PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

função da linguagem

2 participantes

Ir para baixo

função da linguagem Empty função da linguagem

Mensagem por jujur Qui 27 Mar 2014, 20:21

Considere o trecho que se segue.
“Quem é o culpado? Há um único culpado? Quantos serão punidos?” 
A função de linguagem predominante no trecho acima é a função
A) conativa. 
B) emotiva. 
C) fática. 
D) referencial.
gab a. Porque? Gostaria tambem de saber porque a letra b esta errada? Valeu!!!

jujur
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/08/2013
Idade : 33
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

função da linguagem Empty Re: função da linguagem

Mensagem por vacobs10 Ter 01 Abr 2014, 13:57

Nossa, como ninguém respondeu uma questão tão fácil como esta? Rs. Está errado porque na função EMOTIVAo objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios.
 Já na função FÁTICA, o objetivo do emissor é TESTAR o canal de comunicação com o receptor. Aí têm aqueles exemplos de sempre quando alguém te diz: "Está entendendo?", ou no telefone dizem: "Alô?". Nesses dois exemplos, o emissor quis TESTAR o canal de comunicação, logo, a resposta é função FÁTICA, letra C
vacobs10
vacobs10
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 29
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

função da linguagem Empty Re: função da linguagem

Mensagem por jujur Ter 01 Abr 2014, 16:07

acho que voce não viu, mas escrevi que o gabarito é letra a, e nao a letra c como voce disse. to vendo.. facil né? rs

jujur
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/08/2013
Idade : 33
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

função da linguagem Empty Re: função da linguagem

Mensagem por vacobs10 Qui 03 Abr 2014, 11:00

Jujur, eu vi sim o gabarito que você havia deixado e ainda continuo achando a questão super fácil,rs. Eu fiz a postagem anterior cuidadosamente baseada na postagem do Brasil escola: http://www.brasilescola.com/gramatica/funcoes-linguagem.htm
Para caso eu viesse esquecer alguma coisa e não escrever alguma besteira. Se você ler nela ou em qualquer outro site, eles vão estar sempre dizendo que na função conativa/apelativa ela tem como objetivo te convencer a fazer algo e está voltada ao receptor, com uso de imperativo etc. A resposta mais cabível aí, seria a fática(letra C), e improvavelmente a letra b, como você havia deixado, talvez o gabarito esteja errado. Logo, a Letra C é a mais provável, a não ser que exista uma nova forma de função apelativa como a da questão, que cá entre nós, não me senti convencido a fazer nada(só se tivesse alguma img na questão). De qualquer forma, você pode consultar a mesma fonte que eu e tirar suas próprias conclusões. [size=12.800000190734863]Abraços. ^^[/size]
vacobs10
vacobs10
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 29
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

função da linguagem Empty Re: função da linguagem

Mensagem por jujur Qui 03 Abr 2014, 14:59

tudo bem, obrigada pela boa vontade pra me responder. O trecho é retirado de um texto, se quiser olha nesse site, é a questão 40. a leitura do texto com certeza influencia na resposta. já entendi o gabarito 
http://www.ingresso.ufu.br/sites/default/files/anexos/procsel/20122/PS20122_Fase1Dia1_Tipo1.pdf
mais uma vez agradeço a preocupação. um forte abraço

jujur
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/08/2013
Idade : 33
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

função da linguagem Empty Re: função da linguagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos