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Enem-Desperdício de alimentos

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Mensagem por PASTRANA Dom 28 Ago 2016, 20:43

A Revolução Verde,marcada pelo desenvolvimento dos transgênicos e novas formas de uso do solo, aumentou a produtividade agrária exponencialmente.Entretanto,o crescimento da produção acentuou outro fenômeno,o desperdício de alimentos.A persistência dessa cultura do desperdício é justificada pelo descarte inadequado e a ineficiente logística.

   É preciso considerar,primeiramente, as causas que levam o consumidor a descartar alimentos no lixo.A falta de campanhas de coleta seletiva e reaproveitamento do lixo orgânico corroboram para uma destinação inadequada que visa o simples descarte e compactação nos lixões.Soma-se a isso uma prática de repúdio a alimentos que durante o transporte acabam sendo amassados.Produtos que só apresentam alterações visuais,mas perdem seu valor econômico no comércio.

   Nesse cenário,o desperdício e a fome se tornam elementos antagônicos em uma lógica de perdas para o país e a população.Pesquisas apontam que o desperdício de alimentos corresponde a 150% do PIB brasileiro.Uma perda expressiva que contrasta com o grande contingente de pessoas que vivem abaixo da linha de miséria,muitas vezes sem acesso à água potável e muito menos a alimentos.

   Dessa forma,medidas para evitar o desperdício de alimentos torna-se imprescindível à nossa nação.O governo Federal deve promover círculos de debates e lições práticas nas escolas propagando medidas para reciclar e reaproveitar alimentos,como na fabricação de adubos orgânicos.Na esfera privada a aliança Estado-Empresa deve destinar alimentos que durante o transporte sofrem avarias,sem comprometer a qualidade, para ONG´s gerando dedução no imposto de renda.O somatório dessas ferramentas irá contornar o processo degradante de desperdício na nosso país.



Por favor avaliem com as competências do Enem e pontue.Desde já agradeço.

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Mensagem por PASTRANA Ter 30 Ago 2016, 22:28

Pessoal fiz uma redação há uma semana e obtive uma nota baixa.Aguardo ansiosamente para que alguem corrija essa para poder rever meus erros.Grato

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Mensagem por Diego A Sex 02 Set 2016, 16:16

A Revolução Verde, marcada pelo desenvolvimento dos transgênicos e novas formas de uso do solo, aumentou a produtividade agrária exponencialmente. Entretanto, o crescimento da produção acentuou outro fenômeno,o desperdício de alimentos [problematização]. A persistência dessa cultura do desperdício é justificada pelo descarte inadequado e a ineficiente logística.[tese]

É preciso considerar, primeiramente, as causas que levam o consumidor a descartar alimentos no lixo [tópico]. A falta de campanhas de coleta seletiva e reaproveitamento do lixo orgânico corroboram para uma destinação inadequada que visa o simples descarte e compactação nos lixões [fato]. Soma-se a isso uma prática de repúdio a alimentos que durante o transporte acabam sendo amassados [adendo]. Produtos que só apresentam alterações visuais, mas perdem seu valor econômico no comércio. [1]

Nesse cenário, o desperdício e a fome se tornam elementos antagônicos em uma lógica de perdas para o país e a população [2] [tópico]. Pesquisas apontam que o desperdício de alimentos corresponde a 150% do PIB brasileiro [dado]. Uma perda expressiva que contrasta com o grande contingente de pessoas que vivem abaixo da linha de miséria, muitas vezes sem acesso à água potável e muito menos a alimentos [3]. [4]

Dessa forma, medidas para evitar o desperdício de alimentos torna-se [tornam-se] imprescindível à nossa nação. O governo Federal deve promover círculos de debates e lições práticas nas escolas propagando medidas para reciclar e reaproveitar alimentos, como na fabricação de adubos orgânicos [solução 1]. Na esfera privada[,] a aliança Estado-Empresa [público-privado] deve destinar alimentos que durante o transporte sofrem [sofreram] avarias, sem comprometer a qualidade, para ONG´s gerando dedução no imposto de renda [solução 2]. O somatório dessas ferramentas irá contornar o processo degradante de desperdício na [no] nosso país.[5]

_______________________
* Observe os espaços depois dos pontos
* Vários desvios de norma: regência, pontuação; vocabulário

[1] Aqui você poderia ter sugerido já o que se poderia fazer para evitar tais problemas.
[2] O desperdício vai na contramão da fome? Se há desperdício vamos convergir para a fome não acha?
[3] A primeira ideia e a última são a mesma: desperdício fome > perda contrasta miséria. Deixou-o repetitivo.
[4] Tudo bem a relação o desperdício leva a fome, mas o problema de coerência do item [1] deturpa a ideia do parágrafo
[5] A segunda solução que você sugeriu, ao meu ver, não seria tão viável. Contudo, nem é por isso que você perderia nota, acredito que ficaria mais por conta de não ter evidenciado uma solução para a "ineficiente logística" apresentada na introdução.
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Mensagem por Diego A Sex 02 Set 2016, 16:19

Tema: 120 pts
Sobre o critério: Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo.

Argumentação: 80 pts
Sobre o critério: Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições.

Coesão: 120 pts
Sobre o critério: Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.

Conclusão/Solução: 120 pts
Sobre o critério: Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.

Norma: 80 pts
Sobre o critério: Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

Pontuação de 1000 pontos possíveis520

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

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Mensagem por PASTRANA Dom 04 Set 2016, 20:14

Diego Obrigado.Queria te fazer umas perguntas:

1-Perderia tantos pontoas assim na conclusão/solução?
2-Como melhoria a argumentação sempre peco nesse quesito,apesar de defender o ponto de vista,incluir dados estatísticos e afirmação de uma autoridade

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Mensagem por Hayzel Sh Dom 04 Set 2016, 22:54

A Revolução Verde, marcada pelo desenvolvimento dos transgênicos e novas formas de uso do solo, aumentou a produtividade agrária exponencialmente. Entretanto, o crescimento da produção acentuou outro fenômeno, o desperdício de alimentos. A persistência dessa cultura do desperdício* é justificada pelo descarte inadequado¹ e a ineficiente logística².

   É preciso considerar, primeiramente, as causas que levam o consumidor a descartar alimentos indiscriminadamente¹ no lixo[1]. A falta de campanhas de coleta seletiva e reaproveitamento do lixo orgânico corroboram para uma destinação inadequada que visa ao[2] simples descarte e compactação nos lixões. Soma-se a isso uma prática de repúdio a alimentos que durante o transporte acabam sendo amassados;[3] produtos que só apresentam alterações visuais, mas perdem seu valor econômico no comércio. [ausência de fechamento do parágrafo][1]

   Nesse cenário, o desperdício e a fome causam[4] perdas para o país e a população[²?]. Pesquisas apontam que o desperdício de alimentos corresponde a 150% do PIB brasileiro. [5]Uma perda expressiva que contrasta com o grande contingente de pessoas que vivem abaixo da linha de miséria, muitas vezes sem acesso à água potável e muito menos a alimentos. [ausência de fechamento do parágrafo argumentativo][2]

   Dessa forma, medidas para evitar o desperdício de alimentos tornam-se imprescindíveis[6] à nossa nação. O Governo Federal deve promover círculos de debates e lições práticas nas escolas propagando medidas para reciclar e reaproveitar alimentos¹, como na fabricação de adubos orgânicos. Na esfera privada,[7] a aliança Estado-Empresa deve destinar alimentos que durante o transporte sofrem avarias¹, sem comprometer a qualidade, para ONG´s,[8] gerando dedução no imposto de renda. O somatório dessas ferramentas irá contornar o processo degradante de desperdício no nosso país.

Nota: 600/1000
Competência I (norma): 80/200 (desestruturação sintática em excesso)
Competência II (tema): 160/200 (não tira 200 por causa dos erros em ¹ e ²)
Competência III (argumentos): 120/200
Competência IV (coesão): 120/200 [1]
Competência V (solução): 120/200 

[1]Pleonasmo.
[2]Erro de regência verbal. O verbo visar, com sentido de desejar, é transitivo indireto.

[3]Frase fragmentada. É um erro grave. Perceba que a frase produtos que só apresentam alterações visuais, mas perdem seu valor econômico no comércio não faz sentido por si só. Consertei com ponto e vírgula.
[4]Mau uso lexical. Consertei alterando a frase.
[5]Frase fragmentada. Assim como [3], é um erro grave. A frase 
Uma perda expressiva que contrasta com o grande contingente de pessoas que vivem abaixo da linha de miséria, muitas vezes sem acesso à água potável e muito menos a alimentos não tem predicado; não faz sentido por si só.
[6]Erro de concordância verbal.
[7] e [8]Ausência de vírgula.

[1]Faça um período com sentido de conclusão parafraseando o tópico frasal (use sinônimos ou outros mecanismos linguísticos de substituição). Vá para a prova do ENEM com o conectivo com sentido de conclusão decorado (tanto para este período de fechamento do primeiro parágrafo argumentativo quanto para o segundo). Não use dessa forma, porque já usou na conclusão. Recomendaria, então, portanto.
[2]Mesma coisa que [1].

[1]Frases fragmentadas prejudicam também a coesão. Conserte-as e explicite melhor os conectivos dentro dos parágrafos. A coesão externa está boa.
*Ótima coesão lexical. Fez bem de usar isso logo no primeiro parágrafo da redação. Tente fazer no dia da prova.

Os problemas ¹ e ² apareceram de forma muito clara na sua tese. No tópico frasal do primeiro parágrafo argumentativo, apareceu ¹ de forma bem clara também, sendo as soluções para ele marcadas por mim (¹) na conclusão. No entanto, no tópico frasal do segundo parágrafo argumentativo (terceiro parágrafo da redação) não aparece ², quebrando a expectativa do corretor, a fluidez do texto. Além disso, não consegui identificar soluções (pelo menos não rapidamente, o que é ruim) para o que foi discutido no terceiro parágrafo da sua redação, por isso não marquei ² na sua conclusão.


Última edição por HayzelS em Seg 05 Set 2016, 13:55, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Hayzel Sh Dom 04 Set 2016, 22:59

PASTRANA escreveu:Diego Obrigado.Queria te fazer umas perguntas:

1-Perderia tantos pontoas assim na conclusão/solução?
2-Como melhoria a argumentação sempre peco nesse quesito,apesar de defender o ponto de vista,incluir dados estatísticos e afirmação de uma autoridade
Melhorando os aspectos de ¹ e ², tu aumenta 40 pontos na conclusão (V). Em relação aos argumentos, use argumentos de autoridade, como o de filósofos, para corroborar teu ponto de vista, e melhore também ¹ e ², que tu aumenta mais 40 pontos nos argumentos (III).
Parece que a distância é grande, mas com poucas e simples modificações, tu passa da nota 600 pra nota 900...
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