PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Arco-íris

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Arco-íris Empty Arco-íris

Mensagem por jujubirerere Sáb 07 Jul 2012, 19:02

(UEL-PR) A partir do século XIII, iniciando com o pensador Robert Grosseteste, os estudos em óptica avançaram sistemática positivamente, dando origem às explicações científicas a respeito das produções de fenômenos e imagens, como é o caso dos estudos sobre o Arco-íris e as lentes. Sobre o fenômeno de formação de Arco-íris, considere as afirmativas a seguir.

I. O Arco-íris primário é causado por uma refração e uma reflexão dos raios de Sol nas gotas de chuva.

II. O Arco-íris aparece quando os raios de luz branca incidem em gotículas de água presentes no ar e pode ocorrer naturalmente ou ser produzido artificialmente.

III. O fenômeno Arco-íris é decorrente do processo de difração da luz branca nas gotas de chuva.

IV. A dispersão dos raios de luz branca é responsável pelo espectro de luzes coloridas que aparecem, por exemplo, pela passagem dessa luz por gotículas de água.

V. A observação de objetos só é possível porque imitem luz própria ou refletem a luz que neles incide.

Estão corretas apenas as afirmativas

jujubirerere
Jedi
Jedi

Mensagens : 223
Data de inscrição : 08/05/2012
Idade : 28
Localização : santos

Ir para o topo Ir para baixo

Arco-íris Empty Re: Arco-íris

Mensagem por lorentssss Sex 13 Jul 2012, 00:45

I errada (eu não tenho plena certeza, mas acho que o fenômeno é de dispersão)
II certa
III errada, difração é a capacidade de contornar obstáculos
IV certa, ao sofrer refração cada frequência se desvia com uma determinada angulação formando um espectro de cores
V certa

qual o gabarito?

lorentssss
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 34
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos