(UERJ) Mecânica
4 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
(UERJ) Mecânica
Olá pessoal tudo bem?
Eu estava estudando mecânica quando me deparei com uma questão que eu considerei estranha:
"Uma estrada recém-asfaltada entre duas cidades é percorrida por um carro, durante uma hora e meia, sem parada. A extensão do percurso entre as cidades é de, aproximadamente :
(a) 103 m
(b) 104 m
(c) 105 m
(d) 106 m
Como eu vou fazer isso ssem ter a velocidade do carro? oO
Deve ser algo simples, já agradeço àquele que resolver!
Eu estava estudando mecânica quando me deparei com uma questão que eu considerei estranha:
"Uma estrada recém-asfaltada entre duas cidades é percorrida por um carro, durante uma hora e meia, sem parada. A extensão do percurso entre as cidades é de, aproximadamente :
(a) 103 m
(b) 104 m
(c) 105 m
(d) 106 m
Como eu vou fazer isso ssem ter a velocidade do carro? oO
Deve ser algo simples, já agradeço àquele que resolver!
JoaoGabriel- Monitor
Re: (UERJ) Mecânica
Pois é. Fiquei confuso na primeira vez que vi uma questão do tipo, mas não se preocupe que é simples.
No enunciado ele diz que é uma estrada, então, devemos estimar a velocidade do carro nessa estrada. Como não é de costume atravessar uma estrada a 60 km/h, devemos usar uma velocidade próxima da real.
No meu exemplo coloquei 120 km/h:
S = v.t
S = 120.1,5 = 180 km = 180.000 metros
Agora vamos as itens:
A) 1000 m ---> TÁ LONGE HUASDHUAS
B) 10.000 m ---> Não
C) 100.000 m ---> Sim, é a mais próxima
D) 1 M m ---> Demais. Também não é.
Você pode testar com outros valores, mas cuidado para não aumentar demais a velocidade ou de menos também.
No enunciado ele diz que é uma estrada, então, devemos estimar a velocidade do carro nessa estrada. Como não é de costume atravessar uma estrada a 60 km/h, devemos usar uma velocidade próxima da real.
No meu exemplo coloquei 120 km/h:
S = v.t
S = 120.1,5 = 180 km = 180.000 metros
Agora vamos as itens:
A) 1000 m ---> TÁ LONGE HUASDHUAS
B) 10.000 m ---> Não
C) 100.000 m ---> Sim, é a mais próxima
D) 1 M m ---> Demais. Também não é.
Você pode testar com outros valores, mas cuidado para não aumentar demais a velocidade ou de menos também.
Agora se você quiser ter certeza do resultado é só pegar o valor do item e dividir 1,5 e assim encontrará a velocidade em cada distância, depois é só escolher a que é possível.
Cara
Entendi seu raciocínio, mas eu acho que seja meio incorreta atribuir valores arbitrários ao problema.
O que impede o motorista de andar a 60km/h? Ou 50, ou até 20 (a estrada pode estar vazia )
Eu acho que deve haver um jeito de se resolver isso sem precisar atribuir valores...
Entendi seu raciocínio, mas eu acho que seja meio incorreta atribuir valores arbitrários ao problema.
O que impede o motorista de andar a 60km/h? Ou 50, ou até 20 (a estrada pode estar vazia )
Eu acho que deve haver um jeito de se resolver isso sem precisar atribuir valores...
JoaoGabriel- Monitor
JoaoGabriel,
1 - Você já estudou ordem de grandeza ? Pois bem, muitas questões desse assunto precisam que você atribua valores para resolver corretamente o problema. Então, você deve usar sua COERÊNCIA e ler o enunciado direito.
2 - Você viu como eu resolvi na segunda forma ??? Penso que não.
Vou fazer com mais detalhes para entender:
(a)10³m ---> 1000 metros ---> S/t = V ---> V = 0,666 km/h (Velocidade não permitida em estradas, use a lógica e sua vivência, não é comum vermos alguém atravessar uma estrada entre duas cidades usando apenas 1 km/h certo ?)
Faça o mesmo com os outros itens e o único que será correto será a letra C. Não se esqueça que estamos falando de uma ESTRADA.
Outra coisa :
Teste vários valores possíveis: Por exemplo, 60 km/h, sei que não seria o mais coerente, mas mesmo assim daria certo se tivesse tentado resolver:
60.1,5 = 90 km = 90.000 metros , o valor mais próximo de 90.000 metros é 100.000. Então, C do mesmo geito.
Esse é o geito de se resolver. Espero que entenda.
1 - Você já estudou ordem de grandeza ? Pois bem, muitas questões desse assunto precisam que você atribua valores para resolver corretamente o problema. Então, você deve usar sua COERÊNCIA e ler o enunciado direito.
2 - Você viu como eu resolvi na segunda forma ??? Penso que não.
Vou fazer com mais detalhes para entender:
(a)10³m ---> 1000 metros ---> S/t = V ---> V = 0,666 km/h (Velocidade não permitida em estradas, use a lógica e sua vivência, não é comum vermos alguém atravessar uma estrada entre duas cidades usando apenas 1 km/h certo ?)
Faça o mesmo com os outros itens e o único que será correto será a letra C. Não se esqueça que estamos falando de uma ESTRADA.
Outra coisa :
Teste vários valores possíveis: Por exemplo, 60 km/h, sei que não seria o mais coerente, mas mesmo assim daria certo se tivesse tentado resolver:
60.1,5 = 90 km = 90.000 metros , o valor mais próximo de 90.000 metros é 100.000. Então, C do mesmo geito.
Esse é o geito de se resolver. Espero que entenda.
Última edição por luiseduardo em Seg 11 Out 2010, 13:52, editado 1 vez(es)
Cara eu entendi o que vc fez. Mas deve ter um jeito de fazer sem atribuir valores, caindo em um sistema ou algo do tipo. Repito: Entendi o que vc fez
JoaoGabriel- Monitor
Não vi outra forma de resolver a não ser por essas duas formas que fiz. Se encontrar uma OUTRA forma de resolver usando sistema ou algo do tipo mande sua resolução.
Gente, esse é um tipo de questão que também avalia o bom senso do aluno.
- uma estrada boa
nesse tipo de pista, em geral o automóvel desenvolve velocidades tais que . O luiseduardo resolveu da maneira correta. Não há outro jeito, a não ser que você conheça as duas cidades.... né?
- uma estrada boa
nesse tipo de pista, em geral o automóvel desenvolve velocidades tais que . O luiseduardo resolveu da maneira correta. Não há outro jeito, a não ser que você conheça as duas cidades.... né?
Euclides- Fundador
dealexandria gosta desta mensagem
Blz entendi.
Vlw ai galera! Jaja posto mais!
Vlw ai galera! Jaja posto mais!
JoaoGabriel- Monitor
Não há outro jeito, a não ser que você conheça as duas cidades.... né?
Pois é
Bom é na Alemanha que algumas estradas não tem velocidade máxima uhasduhasdsuha. Agora se fosse no Brasil, quantos acidentes iriam acontecer ...
Página 1 de 2 • 1, 2
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos