PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desinformação histórica

Ir para baixo

Desinformação histórica Empty Desinformação histórica

Mensagem por carolzinhag3 Ter maio 10 2016, 17:25

Tema: "Desinformação histórica: um problema, mil consequências"
Proposta: http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/banco-de-redacoes/
 
 
População às cegas
 
Ter uma posição acerca de questões debatíveis é algo raro de ser ver no Brasil. Percebe-se como a maioria da população possui opiniões padronizadas que são transmitidas, principalmente, pela mídia. Isso ocorre porque uma sociedade que desconhece sua história e os diferentes lados de determinado fato é muito mais propícia a ser manipulada através da hegemonia política e cultural.
 
Um bom exemplo disso seriam as manifestações de 2013 contra a corrupção e a favor de melhorias no país. Grande parte dos atos foi "maquiada” pela imprensa que tratava os manifestantes como "arruaceiros" e "vândalos". Além disso, as agressões cometidas por policiais que, aliás, são subordinados pelo governo, sofreram omissão. A mídia faz isso por possuir apoio do sistema político e em troca, manipula o povo para que o mesmo não se torne opositor de seus representantes. Caso a população fosse instruída o suficiente, principalmente, em relação à ditadura no Brasil, no qual algo bem parecido também ocorreu, uma porcentagem gigantesca ficaria a favor dos protestos e refletiria sobre os atos de seus governantes.
 
Outro acontecimento seriam as ocupações que diversos alunos estão realizando em suas escolas públicas para chamar a atenção do Estado devido as péssimas condições de estudo que enfrentam. Entretanto, a mídia faz questão novamente de esconder tais precariedades. A população passa a pensar que se trata apenas de um ato de rebeldia, esquecendo-se que há milhares de jovens com mais de 14 anos analfabetos e escolas sem aulas e professores, -  problema que perpassa décadas - já que uma população sem instrução é formada por "robôs" dominados e com um passado que não muda ao longo do tempo.
 

Logo, o controle sobre as massas é o principal motor tanto para o governo quanto para os meios de comunicação. Porém, a omissão e a manipulação nunca serão ferramentas para o avanço social. Uma educação igualitária e o acesso à fontes de nossa história, como livros, assim como maiores debates nas escolas sobre a atualidade de nossa sociedade serão as melhores soluções para formação de cidadãos conscientes.
carolzinhag3
carolzinhag3
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desinformação histórica Empty Re: Desinformação histórica

Mensagem por Convidado Ter maio 10 2016, 19:08

Você focou mais na mídia do que nos problemas que se tem quando não* se olha a história.

Eu até concordaria se a sua tese fosse algo como "a mídia é provocadora de desconhecimento histórico" e todo o tempo vc relaciona-se com a história no desenvolvimento... mas vc acabou por patinar lá pelo lado do poder de manipulação e governo e tocou pouco na parte histórica e como isso afeta o presente ou futuro(segundo texto de apoio que li no link, esse era o foco). 

O segundo parágrafo tem isso... mas vc conseguiu salvar a lavoura no final do deste falando do presente. Não posso falar o mesmo do terceiro parágrafo, vc falou do passado, mas foi ainda menos analisado do que o segundo parágrafo. 

Na conclusão em vez de vc retomar que a história é algo importante vc falou de forças de poder... ou seja, seu foco no texto inteiro era realmente outro e não história. 

O texto está legal, mas seguir o tema não foi totalmente obtido na minha opinião. Foi "tangenciado"*.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Desinformação histórica Empty Re: Desinformação histórica

Mensagem por carolzinhag3 Sex maio 13 2016, 23:39

Também achei...Concordo com vc
Obrigada!!!
carolzinhag3
carolzinhag3
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desinformação histórica Empty Re: Desinformação histórica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos