Olá companheiro de fórum!



- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.


- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.


- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Reações inorgãnicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Reações inorgãnicas

Mensagem por Pedro Prado em Ter Jul 19 2016, 15:33

(UNICAMP) No início das transmissões radiofônicas, um pequeno aparelho permitia a recepção do sinal emitido por estações de rádio. Era o chamado rádio de galena, cuja peça central constituía-se de um cristal de galena, que é um mineral de chumbo, na forma de sulfeto, de cor preta. O sulfeto de chumbo também aparece em quadros de vários pintores famosos que usaram carbonato básico de chumbo como pigmento branco. Com o passar do tempo, este foi se transformando em sulfeto de chumbo pela ação do gás sulfídrico presente no ar, afetando a luminosidade da obra. Para devolver à pintura a luminosidade original que o artista pretendeu transmitir, ela pode ser tratada com peróxido de hidrogênio, que faz com que o sulfeto de chumbo transforme-se em sulfato, de cor branca. 

a) Escreva os símbolos químicos do chumbo e do enxofre. Lembre-se de que os símbolos químicos desses elementos se originam de seus nomes latinos “plumbum” e “sulfur”. 

b) Escreva a equação química que representa a transformação do sulfeto de chumbo em sulfato de chumbo pela ação do peróxido de hidrogênio. 

c) Dentre as transformações químicas citadas nesta questão, alguma delas corresponde a uma reação de óxido-redução? Responda sim ou não e justifique a sua resposta.

Pedro Prado
Jedi
Jedi

Mensagens : 390
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 15
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Reações inorgãnicas

Mensagem por Thiago Lira em Qua Jul 20 2016, 22:45

a) Os símbolos são, respectivamente, Pb e S.
b) PbS + 2 H2O2 -> PbSO4 + 2 H2
(É importante considerar que o peróxido de hidrogênio possui uma tendência natural a oxidar as substâncias com que reage, mas também pode reduzí-las.)
c) Sim, a reação acima é de oxirredução, pois envolve a troca de elétrons e a transferência de oxigênios de uma substância para outra, alterando, portanto, o seu NOx.

Thiago Lira
Padawan
Padawan

Mensagens : 71
Data de inscrição : 25/12/2013
Idade : 16
Localização : Recife - PE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum