PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Balanceamento

2 participantes

Ir para baixo

Balanceamento Empty Balanceamento

Mensagem por aziulana Ter 27 Ago 2024, 23:58

(FGV-SP–2007) As reações químicas de oxirredução são importantes no nosso cotidiano; muitas delas fazem parte das funções vitais dos organismos de plantas e animais, como a fotossíntese e a respiração. O cromo trivalente é reconhecido atualmente como um elemento essencial no metabolismo de carboidratos e lipídeos, sendo que sua função está relacionada ao mecanismo de ação da insulina. Ao contrário do íon trivalente, no estado de oxidação VI, o cromo é classificado como composto mutagênico e carcinogênico em animais.

A equação química, não balanceada, apresenta a redução do cromo (VI) pela glicose, em meio ácido:
K2Cr2O7(aq) + C6H12O6(aq) + H2SO4(aq) → Cr2(SO4)3(aq) + K2SO4(aq) + CO2(g) + H2O(l)

A soma dos coeficientes estequiométricos dos reagentes dessa equação química balanceada é igual a
A) 17. B) 19. C) 21. D) 23. E) 25.

Gabarito letra C.

Estou com dificuldades quanto ao processo de balancear pelo método de oxirredução, especialmente quanto ao nox do Cromo nos produtos. Obtive os seguintes nox: 

Reagentes:

K2: +2
Cr2: +6
O7: -2

C6: 0
H12: +1
O6: -2

H2: +1
S: +6
O4: -2

Produtos:

Cr2: +15
(SO4)3: -2 e -2

K2: +1

C: +4
O2: -2

O: -2

Sendo assim, fiquei confusa, pois, nesse caso, o que ocorreria é que o cromo estaria perdendo 9 e- e o carbono estaria perdendo 4 e-. Mas isso não faz sentido pra oxirredução, por isso acredito que o nox para o cromo nos produtos esteja errado. Poderiam me indicar a forma correta e como resolver a questão?
aziulana
aziulana
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

Balanceamento Empty Re: Balanceamento

Mensagem por matheus_feb Qua 28 Ago 2024, 06:35

aziulana escreveu:(FGV-SP–2007) As reações químicas de oxirredução são importantes no nosso cotidiano; muitas delas fazem parte das funções vitais dos organismos de plantas e animais, como a fotossíntese e a respiração. O cromo trivalente é reconhecido atualmente como um elemento essencial no metabolismo de carboidratos e lipídeos, sendo que sua função está relacionada ao mecanismo de ação da insulina. Ao contrário do íon trivalente, no estado de oxidação VI, o cromo é classificado como composto mutagênico e carcinogênico em animais.

A equação química, não balanceada, apresenta a redução do cromo (VI) pela glicose, em meio ácido:
K2Cr2O7(aq) + C6H12O6(aq) + H2SO4(aq) → Cr2(SO4)3(aq) + K2SO4(aq) + CO2(g) + H2O(l)

A soma dos coeficientes estequiométricos dos reagentes dessa equação química balanceada é igual a
A) 17. B) 19. C) 21. D) 23. E) 25.

Gabarito letra C.

Estou com dificuldades quanto ao processo de balancear pelo método de oxirredução, especialmente quanto ao nox do Cromo nos produtos. Obtive os seguintes nox: 

Reagentes:

K2: +2
Cr2: +6
O7: -2

C6: 0
H12: +1
O6: -2

Produtos:

Cr2: +15
(SO4)3: -2 e -2

K2: +1

C: +4
O2: -2

O: -2

Sendo assim, fiquei confusa, pois, nesse caso, o que ocorreria é que o cromo estaria perdendo 9 e- e o carbono estaria perdendo 4 e-. Mas isso não faz sentido pra oxirredução, por isso acredito que o nox para o cromo nos produtos esteja errado. Poderiam me indicar a forma correta e como resolver a questão?
Equação balanceada:

4. K2Cr2O7 + C6H12O6 + 16. H2SO4 -> 4. Cr2(SO4)3 + 4. K2SO4 + 6. CO2 + 22. H2O

O método mais rápido é balancear nesta ordem:

M etal
A metal
C arbono
H idrogênio
O xigênio
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi