PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM,quando o problema, parece, n ter solução

2 participantes

Ir para baixo

ENEM,quando o problema, parece, n ter solução Empty ENEM,quando o problema, parece, n ter solução

Mensagem por mf01071 Qua 06 Ago 2014, 12:53

*Mais uma dúvida.

No ENEM, o tema, sempre tem um problema. Por exemplo:

Tema: Os efeitos da lei seca
Problema: A lei não teve 100% de eficácia.

Mas e se o tema fosse: A importância de se ler para uma criança.
Qual seria o problema desse tema? Como eu daria uma solução para esse problema?

Pensei bastante e, eu acho, que o problema é, justamente, o contrário: Quando não se lê para uma criança. As consequências ou dificuldades que esse indivíduo terá com a falta da literatura. E, ainda, se eu disser, que o problema disso é devido ao dinamismo do século xxi. Por isso os pais não tem tempo para ler para seus filhos e blablabla.

Posso fazer um parágrafo de argumentação com essa ideia? Isso não seria fuga de tema? Porque é a única maneira, ao meu ver, de dar uma solução para esse tema.

E caso sim, como que devo colocar na introdução essa ideia.


Sua ajuda é muito bem vinda. Aceito qualquer opinião. Quero aprender como todos!
mf01071
mf01071
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 27/06/2014
Idade : 28
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM,quando o problema, parece, n ter solução Empty Re: ENEM,quando o problema, parece, n ter solução

Mensagem por Matheus Fillipe Qua 06 Ago 2014, 13:32

Fazer uma dissertação não requer sempre dar a solução para um problema. Em teoria é só expressar sua opinião (seguindo as regras de uma dissertação) a respeito. Na lei seca, por exemplo, você poderia elogiar a eficácia da lei defendendo o ponto de vista de que a lei foi boa. Continua sendo uma Dissertação Argumentativa. 
 Sobre ler, você não deixa de estar certo. O que realmente importa é que você defenda uma opinião dentro do tema. Neste caso, sobre a importância, você poderia mostrar todos os aspectos positivos de se ler e defender que, quem lê desde a infância, tem mais oportunidades. Depois no fim, você coloca os aspectos negativos ou conclui numa abordagem mais geral dizendo que a leitura é algo fundamenta para o ser humano como um ser, abordando as teorias de racionalidade e etc...
  O que você disse não seria fuga do tema. Fugir do tema em uma dissertação é usar argumentos ou informações que você não usa para defender a mensagem que deseja transmitir.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 27
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM,quando o problema, parece, n ter solução Empty Re: ENEM,quando o problema, parece, n ter solução

Mensagem por mf01071 Qua 06 Ago 2014, 18:32

Valeu pelas dicas Matheus Fillipe. 

Tu poderia me explicar a parte, que tu disse, sobre colocar os aspectos negativos, pois é sobre isso que eu tenho dúvida. No ENEM sempre tem que ter uma solução para o tema, né? Mas, especificamente, para esse tema, que eu coloquei, qual é o ''problema'' dele?
mf01071
mf01071
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 27/06/2014
Idade : 28
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM,quando o problema, parece, n ter solução Empty Re: ENEM,quando o problema, parece, n ter solução

Mensagem por Matheus Fillipe Qua 06 Ago 2014, 19:49

Sim, no ENEM, em geral, é recomendado que você apresente uma solução para o problema quando o tema for um problema, ou se relacionar a um. O "problema" do seu tema seria exatamente o que você falou antes. Existem vários outros, é claro, você poderia falar da falta de apoio que até os pais hoje não dão às crianças, o despreparo das escolas com o conteúdo adequado para as diversas idades, e por assim vai.
  Outra coisa aconselhável é fazer uma Introdução abrangendo aspectos históricos, técnicos ou científicos à respeito do tema, e  continuar com uma exposição de aspectos positivos e negativos no segundo parágrafo. Não será uma mera exposição se você deixar claro o que é negativo e positivo, assim o texto começa a ser uma dissertação. No terceiro apresente a solução para o problema: Uma educação melhor que quebrasse o ciclo de analfabetismo, de desinteresse. Isentivo por parte do governo. Livros infantis mais baratos... Suas ideias sem falar que são suas. 
  Para concluir, em um quarto paragrafo, inicie falando de uma maneira mais direta o que é o problema e suas causas. Apresente a solução, talvez um culpado. Tome um ponto de vista diferente, mas não deixe nada em dúvida nunca.

  Essas são regras, mas lembre-se, uma redação nunca deve ter uma fórmula e ficar restrita. Use o que conseguir, seja original. Se você só seguir as regras será como a maioria e não chamará atenção do corretor. Tente impressionar. Isso não significa sair da formalidade, e por falar nisso, não abuse demais dela. Um texto bom é um texto simples, inteligível.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 27
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM,quando o problema, parece, n ter solução Empty Re: ENEM,quando o problema, parece, n ter solução

Mensagem por mf01071 Qua 06 Ago 2014, 20:05

Cara era disso que eu estava precisando, valeu por me ajudar! Eu vou fazer uma redação sobre esse tema e em seguida posto aqui. Espero que tu a leia e dê mais criticas, pois eu realmente tenho dificuldades. Não que eu não goste de escrever, mas um dos meus principais problemas é: muita ideia, mas na ora de redigir não consigo dar um rumo para essas ideias ou, às vezes, na ora em que tento iniciar não sai nada.
mf01071
mf01071
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 27/06/2014
Idade : 28
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM,quando o problema, parece, n ter solução Empty Re: ENEM,quando o problema, parece, n ter solução

Mensagem por Matheus Fillipe Qua 06 Ago 2014, 20:31

Com certeza vou ler. É esse o espírito.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 27
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM,quando o problema, parece, n ter solução Empty Re: ENEM,quando o problema, parece, n ter solução

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos