Complemento nominal
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Complemento nominal
Galera,
Vejam as seguintes frases:
[ I ] Não tenho medo de suas ameaças.
[ II ] Não tenho medo de assaltantes.
A minha dúvida é a seguinte :
Segundo o gabarito, o destaque da oração numero [ I ] é Adjunto adnominal.
NÃO OBSTANTE, o destaque da [ II ] é complemento nominal.
Eis a questão.. Horrivel, pois trocou totalmente o que eu pensava a respeito de complemento x adjunto adnominal.
Eu pensei o seguinte :
Medo é abstrato, e quem tem medo, tem medo de(preposição) alguma coisa. Até ai , tudo bem.
[ I ] Mas ameaças são temidas, ou seja, são pacientes. Para mim , então, era para ser complemento nominal.
[ II ] Assaltantes amedrontam, então para mim , eles praticam a ação de dar medo / dão medo. São portanto agentes e consequentemente, adjunto adnominal.
Eu não entendo.. Distinguir complemento de adjunto é bem facil, mas neste caso eu troquei as bolas segundo gabarito
Agradeço toda a luz dada.
Vejam as seguintes frases:
A minha dúvida é a seguinte :
Segundo o gabarito, o destaque da oração numero [ I ] é Adjunto adnominal.
NÃO OBSTANTE, o destaque da [ II ] é complemento nominal.
Eis a questão.. Horrivel, pois trocou totalmente o que eu pensava a respeito de complemento x adjunto adnominal.
Eu pensei o seguinte :
Medo é abstrato, e quem tem medo, tem medo de(preposição) alguma coisa. Até ai , tudo bem.
[ I ] Mas ameaças são temidas, ou seja, são pacientes. Para mim , então, era para ser complemento nominal.
[ II ] Assaltantes amedrontam, então para mim , eles praticam a ação de dar medo / dão medo. São portanto agentes e consequentemente, adjunto adnominal.
Eu não entendo.. Distinguir complemento de adjunto é bem facil, mas neste caso eu troquei as bolas segundo gabarito
Agradeço toda a luz dada.
Re: Complemento nominal
Na frase I há um adjunto, pois a palavra ameaça exprime uma ação explícita no próprio substantivo: a de ameaçar
Na frase II o assaltante não tem medo, ''é tido medo'' do assaltante. Logo ele não pratica uma ação : complemento nominal.
Na frase II o assaltante não tem medo, ''é tido medo'' do assaltante. Logo ele não pratica uma ação : complemento nominal.
georgito- Jedi
georgito escreveu:Na frase I há um adjunto, pois a palavra ameaça exprime uma ação explícita no próprio substantivo: a de ameaçar
Amigo,
Obrigado pela resposta..
Mas não consigo enxergar dessa maneira, na verdade , eu ando me enrrolando muito com essa questão..
Meu professor disse que quando o que tiver ao lado do substantivo puder praticar o que o verbo diz, é adjunto adnominal por não ter valor passivo.
Por exemplo :
A compra do empresário foi bem sucedida.
Compra é abstrato.
do empresário - o empresário comprou ou foi comprado ? comprou. então é adjunto adnominal.
Eu usei esse raciocínio no exercicio acima.
Para mim , Assaltantes dão medo, eles são os agentes causadores e quem causa tem valor ativo, não passivo..
Para mim , Assaltantes dão medo, eles são os agentes causadores e quem causa tem valor ativo, não passivo..
assaltantes dão medo, mas quem tem medo é outra pessoa. Ter é o verbo que exprime a ação na frase.
Convidado- Convidado