Brasil colônia
2 participantes
Página 1 de 1
Brasil colônia
Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:
a) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
b) criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais.
c) criação das capitanias hereditárias.
d) montagem do sistema colonial.
e) criação e distribuição das sesmarias.
Eu gostaria de saber por que a letra E não pode ser. Na verdade eu não estou entendendo a diferença entre capitanias hereditárias e sesmarias.
a) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
b) criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais.
c) criação das capitanias hereditárias.
d) montagem do sistema colonial.
e) criação e distribuição das sesmarias.
Eu gostaria de saber por que a letra E não pode ser. Na verdade eu não estou entendendo a diferença entre capitanias hereditárias e sesmarias.
John47- Jedi
Re: Brasil colônia
Boa noite, John47
No Brasil de 1536 foi instituído, pelo rei de Portugal, Dom João III, as capitanias hereditárias. No total foram instituídos 14 distritos, que foram partilhados em 15 lotes e repartidos entre 12 donatários, indivíduos que receberam as terras como doação do governo português e em contrapartida tornaram-se pessoas de confiança da realeza portuguesa.
Os donatários, no entanto, não foram isentados de pagar impostos à monarquia. A partir da instituição das capitanias foi inserido o sistema de sesmarias – pedaço de terra devolvido ou abandonado, prática comum durante o Brasil-Colônia. Cabia a estes donatários permitirem que os colonos cultivassem estes nacos de terra e os tornassem novamente produtivos, objetivando o progresso da agricultura.Em 1375 foi estabelecida, em Portugal, a Lei das Sesmarias, seu objetivo era ajudar no avanço da agricultura que se encontrava abandonada em virtude das batalhas internas e da peste negra. Essa lei mais tarde foi adaptada para funcionar no Brasil.
A respeito da diferença entre Sesmaria e Capitanias Hereditárias:
Durante os primeiros anos da colonização brasileira,o governo de Portugal não teve condições necessárias para empreender ações que viabilizassem a exploração econômica do espaço colonial. Por conta deste impasse, o sistema de capitanias hereditárias foi adotado como um sistema de administração indireta em que a Coroa abria mão de várias obrigações e gastos com a colonização, repassando-as para a responsabilidade de particulares.
O donatário, recebedor da capitania hereditária, tinha entre outros direitos, realizar a doação de sesmarias para os demais colonizadores. O termo “sesmaria” era empregado para todo aquele terreno pertencente à Coroa Portuguesa onde não era observado o desenvolvimento de atividades econômicas ou a ocupação do espaço colonial. Tendo em vista as grandes dimensões do espaço colonial brasileiro, a possibilidade de realizar a doação de sesmarias era bem relevante. (Fonte: http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/as-sesmarias.htm)
Bom, espero que tenha esclarecido um pouco a dúvida, qualquer coisa é só perguntar.
Um abraço!
naiad- Padawan
Muito completa sua resposta. Agora entendi a diferença entre capitania e sesmaria. =D
Obrigada!
Obrigada!
John47- Jedi
John47 escreveu:Muito completa sua resposta. Agora entendi a diferença entre capitania e sesmaria. =D
Obrigada!
Por nada! Estamos aqui para nos ajudarmos e sempre aprendermos mais =]
Qualquer coisa que precisar é só falar.
Uma ótima semana!
Abraço.
naiad- Padawan
John47- Jedi
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos