PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você sabe por que uma faísca elétrica pode, d

3 participantes

Ir para baixo

Você sabe por que uma faísca elétrica pode, d Empty Você sabe por que uma faísca elétrica pode, d

Mensagem por cassiobezelga Qui 14 maio 2015, 20:31

Você sabe por que uma faísca elétrica pode, durante uma tempestade, “rasgar” uma árvore ao meio? Fácil! Veja: a faísca transporta, através da árvore, uma grande quantidade de carga elétrica de mesmo sinal, além de muita energia. Assim, a descarga elétrica provoca o aumento da pressão interna da árvore, devido ao aumento de temperatura,  e faz com que partes adjacentes da árvore sofram a ação de forças repulsivas de grande intensidade, devido a grande quantidade de carga elétrica de mesmo sinal que a árvore adquire. Se a árvore não suportar tal força, ela se parte.
Assim, quem tem cabelo comprido deve evitar penteá-lo por muito tempo. O pente e o cabelo ficam eletrizados com cargas de sinais contrários. Porém, os fios de cabelo terão cargas de mesmo sinal e irão se repelir. Isso pode “quebrar” as pontas dos cabelos, da mesma forma que a árvore é “rasgada”.

O que esse livro está querendo dizer. Que uma faisca vai atrair um Raio ou que uma carga que esta em uma arvore vai repelir todas as demais e a arvore vai rasgar?Se eu entendi o que ele está dizendo acho a ideia absurda .
cassiobezelga
cassiobezelga
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 509
Data de inscrição : 29/07/2013
Idade : 33
Localização : floriano piaui brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe por que uma faísca elétrica pode, d Empty Re: Você sabe por que uma faísca elétrica pode, d

Mensagem por Euclides Qui 14 maio 2015, 23:36


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe por que uma faísca elétrica pode, d Empty Re: Você sabe por que uma faísca elétrica pode, d

Mensagem por Medeiros Sex 15 maio 2015, 01:24

Quanto ao caso do pente e cabelo.
O texto induz a que passar o pente no cabelo não gera problema. O problema surge ao fazer isso "por muito tempo", ou seja, repetidas vezes.

Gostaria de lembrar que tem sido apregoado nos livros mais ou menos o seguinte: corpos eletrizados com cargas de sinais contrários, ao entrarem em contato, ocorre uma transferência de cargas resultando no equilíbrio de cargas nos dois corpos (agora com mesmo sinal) ou na neutralização total das cargas.

Então, na primeira penteada o pente adquire uma carga, digamos (+), e o cabelo adquire carga de sinal contrário (-). E neste caso, em que as cargas adquiridas devem-se apenas ao pentear, ambos os corpos tem a mesma quantidade de cargas. Por que, então, ao encostar o pente para a segunda penteada, não ocorre, de início, a neutralização das cargas e, então, nova eletrização? Ou seja, não importa quantas vezes a moça penteie suas madeixas, cada vez eletriza tanto quanto a primeira e sempre inicia do zero.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe por que uma faísca elétrica pode, d Empty Re: Você sabe por que uma faísca elétrica pode, d

Mensagem por cassiobezelga Sex 15 maio 2015, 01:58

Obrigado! Entendi agora.
cassiobezelga
cassiobezelga
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 509
Data de inscrição : 29/07/2013
Idade : 33
Localização : floriano piaui brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe por que uma faísca elétrica pode, d Empty Re: Você sabe por que uma faísca elétrica pode, d

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos