PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Vetores em cinemática] Julgue as afirmativas:

3 participantes

Ir para baixo

[Vetores em cinemática] Julgue as afirmativas:   Empty [Vetores em cinemática] Julgue as afirmativas:

Mensagem por pedro_kampos Qui 14 Jun 2012, 22:07

Julgue as afirmações a seguir:

I. Para um movimento ser acelerado, o vetor velocidade e o vetor aceleração têm necessariamente mesma direção e mesmo sentido.
II. Se o movimento plano for retilíneo o vetor aceleração e o vetor velocidade têm sempre mesma direção.
III. Para o movimento ser circular, a aceleração é necessariamente centrípeta.
IV. Se a aceleração tangencial de uma partícula for negativa, o módulo do vetor velocidade decresce obrigatoriamente.

Gabarito: todas Falsas ( esse gabarito procede ?), penso que os itens II e III sejam corretos.

Agradeço Wink
pedro_kampos
pedro_kampos
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

[Vetores em cinemática] Julgue as afirmativas:   Empty Re: [Vetores em cinemática] Julgue as afirmativas:

Mensagem por Euclides Qui 14 Jun 2012, 23:32

I. Para um movimento ser acelerado, o vetor velocidade e o vetor aceleração têm necessariamente mesma direção e mesmo sentido.

Falsa. Pode haver uma aceleração de retardamento com sentido oposto ao da velocidade

II. Se o movimento plano for retilíneo o vetor aceleração e o vetor velocidade têm sempre mesma direção.

Se for um MRU não há aceleração.

III. Para o movimento ser circular, a aceleração é necessariamente centrípeta.

Num MCV há duas acelerações e a resultante não é centrípeta.

IV. Se a aceleração tangencial de uma partícula for negativa, o módulo do vetor velocidade decresce obrigatoriamente.

Falso. A velocidade decresce quando ela e a aceleração têm sinais opostos.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

[Vetores em cinemática] Julgue as afirmativas:   Empty Re: [Vetores em cinemática] Julgue as afirmativas:

Mensagem por Al.Henrique Sex 15 Jun 2012, 19:44

Grande mestre,

A respeito da numero (I) citada em questão, gostaria de perguntar um detalhe :

Poderiamos utilizar, como contra exemplo, o movimento circular uniforme ? Visto que, Podemos dizer que esse movimento possui vetor aceleração e vetor velocidade com sentidos e direções completamente diferentes
Al.Henrique
Al.Henrique
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

https://www.facebook.com/profile.php?id=692208605

Mensagem por Euclides Sex 15 Jun 2012, 20:28

Al.Henrique escreveu:Grande mestre,

A respeito da numero (I) citada em questão, gostaria de perguntar um detalhe :

Poderiamos utilizar, como contra exemplo, o movimento circular uniforme ? Visto que, Podemos dizer que esse movimento possui vetor aceleração e vetor velocidade com sentidos e direções completamente diferentes
Muito bem lembrado. Esse é o melhor exemplo.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo