PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise de frases

2 participantes

Ir para baixo

Análise de frases Empty Análise de frases

Mensagem por Jeffersonsons Ter 26 Abr 2016, 17:43

Você comprou esta blusa para mim?


Eu comprei-o numa loja no centro da cidade.

Sobre as duas frases acima, ostaria de uma análise da função que cada termo corresponde nas frases.

ps. 1- sobre a primeira frase, o termo "esta blusa" penso ser predicativo do objeto indireto, e "para mim" um objeto indireto. Sendo então um predicado verbo-nominal.

ps. 2- Sobre a segunda frase penso que o pron.obliquo.atono seja objeto direto. e o resto da oração "numa loja no centro da cidade" funcione como adjunto adverbial.
Jeffersonsons
Jeffersonsons
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 508
Data de inscrição : 14/08/2015
Idade : 28
Localização : sao luizsi, bahia brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Análise de frases Empty Re: Análise de frases

Mensagem por NATHGOOL Qua 27 Abr 2016, 08:54

Jefferson 'para mim' é objeto Indireto realmente, mas acho que 'esta blusa' é objeto direto. Comprou alguma coisa para alguém.  Uma forma fácil de saber quando há predicativo do objeto é que ocorre quando aparecem verbos que indicam Opinião (achar,considerar,julgar) ou Transformação (deixar, tornar, fazer).Sendo então predicado verbal a primeira frase para mim. Na segunda frase não tenho certeza se estou certa desculpa kkkk acho que o pronome é objeto direto, 'numa loja no centro' se refere ao verbo sendo um Adjunto Adverbial de Lugar, 'onde comprei?' .Mas 'da cidade' se refere ao centro como centro é um nome 'da cidade' é então Adjunto Adnominal. Espero ter ajudado em algo Wink quando tiver a resposta posta, fica mais fácil pra ajudar

NATHGOOL
Jedi
Jedi

Mensagens : 200
Data de inscrição : 19/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos