PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Me ajudem **

3 participantes

Ir para baixo

Me ajudem ** Empty Me ajudem **

Mensagem por kety 8/8/2009, 1:12 am

voce deseja aquecer agua contida num recipiente cilindrico de grande altura,e dispoe para iso de um aquecedor eletrico de imersao.em que posiçao deve coloca-lo dentro da agua:embaixo, no meio ou no alto do resipiente?justique a resposta

kety
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/08/2009
Localização : belo horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem ** Empty Re: Me ajudem **

Mensagem por Euclides 8/8/2009, 2:11 am

É recomendável não usar expressões como "Socorro" ou "Me ajudem" como título das questões. Procure dar um nome que tenha relação com o assunto ou a dúvida.

Você deve colocar o aquecedor na parte mais baixa. Isto porque a água mais quente se expande, ficando um pouco menos densa que a água mais fria. Com isso a água quente tende a "flutuar" sobre a mais fria subindo, enquando a mais fria, que está mais densa (mais pesada) tende a "afundar" descendo para as partes mais baixas.

Esses movimentos se chamam Correntes de Convecção. Você pode observá-los fazendo ferver água num recipiente de vidro e jogando dentro dele pedacinhos pequenos de macarrão.

Me ajudem ** Trokgif

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem ** Empty Re: Me ajudem **

Mensagem por rafaasot 2/9/2009, 5:31 pm

Euclides, aproveitando o tópico.

Quando a temperatura da água está abaixo de 4°C invertem-se as correntes não é ? A água mais fria sobe e a mais quente desce ?
Isso explica a camada de gelo formada nos lagos.

???

rafaasot
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 636
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 33
Localização : Presidente Prudente

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=156227089952839995

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem ** Empty Re: Me ajudem **

Mensagem por Euclides 2/9/2009, 5:48 pm

Esse fenômeno é conhecido como "Anomalia da Água".

Sabemos que como regra geral os corpos dilatam-se (aumentam de volume) ao receber calor e contraem-se (reduzem de volume) quando perdem calor.

A água conserva essa propriedade para temperaturas acima de 4oC. Se um volume de água a uma temperatura superior a 4oC for perdendo calor, vai se contraindo e reduzindo seu volume, ficando com isso mais densa, já que a massa não varia e densidade é d=m/V . Ao alcançar a temperatura de 4oC, porém, seu comportamento se inverte e ao perder mais calor começa novamente a se dilatar, tornando a perder densidade.

Suponhamos um lago numa região ao norte do Canadá, onde as temperaturas caem abaixo de zero no inverno. Quando começam a se resfriar as águas se resfriam primeiro na parte mais superficial, perdendo calor para a atmosfera. Com isso ficam em princípio mais densas e "afundam" nas águas inferiores que estão menos densas. O ciclo vai se repetindo até que a temperatura de 4oC é atingida.

A partir daí, as águas mais superficiais ficam mais "leves" e não "afundam" mais, cessando a troca com as águas mais abaixo que permanecerão líquidas a essa temperatura, enquanto acima delas a camada de água continua a se resfriar até congelar.

Por essa mesma razão o iceberg flutua (por ser mais leve que a água líquida) e por essa razão as garrafas de água estouram no freezer. A água abaixo dos 4oC aumenta de volume e se torna mais volumosa que a garrafa, quebrando-a.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem ** Empty Re: Me ajudem **

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos