PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parte teorica do [b] Lançamento Oblíquo [/b]

2 participantes

Ir para baixo

Parte teorica do [b] Lançamento Oblíquo [/b] Empty Parte teorica do [b] Lançamento Oblíquo [/b]

Mensagem por littlemurilo Sáb 27 Abr 2013, 18:56

(FEI-SP) Um projétil é lançado com velocidade Vo(vetorial), formando um ângulo Θ(theta) com um plano horizontal, em uma regiao onde a aceleração da gravidade é g. O projétil atinge a altura h e retorna ao plano horizontal de lançamento, à distância d do ponto em que foi lançado. Pode-se afirmar-que:

a) o alcance d será tanto maior quanto for Θ.
b) no ponto de altura h, a velocidade e a aceleração do projétil são nulas
c) no ponto de altura h, a velocidade do projétil é nula, mas sua aceleração não o é.
d) no ponto de altura h, a aceleração do projétil é nula, mas sua velocidade não o é.
e) nenhuma das afirmativas anteriores é correta.




Bom, as minhas conjecturas para cada item foram as seguintes:
a) Está errada pois o alcance máximo se dá quando o ângulo é de 45°, logo, passando desse ângulo não há um aumento proporcional ao aumento do ângulo.
b) Na altura h, que seria a altura máxima atingida, só a componente Vy que é nula e a Vx não é. Logo, está errado.
c) Seria algo parecido com o item "b", estaria errado porque só Vy seria nula. A aceleração seria constante - só essa parte estaria certa.
d) A aceleração é constante e não NULA. Vy = 0, mas Vx ≠ 0, logo, V ≠ 0 essa parte do está certa.
e) Minha resposta


Queria ter certeza se o meu pensamento foi certo para cada item. Very Happy

E minha dúvida também é em relação ao gráfico da aceleração. Eu penso que o gráfico seja uma reta (nesse caso contra a gravidade) paralela ao eixo x que toca somete em y no ponto -10 (se for dado g = 10 m/s²)

OBS: eu digitei exatamente como estava no livro e achei estranho está escrito " não o é ".
| | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | |

Spoiler:

littlemurilo
Padawan
Padawan

Mensagens : 75
Data de inscrição : 28/02/2013
Idade : 29
Localização : Macapá, Amapá, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Parte teorica do [b] Lançamento Oblíquo [/b] Empty Re: Parte teorica do [b] Lançamento Oblíquo [/b]

Mensagem por Euclides Sáb 27 Abr 2013, 19:00

Queria ter certeza se o meu pensamento foi certo para cada item.

E minha dúvida também é em relação ao gráfico da aceleração. Eu penso que o gráfico seja uma reta (nesse caso contra a gravidade) paralela ao eixo x que toca somete em y no ponto -10 (se for dado g = 10 m/s²)
Está tudo certinho.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Parte teorica do [b] Lançamento Oblíquo [/b] Empty Re: Parte teorica do [b] Lançamento Oblíquo [/b]

Mensagem por littlemurilo Sáb 27 Abr 2013, 20:19

Eu acabo de ter outra dúvida sobre esse assunto. Se eu lançar dois objetos que tenham alcances diferentes e ângulos tambem diferentes mas que tenham a mesma altura máxima eu posso afirmar que a componente Vy de um é igual Vy de outro e o tempo total de voo é igual?

littlemurilo
Padawan
Padawan

Mensagens : 75
Data de inscrição : 28/02/2013
Idade : 29
Localização : Macapá, Amapá, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Parte teorica do [b] Lançamento Oblíquo [/b] Empty Re: Parte teorica do [b] Lançamento Oblíquo [/b]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos