Redação FUVEST 2008 - informação
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Redação FUVEST 2008 - informação
Tema: http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/fuvest/fuvest2008_2fase.asp?img=01
Em "Redação", ao lado esquerdo.
Tempo: 1 hora.
A Era da Pseudo-informação
A internet e suas ferramentas de busca proporcionam a facilidade de encontrar informações que, há algumas décadas, só era possível após uma árdua busca em livros e artigos. Contudo, tal facilidade é, muitas vezes, utilizada de forma equivocada ou errônea pelos usuários, sendo imprescindível a avaliação da veracidade das informações antes de sua disseminação.
Essas ferramentas de busca, tal como o "google", possuem uma infinidade de informações instantâneas e disponíveis à todos. Hoje, cursos gratuitos de renomadas faculdades, tanto nacionais como a USP quanto internacionais como Harvard, são transmitidos gratuitamente, o que amplia o conhecimento cultural e o intelectual de quem os assiste. Entretanto, a disponibilidade de informações equivocadas ou falsas também faz parte do que a Internet pode proporcionar e estas são propagadas constantemente por quem não dedica alguns minutos para averiguar a fonte e sua credibilidade.
A partir disso, pseudo-informações são tratadas como verdades absolutas. Livros escolares, por exemplo, muitas vezes são substituídos pelo ''Wikipédia" no qual usuários podem acrescentar e modificar informações a qualquer momento. Consequentemente, diversos trabalhos de pesquisa nas escolas contêm textos copiados e colados diretamente do site e os alunos, diante da ampla gama de conteúdo encontrada na internet, se alienam cada vez mais.
Diante da "Era da Informação" em que se vive, pode-se trazer a curiosidade e o interesse pela pesquisa que aquelas árduas buscas em livros e artigos nas bibliotecas despertavam, ao estimular o hábito de filtrar informações na internet que podem ser úteis e também, ao avaliar a fonte que elas possuem para que, então, se possa propagá-las.
Em "Redação", ao lado esquerdo.
Tempo: 1 hora.
A Era da Pseudo-informação
A internet e suas ferramentas de busca proporcionam a facilidade de encontrar informações que, há algumas décadas, só era possível após uma árdua busca em livros e artigos. Contudo, tal facilidade é, muitas vezes, utilizada de forma equivocada ou errônea pelos usuários, sendo imprescindível a avaliação da veracidade das informações antes de sua disseminação.
Essas ferramentas de busca, tal como o "google", possuem uma infinidade de informações instantâneas e disponíveis à todos. Hoje, cursos gratuitos de renomadas faculdades, tanto nacionais como a USP quanto internacionais como Harvard, são transmitidos gratuitamente, o que amplia o conhecimento cultural e o intelectual de quem os assiste. Entretanto, a disponibilidade de informações equivocadas ou falsas também faz parte do que a Internet pode proporcionar e estas são propagadas constantemente por quem não dedica alguns minutos para averiguar a fonte e sua credibilidade.
A partir disso, pseudo-informações são tratadas como verdades absolutas. Livros escolares, por exemplo, muitas vezes são substituídos pelo ''Wikipédia" no qual usuários podem acrescentar e modificar informações a qualquer momento. Consequentemente, diversos trabalhos de pesquisa nas escolas contêm textos copiados e colados diretamente do site e os alunos, diante da ampla gama de conteúdo encontrada na internet, se alienam cada vez mais.
Diante da "Era da Informação" em que se vive, pode-se trazer a curiosidade e o interesse pela pesquisa que aquelas árduas buscas em livros e artigos nas bibliotecas despertavam, ao estimular o hábito de filtrar informações na internet que podem ser úteis e também, ao avaliar a fonte que elas possuem para que, então, se possa propagá-las.
fergasfig- Estrela Dourada
- Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP
Re: Redação FUVEST 2008 - informação
fergasfig escreveu:Tema: http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/fuvest/fuvest2008_2fase.asp?img=01
Em "Redação", ao lado esquerdo.
Tempo: 1 hora.
A Era da Pseudo-informação
A internet e suas ferramentas de busca proporcionam a facilidade de encontrar informações que, há algumas décadas, só era possível após uma árdua busca em livros e artigos. Contudo, tal facilidade é, muitas vezes, utilizada de forma equivocada ou errônea pelos usuários, sendo imprescindível a avaliação da veracidade das informações antes de sua disseminação. Tese ok!
Essas ferramentas de busca, tal como o "google", possuem uma infinidade de informações instantâneas e disponíveis à todos. Hoje, cursos gratuitos de renomadas faculdades, tanto nacionais como a USP quanto internacionais como Harvard, são transmitidos gratuitamente, o que amplia o conhecimento cultural e o intelectual de quem os assiste. Entretanto, a disponibilidade de informações equivocadas ou falsas também faz parte do que a Internet pode proporcionar e estas são propagadas constantemente por quem não dedica alguns minutos para averiguar a fonte e sua credibilidade.Argumento ok!
A partir disso, pseudo-informações são tratadas como verdades absolutas. Livros escolares, por exemplo, muitas vezes são substituídos pelo ''Wikipédia" no qual usuários podem acrescentar e modificar informações a qualquer momento. Consequentemente, diversos trabalhos de pesquisa nas escolas contêm textos copiados e colados diretamente do site e os alunos, diante da ampla gama de conteúdo encontrada na internet, se alienam cada vez mais.
Diante da "Era da Informação" em que se vive, pode-se trazer a curiosidade e o interesse pela pesquisa que aquelas árduas buscas em livros e artigos nas bibliotecas despertavam, ao estimular o hábito de filtrar informações na internet que podem ser úteis e também, ao avaliar a fonte que elas possuem para que, então, se possa propagá-las.
Você seguiu os parâmetros de uma dissertação argumentativa, mas pecou ao não fazer as reflexões filosóficas exigidas pela FUVEST e ao cair no óbvio. Não encontrei nenhuma bagagem cultural (pensamentos de filósofos, fatos históricos, dados científicos etc), que é um sinal de uma dissertação (desculpe pela palavra) "pobre". Seria interessante, por exemplo, falar da dúvida descartiana (duvidar de tudo aquilo que lhe é apresentado) e do novo método de ensino difundido no mundo, o PBL (se baseia no fato do aluno buscar o próprio conhecimento).
Em particular, tente "ser" um filósofo principalmente na conclusão.
Fito42- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil
Re: Redação FUVEST 2008 - informação
Muito obrigada!!
fergasfig- Estrela Dourada
- Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP
Re: Redação FUVEST 2008 - informação
Acredito que dessa forma fica mais claro e objetivo.
A internet e suas ferramentas de busca proporcionam a facilidade de encontrar informações que, há algumas décadas, só era possível após uma árdua busca em livros e artigos. Contudo, tal facilidade é, muitas vezes, utilizada de forma equivocada ou errônea por alguns usuários, pois os mesmos não avaliam a veracidade das informações antes de dissemina - las.
Ferramentas de busca, como o google, possuem uma infinidade de informações instantâneas e disponíveis à todos. Hoje, cursos gratuitos de renomadas faculdades nacionais, como a USP, ou internacionais, como Harvard, são transmitidos gratuitamente, o que amplia o conhecimento cultural e intelectual de quem os assiste. Entretanto, a disponibilidade de informações equivocadas ou falsas também faz parte do que a Internet pode proporcionar e estas são propagadas constantemente por quem não dedica alguns minutos para averiguar a credibilidade das fontes utilizadas.
A partir disso, pseudo-informações podem ser tratadas como verdades absolutas. Livros escolares, por exemplo, muitas vezes são substituídos por pesquisas no ''Wikipédia", no qual usuários podem acrescentar e modificar informações a qualquer momento. Consequentemente, diversos trabalhos de pesquisa nas escolas contêm textos copiados e colados diretamente do site, e os alunos, diante da ampla gama de conteúdo encontrada na internet, constroem conhecimentos por meio de informações duvidosas.
A veracidade de informações propagadas na internet é um assunto que precisa ser mais debatido na sociedade. A maquinha pública pode, por exemplo, investir na criação de bancos de dados, como o scielo, para disponibilizar informações que foram pré selecionadas por alguns requisitos para garantir as suas qualidades. Desse modo, ações como essa, pode ser um grade passo para evitar distorções na construção de conhecimento de quem utiliza a internet como meio de estudo e pesquisa.
A internet e suas ferramentas de busca proporcionam a facilidade de encontrar informações que, há algumas décadas, só era possível após uma árdua busca em livros e artigos. Contudo, tal facilidade é, muitas vezes, utilizada de forma equivocada ou errônea por alguns usuários, pois os mesmos não avaliam a veracidade das informações antes de dissemina - las.
Ferramentas de busca, como o google, possuem uma infinidade de informações instantâneas e disponíveis à todos. Hoje, cursos gratuitos de renomadas faculdades nacionais, como a USP, ou internacionais, como Harvard, são transmitidos gratuitamente, o que amplia o conhecimento cultural e intelectual de quem os assiste. Entretanto, a disponibilidade de informações equivocadas ou falsas também faz parte do que a Internet pode proporcionar e estas são propagadas constantemente por quem não dedica alguns minutos para averiguar a credibilidade das fontes utilizadas.
A partir disso, pseudo-informações podem ser tratadas como verdades absolutas. Livros escolares, por exemplo, muitas vezes são substituídos por pesquisas no ''Wikipédia", no qual usuários podem acrescentar e modificar informações a qualquer momento. Consequentemente, diversos trabalhos de pesquisa nas escolas contêm textos copiados e colados diretamente do site, e os alunos, diante da ampla gama de conteúdo encontrada na internet, constroem conhecimentos por meio de informações duvidosas.
A veracidade de informações propagadas na internet é um assunto que precisa ser mais debatido na sociedade. A maquinha pública pode, por exemplo, investir na criação de bancos de dados, como o scielo, para disponibilizar informações que foram pré selecionadas por alguns requisitos para garantir as suas qualidades. Desse modo, ações como essa, pode ser um grade passo para evitar distorções na construção de conhecimento de quem utiliza a internet como meio de estudo e pesquisa.
hugo araujo- Estrela Dourada
- Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG
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