PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão MHS -sistema massa mola

2 participantes

Ir para baixo

Questão MHS -sistema massa mola Empty Questão MHS -sistema massa mola

Mensagem por arthur barroso Sex 05 Jun 2015, 02:16

Dois blocos de massa m1 e m2,assimiláveis a ponto materiais repousam em uma superfície plana e horizontal ,presos a uma mola ideal de de constante k ,a mola está comprimida e os blocos não se movem ,porque um barbante está preso neles.
Queimando o barbante ,o sistema passa a oscilar .Suponha desprezíveis o atrito e a resistência do ar
a) Durante as oscilações ,um ponto da mola permanece em repouso.Usando apenas argumentos conceituais ,diga onde esse ponto se encontra
b) Determine o período de oscilações do sistema.

A letra a eu não entendi muito bem não mais deu pra "engolir"(porém gostaria que alguém me explicasse )
Já a letra b na solução fala que os dois períodos são iguais ,e como o centro de massa fica parado é como se fosse uma associação de molas em série,eu não entendo como posso concluir que os períodos são iguais ,também não entendi porque ele considerou que uma parte da mola tem constante K1 e a outra parte constante k2 se é a mesma mola.
Alguém por favor poderia me explicar detalhadamente essa questão?

arthur barroso
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 11/04/2015
Idade : 27
Localização : curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Questão MHS -sistema massa mola Empty Re: Questão MHS -sistema massa mola

Mensagem por arthur barroso Sex 05 Jun 2015, 02:48

Essa questão já está postada aqui no fórum inclusive,mais a dúvida do usuário que postou é idêntica a minha.
Ele perguntou porque os períodos são iguais,o Euclides respondeu que com uma pergunta,perguntando se a mola vibrava de duas maneiras diferentes.
Eu tenho a mesma duvida,na minha concepção não vibra não,mais por que então considera-se duas molas distintas de constantes elásticas K1 e K2?
Obs: Entendi a letra a),existe uma formula que relaciona velocidade do centro de massa com quantidade de movimento,mas a letra b ainda está bem confusa.

arthur barroso
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 11/04/2015
Idade : 27
Localização : curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Questão MHS -sistema massa mola Empty Re: Questão MHS -sistema massa mola

Mensagem por Admin Sex 05 Jun 2015, 02:55

Sempre na sequência do mesmo tópico.

____________________________________________
Quando você tiver a resposta da questão, poste-a, pois isso ajuda a quem vai tentar resolvê-la.

Leia os regulamentos do fórum para postar corretamente
Admin
Admin
Fundador
 Fundador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 07/07/2009
Localização : São Paulo - Brasil

https://pir2.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Questão MHS -sistema massa mola Empty Re: Questão MHS -sistema massa mola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos