PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof..

2 participantes

Ir para baixo

Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof.. Empty Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof..

Mensagem por felipe00_1 Ter 05 Jan 2021, 12:23

TEMA: O histórico desafio de se valorizar o professor
FORMATO: ENEM
Poderiam corrigir? Obrigado!

O conto ''Cazuza'', de Viriato Correa, aborda as lembranças do protagonista acerca dos professores com quem interagiu durante a sua trajetória escolar. Por se passar no século XX, o enredo retrata essa classe de profissionais com prestígio social, haja vista a valorização atribuída aos educadores naquele período. O cenário do conto, entretanto, não representa mais a realidade educacional brasileira, a qual sofreu, a posteriori, uma extrema desvalorização. Nesse sentido, efetivar melhorias salariais e implantar uma reforma estrutural real nas escolas são os desafios para retornar a conjuntura já exposta por Viriato. 
 
Em primeiro plano, garantir um salário digno aos educadores é o principal desafio para promover a valorização desses indivíduos. Nessa perspectiva, levando-se em conta o capitalismo crescente e a necessidade da obtenção monetária para sobreviver na contemporaneidade, o pagamento digno - e isso diz respeito à garantia do recebimento do piso salarial- é imprescindível para melhorar o trabalho desses profissionais.  Na Finlândia, por exemplo, um professor recebe a quantia equivalente ao salário de um deputado, além de atingirem uma remuneração maior que a de médicos e que a de advogados, classes amplamente valorizadas no Brasil. O resultado dos investimentos na classe educacional, tornou o pais europeu um modelo de educação de qualidade para o mundo, bem como um expoente de tecnologia e de pesquisas cientificas, o que ratifica a necessidade de investir e incentivar no pagamento dos educadores. 

 
Além disso, fomentar melhorias no sistema de ensino é outro desafio no que tange a valorização do professor brasileiro. Nessa perspectiva, é notório que os recursos traduzidos em investimentos, cujo dever de garantia é do Estado, para melhorar a didática, o ensino, bem como as estruturas educacionais são ínfimos. Esse descaso estatal com os docentes pode ser confirmado no episódio ocorrido em 2015, no Rio Grande do Sul, quando a Secretária Estadual de Educação presenteou os educadores de escolas públicas com tablets que sequer possuíam um sistema operacional compatível com os programas de ensino. Além disso, não foram disponibilizados cursos para viabilizar a melhor utilização desses aparelhos, demonstrando, claramente, a péssima conduta administrativa do Estado frente ao dinheiro público.

 

Observa-se portanto, que os desafios para a valorização do professor no Brasil tangem à garantia de dignidade e à melhora do sistema educacional. Por isso, cabe ao Poder Legislativo, em parceria com o Ministério do Trabalho, a reformulação do Estatuto do Trabalho, por meio do acréscimo do pagamento do ‘'piso'' salarial como cláusula pétrea da garantia de direito, com aplicação de multas aos estados que não o efetivarem, sendo essas convertidas em bônus salarial aos docentes, a fim de garantir, de fato, a remuneração justa e equilibrada desses profissionais. Ademais, o Ministério da Educação deve promover cursos de qualificação aos professores anualmente, por meio, também, de conferencias online. Desse modo, o prestígio docente retratado por Viriato Correa poderá ser retornado na educação brasileira.

felipe00_1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/07/2017
Idade : 26
Localização : Canoas, Rio grande do sul

Ir para o topo Ir para baixo

Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof.. Empty Re: Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof..

Mensagem por _Arthur_ Ter 05 Jan 2021, 12:41

[/b]
O conto ''Cazuza'', de Viriato Correa, aborda as lembranças do protagonista acerca dos professores com quem interagiu durante a sua trajetória escolar. Por se passar no século XX, o enredo retrata essa classe de profissionais com prestígio social, haja vista a valorização atribuída a eles naquele período. O cenário do conto, entretanto, não representa mais a realidade educacional brasileira, a qual sofreu, a posteriori, uma extrema desvalorização. Nesse sentido, efetivar melhorias salariais e implantar uma reforma estrutural real nas escolas são os desafios para retornar a conjuntura já exposta por Viriato.

Em primeiro plano, garantir um salário digno aos educadores é o principal desafio para promover a valorização desses indivíduos. Nessa perspectiva, levando-se em conta o capitalismo crescente e a necessidade da obtenção monetária para sobreviver na contemporaneidade, o pagamento digno - e isso diz respeito à garantia do recebimento do piso salarial- é imprescindível para melhorar o trabalho desses profissionais. Aliás,  na Finlândia, por exemplo, um professor recebe a quantia equivalente ao salário de um deputado, além de atingir uma remuneração maior do que a de médicos e do que a de advogados, classes amplamente valorizadas no Brasil. Desse modo, o resultado dos investimentos na classe educacional [sem vírgula] tornou o pais europeu um modelo de educação de qualidade para o mundo, bem como um expoente de tecnologia e de pesquisas cientificas, o que ratifica a necessidade de investir e de incentivar o pagamento dos educadores. [parágrafo expositivo]

Além disso, fomentar melhorias no sistema de ensino é outro desafio no que tange à valorização do professor brasileiro. Nessa perspectiva, é notório que os recursos traduzidos em investimentos, cujo dever de garantia é do Estado, para melhorar a didática, o ensino, bem como as estruturas educacionais, são ínfimos. Esse descaso estatal com os docentes pode ser confirmado no episódio ocorrido em 2015, no Rio Grande do Sul, quando a Secretaria Estadual de Educação presenteou os educadores de escolas públicas com tablets que sequer [não se pode usar "sequer" sem o acompanhamento de palavra de negação (não, nem)] possuíam um sistema operacional compatível com os programas de ensino. Além disso, não foram disponibilizados cursos para viabilizar a melhor utilização desses aparelhos, demonstrando, assim [tem que colocar conectivo conclusivo em final de parágrafo argumentativo], a péssima conduta administrativa do Estado frente ao dinheiro público. [parágrafo argumentativo. É assim que tem que ser.]

Observa-se, portanto, que os desafios para a valorização do professor no Brasil tangem à garantia de dignidade e à melhora do sistema educacional. Por isso, cabe ao Poder Legislativo, em parceria com o Ministério do Trabalho, a reformulação do Estatuto do Trabalho, por meio do acréscimo do pagamento do ‘'piso'' salarial como cláusula pétrea da garantia de direito, com aplicação de multas aos estados que não o efetivarem, sendo essas convertidas em bônus salarial aos docentes, a fim de garantir, de fato, a remuneração justa e equilibrada desses profissionais. Ademais, o Ministério da Educação deve promover cursos de qualificação aos professores anualmente, por meio, também, de conferências online. Desse modo, o prestígio docente retratado por Viriato Correa será refletido na educação brasileira.


Última edição por _Arthur_ em Ter 05 Jan 2021, 13:08, editado 1 vez(es)
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof.. Empty Re: Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof..

Mensagem por felipe00_1 Ter 05 Jan 2021, 13:02

Obrigado pela correção. Mas na minha opinião existe a tese ali. Eu coloquei na introdução a desvalorização do professor se da em virtude do baixo salario e que as escolas precisam de uma reforma no que tange ao ensino.. E falei sobre isso no desenvolvimento e na conclusão


“O sistema capitalista, nascido tímido nos berços feudais com o excedente da produção em forma de escambo entre os agricultores, tomou proporções gigantescas e lucro maior ainda a partir Revoluções Industriais. Hoje, para manter a média das vendas, os empresários diversificam a cada dia mais as funcionalidades de seus produtos, além de programarem sua obsolescência, tornando necessário ao consumidor voltar a adquirir novos rapidamente. Esse fato é causado pela necessidade de manter o lucro dos grandes empresários, porém agride a saúde da população e a do meio ambiente, que não tolera tamanho nível de agressão.”  


o que está em negrito é a tese, a afirmação do autor sobre o que ele considera ser a causa do problema em discussão.

Eu fiz a mesma coisa que esse professor escreveu na redação modelo dele, sobre a tese: https://blog.imaginie.com.br/redacao-enem-o-que-e-tese/

Talvez eu pudesse ter escrito assim: Nesse sentido, A DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR ACONTECE PELA FALTA DE melhorias salariais e É NECESSÁRIO QUE SEJA implantado uma reforma estrutural real nas escolas;logo, retornaremos a conjuntura já exposta por Viriato. 

felipe00_1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/07/2017
Idade : 26
Localização : Canoas, Rio grande do sul

_Arthur_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof.. Empty Re: Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof..

Mensagem por _Arthur_ Ter 05 Jan 2021, 13:06

felipe00_1 escreveu:Obrigado pela correção. Mas na minha opinião existe a tese ali. Eu coloquei na introdução a desvalorização do professor se da em virtude do baixo salario e que as escolas precisam de uma reforma no que tange ao ensino.. E falei sobre isso no desenvolvimento e na conclusão
Opa, perdão, felipe! Acho que corrigi muitas redações nessa madrugada, estou cansado. Realmente a tese está certinha nesse texto. Perdão novamente!!!!!! Mantenha do jeito que estava!
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof.. Empty Re: Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof..

Mensagem por felipe00_1 Ter 05 Jan 2021, 13:08

Valeu!! Entendi!!! Pior que, deixando tudo detalhado, o texto fica bem mais compacto e interligado.. Valeu pela correção, tu manja muito! Espero que tu alcance o 1000, caso faça a prova!  cheers Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof.. 503132

felipe00_1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/07/2017
Idade : 26
Localização : Canoas, Rio grande do sul

_Arthur_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof.. Empty Re: Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof..

Mensagem por _Arthur_ Ter 05 Jan 2021, 13:15

felipe00_1 escreveu:Valeu!! Entendi!!! Pior que, deixando tudo detalhado, o texto fica bem mais compacto e interligado.. Valeu pela correção, tu manja muito! Espero que tu alcance o 1000, caso faça a prova!  cheers Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof.. 503132
Obrigado pela paciência com o meu descuido. Eu estava corrigindo redação e fazendo questões de matemática ao mesmo tempo, kkkkkkk. E farei a prova sim.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof.. Empty Re: Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof..

Mensagem por _Arthur_ Ter 05 Jan 2021, 13:18

A propósito: você tem algum print aí desses seus textões escritos à mão? Difícil acreditar que você consegue colocar essas bíblias em 30 linhas.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof.. Empty Re: Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof..

Mensagem por felipe00_1 Ter 05 Jan 2021, 14:43

https://ibb.co/M7dqdT4 tenho essa do ENEM 2019 ou 2018, dos dados dos usuários 960 levei. Essa que eu mandei aqui, dos professores, coube tranquilo e tbm tenho escrita, mas não no computador. Agora a dos idosos provavelmente não daria em 30 linhas mesmo (fiz no bloco de notas)

felipe00_1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/07/2017
Idade : 26
Localização : Canoas, Rio grande do sul

_Arthur_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof.. Empty Re: Redação: O histórico desafio de se valorizar o prof..

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos