PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gostaria de estudar nos EUA?Por que?

+6
Carlos Adir
Ashitaka
Elom Binn
jango feet
Euclides
PedroCunha
10 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Gostaria de estudar nos EUA?Por que? - Página 3 Empty Gostaria de estudar nos EUA?Por que?

Mensagem por kill* Dom 21 Jun 2015, 16:15

Relembrando a primeira mensagem :

Olá pessoal  👅

Recentemente eu fui em um churrasco com alguns amigos de infância que não via há uns 4~5 anos. Estávamos conversando e acabei falando que fiz o primeiro colegial nos EUA, depois desse comentário alguns deles me perguntaram como foi a experiência e tudo mais, mas uma coisa me deixou meio perturbado Neutral  90% deles falaram que tinham o sonho de fazer o terceiro ano ou faculdade fora do país (no caso EUA) , mas a justificativa que foi meio estranha  :scratch:   Basicamente criticaram o Brasil de modo geral e alegaram com toda a convicção do mundo de que a educação daqui não chega perto da de outros países desenvolvidos  Shocked

Nesse forum o pessoal tem um nível intelectual mais elevado (meus amigos são bem tapados Very Happy  )e creio que vocês tem opiniões mais concretas a respeito  👅 Quando falei que decidi voltar pro Brasil para fazer a faculdade aqui ao invés de esperar 2 anos lá me chamaram até de doente  pale

Realmente acham que a educação aqui é tão inferior ?
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de estudar nos EUA?Por que? - Página 3 Empty Re: Gostaria de estudar nos EUA?Por que?

Mensagem por kill* Qua 24 Jun 2015, 21:05

Euclides,
Estudei com 2 coreanos e tem algumas coisas que devem ser ditas.

- Os coreanos estudam mais de 10h por dia porque : a escola é integral e as faculdades são extremamente disputadas, melhoraram demais a educação nível médio e esqueceram do nível superior. Esses 2 coreanos ainda estão em Ohio e vão fazer faculdade lá , por ser mais fácil de entrar.

-sofisticaram a escola substituindo os cadernos por computadores, isso é verdade, porém alguns meses depois retiraram todos os computadores da sala , pois os alunos estavam perdendo a habilidade da escrita.

-Esqueceram que pouco importa formar mão de obra de altíssima qualidade se não há oferta o suficiente para suprir a demanda, a favelização em centros econômicos como Seoul está aumento muito, seguindo o mesmo caminho do Brasil, e a violência vem crescendo, porém o governo omite vários casos para manter o IDH alto (tem algo a ver com uma disputa história com o Japão, tal que os coreanos querem se destacar perante esses, mas não entendi direito)

No Brasil, antes de investir em educação, deve-se solucionar o problema social do país , para alguém que vive na periferia a questão "para quê ensinar" é descartável.
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Gostaria de estudar nos EUA?Por que? - Página 3 Empty Re: Gostaria de estudar nos EUA?Por que?

Mensagem por kill* Qua 24 Jun 2015, 21:25

Diaz escreveu:Respeito sua visão, porem depois de tantos exemplos que conheci mudei meu pensamento, é claro que existem variações de estado para estado, região para região, cidade para cidade, mas por exemplo aqui na minha cidade, antigamente só existia um grande cursinho, era o maior e único, meu prof de bio dava aula nesse cursinho, só que ele falava que ganhava ''muito mal'' (ele ganhava bem, mas se comparado ao que o dono ganhava era nada), aí um dia do nada ele pediu demissão, ele falou que chutou o balde ( que expressao kk) e montou
 o próprio curso, muitos diziam que ele n ia dar certo (pois os outros profs do curso n quiseram ir junto) , mas ele é um excelente 
professor e adivinha? ele conseguiu e deu certo e mais hoje é um dos melhores cursos pré-vestibular da região, e eu fiquei impressionado demais, enfim outro era meu prof de Eletrônica Industrial na escola, ele tem 21 anos (quando deu aula para mim tinha 20) e já estava no último ano de Eng. , ele se formou com 16 e foi direto p universidade, mesmo a faculdade de eng. sendo integral ele dava aula em cursinhos e 2 anos depois quando fez 18 ele montou uma empresa de automação industrial, além de ser o professor mais jovem da minha escola , ele com 20 anos já ganhava mais que muito professor com mestrado, porém ele me falava que trabalhava muito, do tipo de dormir dia sim e dia não, mas ele amava o que fazia que era/é dar aula e desenvolver projeto para industria, mas isso é aqui, n sei como se daria em outra região, foi por causa dele que eu decidi largar a faculdade p trabalhar como técnico e tentar passar p Eng de novo, só que dessa vez noturno, para poder continuar trabalhando como técnico e depois montar minha empresa,  antes achava impossível ganhar dinheiro com eng na minha região e sem ser formado, mas o impossível é só questão de opinião. Depois de ver/conhecer exemplos como este, percebi que ganhar dinheiro só dependia de mim, minha rotina é ternsa, mas final do mês vale a pena kk, é tudo questão do que vc quer, seus planos, enfim ''Várias Variáveis''

Histórias interessantes  Shocked Nos EUA eu também conheço 2 histórias :
um casal de médicos hipotecaram a própria casa e abriram uma clínica particular , até porque a saúde no EUA é muito cara(você pode chegar esfaqueado no hospital que se não tiver dinheiro vão deixá-lo morrer). Abriram uma pequena clínica e estavam ganhando uma quantia boa, um pouco menor que ganhavam no hospital, mas trabalhavam metade do expediente normal e faziam fiado.Um dia eles receitaram um remédio para dor de cabeça para um paciente. O paciente passou mal por que o remédio era contra indicado para uma doença que ele tinha. Ele foi na polícia, denunciou a clínica e a processou. 
*Nos EUA é o famoso "vou te processei" , qualquer coisa já querem arrancar seu dinheiro, sério, é medonho  pale

Um engenheiro largou um concurso público para trabalhar numa empresa automobilística e exercer o que realmente aprendeu na faculdade. Ele mal entrou no emprego e já foi demitido (EUA entrou em crise econômica). Ficou desempregado.

Meu pai sempre falou para mim que se dinheiro não trouxesse felicidade não teria tanta gente sonhando em ganhar na mega sena.  Very Happy
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagem por Convidado Qua 24 Jun 2015, 22:39

Uma empresa de grande porte não vai contratar um engenheiro com base na universidade em que ele se formou, a não ser que exista uma real necessidade de se ampliar o número de empregados. Se você der uma pesquisada nas perguntas que essas empresas fazem ao contratar você vai observar que elas sempre tendem a um aspecto, que é a resolução de problemas. 

Muito mais do que um bom diploma, as empresas buscam por inovação, criatividade e liderança. O que estou falando é que as contratações seguem a lógica: você precisa ser, antes de fazer, e fazer, antes de ter. Não é atoa que é muito mais fácil uma pessoa ser contratada por indicação do que, simplesmente, enviando um currículo. Aquele que te indica pode afirmar o que você é, enquanto o currículo só pode afirmar o que você fez. 

Querendo ou não, a gente sempre retorna àquele pensamento de que o sucesso depende muito mais do aluno do que da universidade.

Convidado
Convidado

Mensagem por kill* Qua 24 Jun 2015, 23:52

Dezotti escreveu:
(I)Uma empresa de grande porte não vai contratar um engenheiro com base na universidade em que ele se formou, a não ser que exista uma real necessidade de se ampliar o número de empregados. Se você der uma pesquisada nas perguntas que essas empresas fazem ao contratar você vai observar que elas sempre tendem a um aspecto, que é a resolução de problemas(II)

Muito mais do que um bom diploma, as empresas buscam por inovação, criatividade e liderança. O que estou falando é que as contratações seguem a lógica: você precisa ser, antes de fazer, e fazer, antes de ter. Não é atoa que é muito mais fácil uma pessoa ser contratada por indicação do que, simplesmente, enviando um currículo(III). Aquele que te indica pode afirmar o que você é, enquanto o currículo só pode afirmar o que você fez. 
Querendo ou não, a gente sempre retorna àquele pensamento de que o sucesso depende muito mais do aluno do que da universidade.

I - então um currículo escrito "ITA" e outro escrito "Anhanguera" tem o mesmo peso? 

II- isso realmente é verdade, meu irmão passou num programa de bolsa para a Inglaterra e comentou que várias pessoas com nota superior a dele foram cortadas, PORÉM meu irmão tirou uma média de 8,5/10 gabaritando inglês, ou seja, até os selecionados tem que ter um desempenho prévio bom, empregar um engenheiro que nem sabe o que é um reostato não tem como também né. 

III - na verdade isso é uma mistura da vida privada com profissional, já vi muito cara ruim ser empregado em cargos ótimos porque tinha amigo dentro. Não tem essa de afirmar quem você é, um amigo seu sempre falará bem de você,pelo menos é o que se espera.

É realmente muito bonita essa visão de que o aluno sobrepõe a universidade, mas numa seleção de grande porte vão primeiro avaliar seu currículo, para então avaliar você.Já imaginou se fossem entrevistar 50.000 candidatos?
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagem por Convidado Qui 25 Jun 2015, 00:17

kill* escreveu:
Dezotti escreveu:
(I)Uma empresa de grande porte não vai contratar um engenheiro com base na universidade em que ele se formou, a não ser que exista uma real necessidade de se ampliar o número de empregados. Se você der uma pesquisada nas perguntas que essas empresas fazem ao contratar você vai observar que elas sempre tendem a um aspecto, que é a resolução de problemas(II)

Muito mais do que um bom diploma, as empresas buscam por inovação, criatividade e liderança. O que estou falando é que as contratações seguem a lógica: você precisa ser, antes de fazer, e fazer, antes de ter. Não é atoa que é muito mais fácil uma pessoa ser contratada por indicação do que, simplesmente, enviando um currículo(III). Aquele que te indica pode afirmar o que você é, enquanto o currículo só pode afirmar o que você fez. 

I - então um currículo escrito "ITA" e outro escrito "Anhanguera" tem o mesmo peso? 

II- isso realmente é verdade, meu irmão passou num programa de bolsa para a Inglaterra e comentou que várias pessoas com nota superior a dele foram cortadas, PORÉM meu irmão tirou uma média de 8,5/10 gabaritando inglês, ou seja, até os selecionados tem que ter um desempenho prévio bom, empregar um engenheiro que nem sabe o que é um reostato não tem como também né. 

III - na verdade isso é uma mistura da vida privada com profissional, já vi muito cara ruim ser empregado em cargos ótimos porque tinha amigo dentro. Não tem essa de afirmar quem você é, um amigo seu sempre falará bem de você,pelo menos é o que se espera.

É realmente muito bonita essa visão de que o aluno sobrepõe a universidade, mas numa seleção de grande porte vão primeiro avaliar seu currículo, para então avaliar você.Já imaginou se fossem entrevistar 50.000 candidatos?

É claro que não dá para comparar o ITA com a Anhanguera, mas a formação é um fator dentre tantos. Não tem como negar que você está certo em criticar a minha opinião com esse exemplo, mas você colocou extremos: uma faculdade muito boa x uma faculdade ruim. É lógico que uma pessoa com formação ruim seria descartada, porém, creio que o padrão nessas empresas sejam de candidatos bem formados. Quem quer chegar longe começa fazendo uma boa graduação. 

O que eu quis dizer é que tem muita gente com graduação, mas sem diferencial. ITA ou MIT? São graduações excelentes. Fazer engenharia no ITA ou no MIT é uma garantia de futuro, é óbvio que você vai ter emprego. O que estou dizendo é em relação a empresas e cargos grandes, que, obviamente, só aceitariam pessoas formadas em instituições com nome, mas não é com base somente nesse critério que a contratação vai ser feita. Elas exigem mais. 

Convidado
Convidado

Mensagem por Diaz Qui 25 Jun 2015, 15:35

é aquela velha ''guerra'' prática x teoria, estudei 3 anos de Eletrônica e meu prof dizia que se colocassem uma pessoa trabalhando 3 anos em um indústria e outra estudando 3 anos teoria (como nós), a pessoa com 3 anos na prática teria mais experiencia, por causa que ela aprenderia o necessário e procederia na forma tentativa x erro, já nós teríamos mais teoria, porém saberíamos o pq de fazer certas coisas, por exemplo: se uma máquina nova desse problema provavelmente a pessoa que viveu na prática iria consertar, iria fazer experimentos, tentativa e erro já uma pessoa com teoria, iria estudar o manual, os circuitos, calcular, analisar o pq dos erros e dps iria tirar uma conclusao e com isso tentar consertar, outra analogia boa é a do ''english''. Imagine duas pessoas com nível zero de inglês n saibam nada, vc leva uma para os EUA e outra p melhor curso de inglês do Brasil, depois de 3 anos quem vai ser o mais fluente? depende, pois pode ser que a pessoa que foi p EUA tenha um sotaque americano impecável, um listening perfeito, porém não seja tao bom escrevendo, ou em gramatica , já a pessoa que viveu no Brasil, pode n ter um listening e um speaking tao bom, porém crtz que terá um grammar excelente. Meu professor ressaltava que é necessário ter os dois, porém eram poucos os profissionais que atentavam à isso, enfim, o que vale mais para vc e para empresa que possivelmente ira lhe contratar? Como eu disso, essas questões de educação, empresas, emprego, existem varias variáveis, as vezes dá até vontade de fazer sociologia para estudar indagações como essa (Daria uma boa dissertação para mestrado kk) , existe uma série de livros do Laurentino Gomes, um historiador, que explica o pq de muito coisa no Brasil ser do jeito que é baseado em sua história, muito boa esta séries de livros, recomendo.

PS: Conversas como essas são muito boas para ver o lado dos outros, outras realidade, testemunhos, verdades, mitos e etc. Muito produtivas e agregam muito ao pensamento Very Happy
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por kill* Qui 25 Jun 2015, 23:37

concordo Diaz  Very Happy
a questão é : você trabalhou 3 anos, não tem a teoria, mas sabe a prática. Outro sabe a teoria ma carece na prática. após mais 3 anos, o que sabe a teoria também saberá a pratica, mas aquele que sabe a pratica provavelmente não saberá a teoria, logo....... quem vence ? :twisted:
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagem por Diaz Dom 28 Jun 2015, 00:30

A possibilidade do inverso se faz verdade também haha
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por kill* Dom 28 Jun 2015, 13:25

Meio difícil né, até porque quando falo teoria me refiro de modo indireto a faculdade. Quem faz faculdade quer emprego, mas quem quer emprego não tem que necessariamente querer faculdade.
probabilidade pequena.
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo