necessidade de valorizar o professor
Obrigado pelas considerações!
O problema do período que me fez riscar parte é que está redundante. Reduzi, portanto, para "o papel do professor [...] deve ser respeitado".
No mais, concordo contigo que há certa ligação, mas eu sugiro que redija sua tese ainda mais explícita, por exemplo:
O respeito pelo papel do professor não ocorre de forma homogênea no Brasil, a desvalorização salarial, a falta de materiais e tecnologias assolam principalmente a região X...
É claro, reescrevi de acordo com o que comentamos anteriormente: a tese particularizada.
II - Você citou o distanciamento da tese em alguns momentos. E me deixou uma dúvida. A partir do momento em que eu na minha tese utilizo
'Porém, para que esse patamar seja alcançado, o papel do professor como instrumento inviolável e insubstituível na formação do ser social deve ser respeitado proporcionando os meios para que ele exerça seu papel, o que não ocorre de forma homogênea no Brasil.'
Já não ficaria explícito a necessidade de existirem os meios para que ele exerça esse papel, sendo esse fator junto com a falta de valorizar o professor o que está em falta homogeneamente no Brasil? E por isso, o parágrafo quatro, o qual trato sobre a escassez de recursos, estaria aliado a minha tese?
O problema do período que me fez riscar parte é que está redundante. Reduzi, portanto, para "o papel do professor [...] deve ser respeitado".
No mais, concordo contigo que há certa ligação, mas eu sugiro que redija sua tese ainda mais explícita, por exemplo:
O respeito pelo papel do professor não ocorre de forma homogênea no Brasil, a desvalorização salarial, a falta de materiais e tecnologias assolam principalmente a região X...
É claro, reescrevi de acordo com o que comentamos anteriormente: a tese particularizada.
____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)
"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."
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