Desperdício de Alimentos - Redação ENEM

Ir em baixo

Desperdício de Alimentos - Redação ENEM

Mensagem por gomki em Qui 04 Ago 2016, 15:55

Tema: Desperdício de Alimentos: fome no Brasil e os decorrentes impactos naturais

PROPOSTA: A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: Desperdício de Alimentos: fome no Brasil e os decorrentes impactos naturais Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
                                                    

                                                      O inconsciente coletivo
                                                      
          Na média mundial, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agriculta (FAO), aproximadamente um terço dos alimentos se perde. Bilhões de toneladas de alimentos. A demanda exacerbada criada no período pós-industrial, gerou um consumo inconsciente, que é um dos principais fatores desse agravamento. 


         Após a revolução industrial, houve uma intensificação de escala á produção e o volume de mercadorias em circulação, daí,  o mundo não foi mais o mesmo. Aliado a ideia consumista pós-industrial, o setor alimentício não escapou e sofreu-se deterioração, diminuição nos recursos naturais destinados á criação dos alimentos. Má gestão. Insustentabilidade. Fome. Falta d'água. São algumas das inúmeras consequências criadas.

         Com o advento industrial, houve necessidade de venda em massa, aliada aos intermediadores de comunicação, rádios. Jornais. Televisões. Propagando em massa o consumo como fatores de felicidade, segurança e status. Criando necessidades que não existem, apenas para o próprio lucro. "Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade", Albert Einstein. 

           Assim sendo, a mobilização mais intensificada de sustentabilidade é urgentemente necessária, e também mais apoio ao Departamento de Produção e Consumo Sustentável - DPCS, com mais rigorosidade na aplicações de políticas públicas. E criação de mais organizações públicas destinadas ao consumo consciente e diminuição de meios midiáticos destinados a situação. 

gomki
iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 03/08/2016
Idade : 20
Localização : Vila Velha, ES BR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desperdício de Alimentos - Redação ENEM

Mensagem por Diego A em Ter 09 Ago 2016, 20:43

O inconsciente coletivo

Na média mundial, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agriculta (FAO), aproximadamente um terço dos alimentos se perde [problematização]. Bilhões de toneladas de alimentos. A demanda exacerbada criada no período pós-industrial, gerou um consumo inconsciente, que é um dos principais fatores desse agravamento [1] [tese].

Após a revolução industrial, houve uma intensificação de escala á [na] produção e o [no] volume de mercadorias em circulação, daí,  o mundo não foi mais o mesmo [fato]. [2] Aliado a ideia consumista pós-industrial, o setor alimentício não escapou e sofreu-se deterioração, diminuição nos recursos naturais destinados á criação dos alimentos.[,] Má gestão.[,] Insustentabilidade.[,] Fome.[,] Falta d'água. [ são ...] São algumas das inúmeras consequências criadas [consequências]. [3]

Com o advento industrial, houve necessidade de venda em massa, aliada aos intermediadores de comunicação, rádios. Jornais. Televisões. Propagando em massa o consumo como fatores de felicidade, segurança e status. Criando necessidades que não existem, apenas para o próprio lucro. [2] "Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade", Albert Einstein. [4]

Assim sendo [5], a mobilização mais intensificada de sustentabilidade é urgentemente necessária, e[,] também[,] mais apoio ao Departamento de Produção e Consumo Sustentável - DPCS [6], com mais rigorosidade na aplicações de políticas públicas. E criação de mais organizações públicas destinadas ao consumo consciente e diminuição de meios midiáticos destinados a situação. [7]

______________________
[1] Que agravamento? Outro ponto é: sua tese está sem tratamento, tente reconstruí-la
[2] Ausência de termo coesivo
[3] Faltou fechamento
[4] O parágrafo todo expõe as consequências do fato evidenciado no parágrafo anterior, ou seja, só possui adendos, mas sem argumentação
[5] Parafraseie o conteúdo do seu texto num tópico frasal para dar sustentação à sua conclusão, não utilize apenas de elementos de retomada como feito aqui
[6] "e, também, mais apoio ao DPCS", logo há conexão desse "e" com a frase anterior, a vírgula está mal empregada
[7] Quem deverá fazer isso?

*Seu texto carece de elementos coesivos, algumas passagens estão quase inteligíveis
*Sua dissertação teria vários descontos de nota, os mais graves em norma, coesão e argumentação. Sugiro, então, que faça a REESCRITA do texto seguindo o esquema abaixo:

1) Procure responder as seguintes perguntas:

A introdução pode ser feita a partir da seguinte pergunta em
relação ao tema:
- “O que eu penso sobre isso?”

O desenvolvimento pode ser obtido por meio das perguntas:
- “Como posso provar isso?”
- “Quais as causas disso?”
- “Quais as consequências disso?”
- “Como isso acontece?”, “De que forma posso realizar isso?”.

As perguntas da conclusão são:
- "Que lição pode ser tirada disso?"
– "Como resumir a solução para esse problema?"

2) Selecione os argumentos que eu marquei no seu texto EM SUBLINHADO e escreva os desdobramentos, ou seja, as consequências advindas de tais fatos

3) Reformule sua conclusão


Última edição por Diego Matheus em Seg 15 Ago 2016, 04:40, editado 1 vez(es)

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
avatar
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1384
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 22
Localização : Cascavel - PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desperdício de Alimentos - Redação ENEM

Mensagem por gomki em Qua 10 Ago 2016, 11:11

Dei o meu melhor com todas as suas referências. Segue a reescrita: 


                                                       O inconsciente coletivo

      Na média mundial, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agriculta (FAO), aproximadamente um terço dos alimentos se perde. Essa perda veio com a demanda exacerbada criada no período pós-industrial, que gerou um consumo inconsciente, que é um dos principais fatores desse agravamento da perda alimentar que causa atualmente 800 milhões de pessoas passando fome. 

     Após a revolução industrial, houve uma intensificação de escala na produção e no volume de mercadorias em circulação, daí,  o mundo não foi mais o mesmo. Aliado a ideia consumista pós-industrial, o setor alimentício não escapou e sofreu-se deterioração, diminuição nos recursos naturais destinados á criação dos alimentos, má gestão, insustentabilidade, fome e falta d'água, são algumas das inúmeras consequências criadas. 

     Com o advento industrial, houve necessidade de venda em massa, aliada aos intermediadores de comunicação em massa, rádios, jornais e televisões. De lá pra cá, o poder de propagação ao consumo só se aumentou, assim, a inconsciência só cresceu, junto com a alienação por fetichismo dita por Karl Marx: Felicidade ou realização pessoal por adquirir o produto. Alienados, a população apenas aceita passivamente tudo que vem ás mãos, sem perguntar a sua origem, como foi ou não feito. Assim, contribuem para problemas diversos no âmbito social e até mundial. 

    A base da ordem social não é a lei, mas a imitação, disse o psiquiatra Carl Gustav Jung. Assim, tanto para o bem ou para o mal, a imitação tende a ser se a Lei fazer parte desse processo. Em primeiro lugar, restrições ao poder execrável da mídia, que possui o poder de não só manipular, também alterar o destino do planeta com todas as suas implicações. Cabe ao Superior Tribunal de Justiça - STF, zelar para a interpretação da legislação brasileira de maneira mais intensificada e a criação de novas por meio do Poder Legislativo, dando ênfase a regulação midiática.

gomki
iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 03/08/2016
Idade : 20
Localização : Vila Velha, ES BR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desperdício de Alimentos - Redação ENEM

Mensagem por Hayzel Sh em Sex 12 Ago 2016, 13:39

Em vermelho, o que eu acrescentaria/modificaria na linguagem da sua redação.

Na média mundial, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agriculta (FAO), aproximadamente um terço dos alimentos se perde. Essa perda veio com a demanda exacerbada criada no período pós-industrial, que gerou um consumo inconsciente, que é um dos principais fatores desse agravamento da perda alimentar que causa atualmente 800 milhões de pessoas passando fome. 

     Após a revolução industrial, houve uma intensificação de escala na produção e no volume de mercadorias em circulação; o mundo, assim, não foi mais o mesmo. Aliado à ideia consumista pós-industrial, o setor alimentício não escapou e sofreu-se deterioração, diminuição nos recursos naturais destinados à criação dos alimentos, má gestão, insustentabilidade, fome e falta d'água, que[1] são algumas das inúmeras consequências criadas pelo fenômeno industrial.

     Com o advento industrial, houve necessidade de venda em massa, aliada aos intermediadores de comunicação em massa, rádios, jornais e televisões. De lá pra cá, o poder de propagação ao consumo só se aumentou, assim, a inconsciência só cresceu, junto com a alienação por fetichismo dita por Karl Marx: felicidade ou realização pessoal por adquirir o produto. Alienada[2], a população apenas aceita passivamente tudo que vem às mãos, sem perguntar a sua origem, como foi ou não feito. Assim, contribuem para problemas diversos no âmbito social e até mundial. 

    A base da ordem social não é a lei, mas a imitação, disse o psiquiatra Carl Gustav Jung. Assim, tanto para o bem ou para o mal, a imitação tende a ser se a Lei fazer parte desse processo[3]. Em primeiro lugar, são necessárias restrições ao poder execrável da mídia, que não somente manipula, mas também altera o destino do planeta com todas as suas[4] implicações de sua atuação. Cabe ao Superior Tribunal de Justiça[5] zelar para que a legislação brasileira seja interpretada de maneira mais intensificada e criar novas por meio do Poder Legislativo, dando ênfase à regulação midiática.[6]

[1]Sem paralelismo no período. Você usou uma figura de linguagem típica da língua falada, chamada anacoluto, e, por isso, perderia uma nota gigantesca em linguagem. Aquele que, acrescentado por mim, conserta a frase, ou o jeito que o Diego corrigiu mesmo.
[2]Silepse de número, outra figura de linguagem coloquial. Consertei trocando Alienados por Alienada.
[3]A referência é legal, mas escreva de forma mais clara o pensamento de Jung, ficou ininteligível.
[4]A mídia não tem implicações, mas sim a atuação dela.
[5]Separar sujeito de predicado com vírgula é um erro grave.
[6]Acho que o modo como escreveu o último período da sua redação não estava bom. Tentei escrevê-lo de outra forma.

Em azul, algumas modificações que eu faria no conteúdo dela:

 Na média mundial, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agriculta (FAO), aproximadamente um terço dos alimentos se perde. Essa perda veio com a demanda exacerbada criada no período pós-industrial, que gerou um consumo inconsciente, que é um dos principais fatores desse agravamento da perda alimentar que causa atualmente 800 milhões de pessoas passando fome. 

Faça a introdução do ENEM com, pelo menos, três períodos:

¹ Contextualização (tu citou a FAO, ficou boa essa parte).
² Resumo dos problemas que tu vai discutir (apenas esses!) nos dois parágrafos de desenvolvimento seguintes.
³ Tese dizendo que tais problemas (citados no período anterior) precisam ser resolvidos. É bom colocar as palavras-chave do tema na tese, pra não correr nenhum risco, coisa que você não fez.


     Após a revolução industrial, houve uma intensificação de escala na produção e no volume de mercadorias em circulação, daí,  o mundo não foi mais o mesmo. Aliado a ideia consumista pós-industrial, o setor alimentício não escapou e sofreu-se deterioração, diminuição nos recursos naturais destinados á criação dos alimentos, má gestão, insustentabilidade, fome e falta d'água, são algumas das inúmeras consequências criadas. 

Tu não falou de fome no Brasil nem de desperdício de alimentos, apenas sobre consequências de um evento histórico que causa consumismo exacerbado. Parece que esse parágrafo pertence a uma redação que não é sobre o tema em questão, mas sim sobre, por exemplo, consumismo. Eu acho sim que dá pra citar Revolução Industrial nesse tema - inclusive é muito bom -, mas tu articulou de uma maneira muito ruim, na minha opinião.

     Com o advento industrial, houve necessidade de venda em massa, aliada aos intermediadores de comunicação em massa, rádios, jornais e televisões. De lá pra cá, o poder de propagação ao consumo só se aumentou, assim, a inconsciência só cresceu, junto com a alienação por fetichismo dita por Karl Marx: Felicidade ou realização pessoal por adquirir o produto. Alienados, a população apenas aceita passivamente tudo que vem ás mãos, sem perguntar a sua origem, como foi ou não feito. Assim, contribuem para problemas diversos no âmbito social e até mundial. 

Seu segundo parágrafo argumentativo parece falar novamente só sobre consumismo. Além disso, ficou muito parecido com o primeiro. Daria pra pegar os dois e condensar num só.


Por fim, na sua conclusão, o corretor vai procurar, certamente, as respostas para as minhas perguntas (parece chato, mas eles fazem isso sim!). Por isso, sempre que for fazer a conclusão do ENEM, nunca dê margem ao surgimento dessas perguntas:
(lembrando que as soluções propostas na sua conclusão devem solucionar os problemas discutidos por você na argumentação, e não problemas não citados/discutidos)


    A base da ordem social não é a lei, mas a imitação, disse o psiquiatra Carl Gustav Jung. Assim, tanto para o bem ou para o mal, a imitação tende a ser se a Lei fazer parte desse processo. Em primeiro lugar, restrições ao poder execrável da mídia [quais restrições? e como elas devem ser aplicadas? por quem?], que possui o poder de não só manipular, também alterar o destino do planeta com todas as suas implicações. Cabe ao Superior Tribunal de Justiça - STF, zelar para a interpretação da legislação brasileira de maneira mais intensificada [como?] e a criação de novas por meio do Poder Legislativo [quais?], dando ênfase a regulação midiática [como?].
avatar
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1091
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 20
Localização : Curitiba, PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desperdício de Alimentos - Redação ENEM

Mensagem por Hayzel Sh em Sex 12 Ago 2016, 14:14

Na minha opinião, sua redação continua com vários descontos de nota. Sugiro, então, reescrevê-la. Como o tema é Desperdício de Alimentos: fome no Brasil e os decorrentes impactos naturais, poderia organizar os 4 parágrafos da redação (1,2,3,4) mais ou menos como:

1:[Introdução]
2:]Discutir (causas e consequências) que o desperdício de alimentos causa fome no Brasil - aspecto social]
3:]Não obstante, o desperdício ainda causa impactos à natureza - aspecto ambiental]
4:]Soluções para o aspecto social Soluções para o aspecto ambiental]

Observações:

1:Eu colocaria na tese as palavras-chave do tema, e falaria que soluções para o aspecto social e para o aspecto ambiental, relacionados ao tema, são necessárias, de forma bem resumida, para guiar o corretor ao longo da redação.
3:Comece com um conectivo, como "não obstante", "além disso", "ademais", etc, a fim de mostrar melhor a lógica e a relação entre os seus parágrafos de desenvolvimento.
4:Para cada solução, pense em "o quê?" (qual será a solução), "como?" (quem deverá implementá-la) e "quem?" (meios pelos quais elas serão implementadas).

Há inúmeros jeitos de se fazer uma redação de ENEM, esse é apenas um esquema claro, coeso e coerente.
avatar
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1091
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 20
Localização : Curitiba, PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desperdício de Alimentos - Redação ENEM

Mensagem por gomki em Sex 12 Ago 2016, 21:07

Putz.. Tá tenso.  Essa parte de:  ''Daria pra pegar os dois e condensar num só.''
tá difícil, não to conseguindo desenvolver..    Acho que é tudo consequência disso ai :l. 

Enfim,  vou tentar de novo com suas dicas. Não me importo em ficar 1 semana editando isso, em uma única redação dá pra ajudar muito. 

MUITO  obrigado!

gomki
iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 03/08/2016
Idade : 20
Localização : Vila Velha, ES BR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desperdício de Alimentos - Redação ENEM

Mensagem por Diego A em Seg 15 Ago 2016, 00:12

"Joinha" pelo empenho dos colegas!
:tiv:

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
avatar
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1384
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 22
Localização : Cascavel - PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desperdício de Alimentos - Redação ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum