PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calor Específico

2 participantes

Ir para baixo

Calor Específico  Empty Calor Específico

Mensagem por Raquel Caroline Qua 21 Out - 19:59

Em um refrigerador, que estava ligado em perfeito funcionamento, Paulo colocou, em pontos equivalentes, e em termos de refrigeração, uma garrafa com água mineral gaseificada e um frasco contendo iogurte batido e adoçado. Após três dias, Paulo tomou um gole do iogurte e, em seguida, da água. Indique a alternativa correta.
a) O citado iogurte deve provocar sensação de mais frio quando estiver adoçado com produtos altamente energéticos, como açúcar ou mel. 
b) O citado iogurte deve provocar sensação de menos frio, em conseqüência do seu teor de gordura, sendo esta sensação acentuada pelo aumento deste teor, tendo em vista o efeito inibidor da gordura à percepção do frio.
c) O citado iogurte não deve provocar sensação de menos frio quando estiver adoçado com produtos de baixo teor energético, como adoçantes dietéticos.
d) Independentemente do teor de gordura ou do adoçante empregado, a água deve provocar uma sensação de menos frio, por possuir calor específico mais elevado que o do citado iogurte.
e) Independentemente do teor de gordura ou do adoçante empregado, a água deve provocar uma sensação de mais frio, por possuir calor específico mais elevado do que citado iogurte.
 
GAB: E.. 
Se alguém puder me explicar o motivo de ser a letra E, pois não consigo relacionar bem o calor especifico com a perda de calor e sensação de frio. Obrigada!!
Raquel Caroline
Raquel Caroline
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 27
Localização : Rio de janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Calor Específico  Empty Re: Calor Específico

Mensagem por Euclides Qua 21 Out - 20:33

Após três dias na geladeira tanto água como iogurte já estarão à mesma temperatura.

Muito poucas substâncias (amônia líquida, lítio,hélio) têm calores específicos maiores que o da água. O que é forçoso supor é que nenhum dos componentes do iogurte seja um desses. Sendo assim o calor específico do iogurte deve ser menor que o da água.

Tomando goles iguais (mesma massa) de água e iogurte e deixando-os entrar em equilíbrio térmico (mesmo ∆t)  com o ambiente da boca, os calores que água e iogurte retirarão da boca (sensação térmica) serão

Q=mc\Delta t

a substância de menor calor específico retirará menos calor, justificando uma sensação térmica de "menos frio".

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Calor Específico  Empty Re: Calor Específico

Mensagem por Raquel Caroline Qui 29 Out - 10:52

..a substância de menor calor específico retirará menos calor, justificando uma sensação térmica de "menos frio".


Não seria uma sensação térmica de ''mais frio'' já que o iogurte retirará menos calor do meio em relação a água?  
Raquel Caroline
Raquel Caroline
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 27
Localização : Rio de janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Calor Específico  Empty Re: Calor Específico

Mensagem por Euclides Qui 29 Out - 17:22

Não seria uma sensação térmica de ''mais frio'' já que o iogurte retirará menos calor do meio em relação a água? 

Não, Raquel.

Em contato com a mão, a substância retirará calor da pele até entrar em equilíbrio térmico com ela. A substância de menor calor específico precisará retirar menos calor para isso, portanto esfriará menos a pele.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Calor Específico  Empty Re: Calor Específico

Mensagem por Raquel Caroline Seg 2 Nov - 11:55

Ah sim, consegui entender agora. Muito obrigada!!
Raquel Caroline
Raquel Caroline
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 27
Localização : Rio de janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Calor Específico  Empty Re: Calor Específico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos