PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

reflexão

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

reflexão Empty reflexão

Mensagem por Suou. Qua 10 Abr 2013, 13:15

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/843/semttuloyoj.png/
Nesses exercicios que querem saber a posição da imagem final e colocam um objeto entre um espelho plano e outro concavo, como eu vou saber se a luz do objeto reflete antes no espelho plano ou antes no concavo? No exemplo dessas duas imagens, nao foram dadas as distancias do objeto aos espelhos, e a resolução da primeira imagem considerou a reflexão antes no espelho plano, e a resolução do exercicio da imagem de baixo considerou antes a reflexao no espelho concavo. Dá na mesma considerar a primeira reflexão em qualquer um dos dois espelhos?

Suou.
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

reflexão Empty Re: reflexão

Mensagem por Elcioschin Qua 10 Abr 2013, 14:25

Colocando o objeto A no foco do espelho côncavo:

1) Considerando a 1ª imagem no espelho côncavo, ela se forma no infinito, já que todos os raios refletidos são paralelos. Logo, esta consideração não leva à formação de imagem.

2) Considerando a 1ª imagem no espelho plano, ela se formará atrás do espelho, a uma distância igual à do objeto ao espelho plano. Esta 1ª imagem, por não estar sobre o foco do côncavo, formará uma 2ª imagem nele
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Suou. Qua 10 Abr 2013, 21:07

Eu nao entendi uma coisa. Aquele sistema de baixo, que tem um A amarelo, a luz que o objeto A emite é primeiro refletida pelo espelho concavo e a imagem desse espelho concavo é objeto para o espelho plano ?
ou a luz que o objeto A emite é primeiro refletida pelo espelho plano e a
imagem do espelho plano é objeto para o espelho concavo?

Suou.
Jedi
Jedi

Mensagem por Elcioschin Qui 11 Abr 2013, 14:20

A figura de baixo mostra apenas que a luz está sobre o foco do espelho côncavo.
Ela não mostra raios incidentes ou refletidos.

O que acontece eu já expliquei na minha 1ª mensagem.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Suou. Sáb 13 Abr 2013, 00:04

O sistema óptico de baixo é diferente do de cima, são sistemas de questões diferentes - não sei se isso tinha ficado claro. Considere apenas o sistema optico com o objeto A.
Nesse sistema óptico nao é dado a distancia focal do espelho concavo. Apenas colocaram um objeto A em algum lugar entre o espelho concavo e o espelho plano, também não sei se o objeto A está mais próximo do espelho plano ou mais próximo do concavo.

Nesse caso, como achar a imagem final produzida por esse sistema?
(eu não sei se vc já explicou essa dúvida minha, mas se vc já me explicou, eu não ainda entendi, desculpa)

Suou.
Jedi
Jedi

Mensagem por Elcioschin Sáb 13 Abr 2013, 19:14

suou

Faça uma experiência:

1) Coloque, na imagem de cima, um objeto entre o centro C e o foco F. A imagem deve ser linear, ter um tamanho definido e ficar acima do eixo do espelho e ser perpendicular a ele.

2) Mostre a a imagem I1 obtida pela reflexão no espelho plano (mesmo amanho, virtual e direita)

3) Esta imagem serve como objeto para o espelho côncavo. Trace dois raios incidentes:

3a) Um paralelo ao eixo do espelho que reflete passando pelo foco
3b) Um passando por C e refletido sobre sí mesmo.

A imagem I2 passa pelo ponto de encontro dos dois raios refletidos. Ela é invertida e menor que o objeto e se forma na frente do espelho plano.

Depois, em outro desenho, com o objeto na mesma posição, mostre, primeiro, a imagem I'1 do espelho côncavo e depois a imagem I'2 do espelho plano.

O que você acha disso?

Eu não tinha entendido que eram duas questões diferentes.

Além disso, você não mostrou o enunciado das questões e nem a solução que você disse que havia. Assim, fica difícil opinar
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo