PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Fantasma do Jubilamento.

3 participantes

Ir para baixo

O Fantasma do Jubilamento. Empty O Fantasma do Jubilamento.

Mensagem por lucashorta Qui 24 Jul 2014, 00:02

Pessoal, perdi nas três matérias que cursei no meu primeiro semestre de Física na UFBA, Física 1, Cálculo e Geometria Analítica. Se eu perder em todas novamente serei jubilado. No entanto, eu pude notar os vários motivos para isso, entre eles: não consegui acompanhar o ritmo dos professores, carência em alguns conteúdos do ensino médio, orgulho e medo de tirar dúvidas com os professores etc.

Preciso de conselhos de como me dar bem nesse próximo semestre, tenho 20 dias de recesso para estudar antes do inicio das aulas, de material para estudos, tenho a coleção do Iezzi, em física Nussenzveig 1, e cálculo não tenho livro, mas estou em dúvida se pego o Stewart ou George B. Thomas, GA Paulo Boulos. 

Preciso de um parâmetro de o "quanto" tenho que estudar, por que eu nunca sei a quantidades de exercícios ou o tempo que tenho que estudar por dia, como me planejar, tudo que possa me ajudar, desde já eu agradeço ao fórum por pela ajuda.

lucashorta
Iniciante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 14/09/2013
Idade : 31
Localização : Salvador,Bahia,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma do Jubilamento. Empty Re: O Fantasma do Jubilamento.

Mensagem por Euclides Qui 24 Jul 2014, 00:18

Isso provavelmente reflete um "oba-oba" (negligência) durante o correr do semestre. (Eu fui aluno).

- aulas são para serem frequentadas regularmente e com concentração
- atividades, trabalhos e exercícios são para "quebrar a cabeça" e se esforçar, não para copiar o que alguém fez.
- professores são uma invenção milenar para facilitar o aprendizado e devem ser usados ao máximo
- dúvidas acumuladas não se resolvem sozinhas, apenas se acumulam
- ninguém jamais se formou em física no bar do Grêmio
- a jornada de trabalho da vida real é de 8 horas por dia, de segunda a sexta. Essa deve ser a sua jornada de estudos (nas CNPT). Se precisa rever conceitos do Ensino Médio vai ter de utilizar tempo extra.

Só há um único caminho: trabalho, dedicação e determinação.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma do Jubilamento. Empty Re: O Fantasma do Jubilamento.

Mensagem por Man Utd Qui 24 Jul 2014, 11:38

Se você tem problemas na base do EM, aconselho primeiramente rever estes conteúdos , pois quem domina o básico domina o avançado.O principal motivo de desistências em Exatas é justamente o péssimo ensino que tiveram no segundo grau.

Aqui tem umas videoaulas : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

depois veja esse: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


por fim para cálculo I : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Man Utd
Man Utd
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1119
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 29
Localização : Manchester

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma do Jubilamento. Empty Re: O Fantasma do Jubilamento.

Mensagem por lucashorta Sex 25 Jul 2014, 13:33

Tive o semestre conturbado, as aulas de cálculo começaram 2 meses atrasada por causa da burocracia e pela greve dos servidores que dura até hoje, biblioteca praticamente fechada por causa da greve, a ufba fechada por causa da copa por fica perto da arena fonte nova e recesso de São João, o professores atropelando assuntos por causa do tempo curto. Quando fui tentar estudar cálculo sozinho, tive que parar e começar a estudar funções.

Muitas vezes eu deixei de estudar os assuntos das aulas pra voltar a estudar assuntos do ensino médio.Fui ingênuo a ponto de achar que o quanto estava estudando era suficiente, confesso que não dei meus 100%.

Quanto aos links, muito abrigado, eu já os conheço e estudo por eles a muito tempo, desde o tempo que estudava para o ENEM, acompanho o fórum a partir da mesma época, um dos responsáveis por por minha entrada na universidade.


Se é 8h por dia que tenho que estudar, tentarei ao máximo bater essa meta, apesar desse ritmo ser puxado pra mim.

lucashorta
Iniciante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 14/09/2013
Idade : 31
Localização : Salvador,Bahia,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma do Jubilamento. Empty Re: O Fantasma do Jubilamento.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos