Tempo de subida num loop
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Tempo de subida num loop
Um skatista desliza numa pista horizontal com velocidade vo e, no ponto A inicia um loop de raio R. O skatista sobe até o ponto B, sendo o arco AB de 90o, onde chega com velocidade zero num local onde a aceleração da gravidade é g. Despreze os atritos e encontre o tempo gasto entre as posições A e B.
Esta questão foi formulada por um amigo (que também não sabe resolvê-la). Ainda não consegui encontrar nenhuma relação e não existe um gabarito.
agradeço sua atenção.
Esta questão foi formulada por um amigo (que também não sabe resolvê-la). Ainda não consegui encontrar nenhuma relação e não existe um gabarito.
agradeço sua atenção.
Convidado- Convidado
Re: Tempo de subida num loop
Essa resoulção está errada
Última edição por leosueiro123 em Sex 23 Nov 2012, 13:24, editado 3 vez(es)
Leonardo Sueiro- Fera
Amigo, muito obrigado por sua atenção, mas
isso não está claro. O que são M e m? Um some e o outro fica?
porque calcular vo em função de qualquer coisa se vo é um dado já conhecido?
Por outro lado, a equação do MUV v=vo+at não é aplicável porque não há uma aceleração constante. A aceleração tangencial é gsenθ e θ varia o tempo todo. Como relacionar θ em função do tempo?
A velocidade não cai linearmente. Ainda não achei caminho, mas começo a achar que um desenvolvimento correto vai desguar em uma equação diferencial.
MVo^2/2 = mgR
Vo = √(20mR)
isso não está claro. O que são M e m? Um some e o outro fica?
porque calcular vo em função de qualquer coisa se vo é um dado já conhecido?
Por outro lado, a equação do MUV v=vo+at não é aplicável porque não há uma aceleração constante. A aceleração tangencial é gsenθ e θ varia o tempo todo. Como relacionar θ em função do tempo?
A velocidade não cai linearmente. Ainda não achei caminho, mas começo a achar que um desenvolvimento correto vai desguar em uma equação diferencial.
Convidado- Convidado
Fiz meio rapido, precipite-me na distância e joguei R ali ...
Não sei resolver também
Não sei resolver também
Leonardo Sueiro- Fera
Andei pensando mais.
Em síntese temos uma velocidade inicial freiada totalmente ao longo de um comprimento que é igual a 1/4 de circunferência. Isso na verdade acontece com uma aceleração variável, porém podemos encontrar a aceleração média que faria o mesmo serviço:
agora podemos encontrar o tempo total
diretamente proporcional ao raio e inversamente proporcional a v0. Isso resolve a proposta inicial do meu amigo, mas agora fiquei muito intrigado em como expressar o ângulo θ em função do tempo...
Se alguém tiver uma luz, agradeço.
Em síntese temos uma velocidade inicial freiada totalmente ao longo de um comprimento que é igual a 1/4 de circunferência. Isso na verdade acontece com uma aceleração variável, porém podemos encontrar a aceleração média que faria o mesmo serviço:
agora podemos encontrar o tempo total
diretamente proporcional ao raio e inversamente proporcional a v0. Isso resolve a proposta inicial do meu amigo, mas agora fiquei muito intrigado em como expressar o ângulo θ em função do tempo...
Se alguém tiver uma luz, agradeço.
Convidado- Convidado