PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre sais...

3 participantes

Ir para baixo

Sobre sais... Empty Sobre sais...

Mensagem por ThE2Jp22333 Seg 04 Abr 2016, 18:38

Vi na internet que um sal tem caráter ácido ou básico se ocorrer uma reação de neutralização parcial, formando um sal com íons H ou HO na fórmula. Mas meu professor disse que um sal pode ter caráter básico ou ácido por simplesmente ser formado por um ácido fraco e uma base forte e vice versa. então o MgSO4 séria um sal ácido por ser formado por ácido forte e base fraca, mas ele não possui nenhum íon H na fórmula, alguém pode me esclarecer? 

E se meu professor estiver certo, um ácido moderado (ex: H3PO2) mais uma base pouco solúvel (ex: Ca(OH)2) daria um sal ácido, básico ou neutro?

ThE2Jp22333
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/04/2016
Idade : 24
Localização : Colatina, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre sais... Empty Re: Sobre sais...

Mensagem por Igor Almeida de Morais Dom 10 Abr 2016, 21:21

Até onde eu sei as duas ideias estão certas. Se ocorrer um neutralização parcial, pode formar um hidrogenossal, que possui H em sua constituição, ou pode formar um hidroxissal, que possui OH em sua composição. Agora, se a neutralização for total acontece isso que seu professor disse, assim MgSO4, é um sal ácido, já que o Hidróxido de Magnésio é uma base fraca e o ácido sulfúrico é um ácido forte.
Respondendo a sua pergunta. Se houver a neutralização de ácido hipofosforoso (H3PO2) com hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), haverá a formação de um ácido básico, pois o H3PO2 é considerado moderado e o hidróxido ainda que pouco solúvel é considerado base forte.

Igor Almeida de Morais
Padawan
Padawan

Mensagens : 83
Data de inscrição : 23/06/2014
Idade : 26
Localização : Goiânia, Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre sais... Empty Re: Sobre sais...

Mensagem por rodrigoneves Dom 10 Abr 2016, 21:42

Trata-se de uma confusão de termos. 
Para se referir a um ácido formado por neutralização parcial, com H em sua fórmula, é mais adequado o termo hidrogenossal, bem como hidroxissal para sais com OH na fórmula. 
Por outro lado, sais em solução aquosa podem gerar soluções com caráter ácido, básico ou neutro, conforme o ácido e a base que o formam (prevalência do mais forte). 
Hidrólise de sais:
Como exemplo darei o nosso conhecido bicarbonato de sódio, ou carbonato ácido de sódio: 
NaHCO_3  
Ele é formado por neutralização parcial do ácido carbônico com o hidróxido de sódio
H_2CO_3 + Na(OH) \rightarrow NaHCO_3 + H_2O
Por possuir hidrogênio ionizável em sua fórmula, é classificado como hidrogenossal ou sal ácido. Porém, sua solução é básica (veja que é formado pela reação de uma base forte com um ácido fraco).
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre sais... Empty Re: Sobre sais...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos