PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios]

+5
Leonardo Sueiro
Elcioschin
Bruna Barreto
Carolziiinhaaah
jojo
9 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios] Empty (Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios]

Mensagem por jojo Dom 12 Fev 2012, 15:40

(Cesgranrio-RJ)
(Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios] Dddddsss


Dois meios A e C estão separados por uma lâmina de faces paralelas (B). Um raio luminoso I, propagando-se em A, penetra em B e sofre reflexão total na face que separa B de C, conforme indica a figura. Sendo nA, nB e nC os índices de refração dos meios A, B e C, teremos, respectivamente:
a) nA > nB > nC

b) nA > nC > nB

--> c) nB > nA > nC <--

d) nB > nC > nA

e) nC > nB > nA


R: "c"


-> nB > nA, porque o raio aproxima-se da normal ao passar de A para B.
-> Se nC fosse igual a nA, haveria refração de B para C. Como não há,
concluímos que nC é menor que nA.



Minha dúvida:
IrA O raio aproxima-se da normal
IrB>IrC---> Há Reflexão Total
IrA diferente de IrC, pois se não haveria refração aonde Ângulo de Incidência 1 = Ângulo de Emersão. Mesmo assim, IrC pode ser maior que IrA e menor que IrB...
jojo
jojo
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 822
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 32
Localização : Brasilia, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios] Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios]

Mensagem por Carolziiinhaaah Ter 29 maio 2012, 09:22

Estou com a mesma duvida Sad
Carolziiinhaaah
Carolziiinhaaah
Jedi
Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 23/09/2010
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios] Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios]

Mensagem por Bruna Barreto Ter 29 maio 2012, 09:55

jojo escreveu:(Cesgranrio-RJ)

-> Se nC fosse igual a nA, haveria refração de B para C. Como não há,
concluímos que nC é menor que nA.



jo eu discordo do que disse o gabarito..


Última edição por Bruna Barreto em Ter 29 maio 2012, 12:59, editado 1 vez(es)

Bruna Barreto
Fera
Fera

Mensagens : 1621
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios] Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios]

Mensagem por Elcioschin Ter 29 maio 2012, 12:14

nA*seni = nB*senr ----> nB/nA = seni/senr ----> i > r ----> seni > senr ----> nB > nA

Há reflexão total de B para C ---> nB > nC


Última edição por Elcioschin em Qua 13 Out 2021, 17:26, editado 1 vez(es)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71605
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios] Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios]

Mensagem por Carolziiinhaaah Ter 29 maio 2012, 13:02

Bruna, acho que seria o caso de uma continuidade optica, se nB fosse igual a nC.. O que o gabarito quer dizer, no meu ponto de vista, é que se nA fosse igual a nC (caso em que as laminas estariam imersas num mesmo meio), haveria de novo uma refraçao, de angulo igual ao de incidencia.

Mestre Elcio, até entao, tudo bem.. O problema é dizer se nA é maior ou menor que nC :/
Carolziiinhaaah
Carolziiinhaaah
Jedi
Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 23/09/2010
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios] Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios]

Mensagem por Bruna Barreto Ter 29 maio 2012, 13:11

Eu sei nao é atoa que eu editei.. eu pensei que ele tinha dito que nB fosse igual a nC

Bruna Barreto
Fera
Fera

Mensagens : 1621
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios] Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios]

Mensagem por Leonardo Sueiro Dom 15 Jul 2012, 20:40

up
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios] Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios]

Mensagem por AlessandroMDO Seg 24 Jul 2017, 17:29

(Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios] WJapODUtTCC0kcjBfGq8iw
Se nC fosse maior que nA,ocorreria refração normalmente de B para C?  :scratch:
AlessandroMDO
AlessandroMDO
Jedi
Jedi

Mensagens : 436
Data de inscrição : 20/09/2016
Idade : 24
Localização : Ipuã - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios] Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios]

Mensagem por Elcioschin Ter 25 Jul 2017, 12:27

Não. Só ocorreria refração normalmente de B para C se nB > nC



Última edição por Elcioschin em Qua 13 Out 2021, 17:27, editado 1 vez(es)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71605
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios] Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios]

Mensagem por KVictor.ITA Sex 17 Abr 2020, 18:02

Primeiramente peço desculpas por reviver esse tópico novamente após quase 3 anos... gostaria de apresentar minha solução desse problema.

i) nb > na --> pois o raio de luz refratado aproximou-se da normal após penetrar o meio B.

ii) nb > nc --> pois caso contrário, não seria possível o fenômeno da reflexão total.

sen b/sen c = nc/nb --> sen c = 1 (reflexão total)
senb = nc/nb (I)
nc = senb * nb --> senb é diferente de 1 e de 0, e seu valor pertence ao intervalo aberto entre 0 e 1, logo, nb > nc*

iii) na > nc --> atenção nos cálculos a seguir:

sen a/sen b = nb/na
sen b = na * sen a/nb (II)

substituindo sen b de I em II:

nc/nb = na* sen a/nb
nc = na * sen a --> sen a é diferente de 1 e de 0, seu valor pertence ao intervalo aberto entre 1 e 0, logo: na > nc*

* = (pois, em relação a equação: "nc = na * sen a", nc será igual a um valor menor que a, pois o produto de um número entre 0 e 1 e outro sempre será menor que esse outro).

Espero que tenham entendido a resolução, estava resolvendo o livro de física sobre óptica e resolvi dar uma pesquisada sobre essa questão, me veio a mente tentar explicá-la matemáticamente, no final o resultado saiu igual com o do gabarito.

KVictor.ITA
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/12/2019

orunss e KVictor.ITA gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios] Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Lâmina de faces paralelas [+Índice de Refração dos meios]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos