Balanceamento
2 participantes
Página 1 de 1
Balanceamento
(FGV-SP–2007) As reações químicas de oxirredução são importantes no nosso cotidiano; muitas delas fazem parte das funções vitais dos organismos de plantas e animais, como a fotossíntese e a respiração. O cromo trivalente é reconhecido atualmente como um elemento essencial no metabolismo de carboidratos e lipídeos, sendo que sua função está relacionada ao mecanismo de ação da insulina. Ao contrário do íon trivalente, no estado de oxidação VI, o cromo é classificado como composto mutagênico e carcinogênico em animais.
A equação química, não balanceada, apresenta a redução do cromo (VI) pela glicose, em meio ácido:
K2Cr2O7(aq) + C6H12O6(aq) + H2SO4(aq) → Cr2(SO4)3(aq) + K2SO4(aq) + CO2(g) + H2O(l)
A soma dos coeficientes estequiométricos dos reagentes dessa equação química balanceada é igual a
A equação química, não balanceada, apresenta a redução do cromo (VI) pela glicose, em meio ácido:
K2Cr2O7(aq) + C6H12O6(aq) + H2SO4(aq) → Cr2(SO4)3(aq) + K2SO4(aq) + CO2(g) + H2O(l)
A soma dos coeficientes estequiométricos dos reagentes dessa equação química balanceada é igual a
A) 17. B) 19. C) 21. D) 23. E) 25.
Gabarito letra C.
Estou com dificuldades quanto ao processo de balancear pelo método de oxirredução, especialmente quanto ao nox do Cromo nos produtos. Obtive os seguintes nox:
Reagentes:
K2: +2
Cr2: +6
O7: -2
C6: 0
H12: +1
O6: -2
H2: +1
S: +6
O4: -2
Produtos:
Cr2: +15
(SO4)3: -2 e -2
K2: +1
S: +6
O4: -2
C: +4
O2: -2
H2: +1
O: -2
Sendo assim, fiquei confusa, pois, nesse caso, o que ocorreria é que o cromo estaria perdendo 9 e- e o carbono estaria perdendo 4 e-. Mas isso não faz sentido pra oxirredução, por isso acredito que o nox para o cromo nos produtos esteja errado. Poderiam me indicar a forma correta e como resolver a questão?
aziulana- Padawan
Re: Balanceamento
Equação balanceada:aziulana escreveu:(FGV-SP–2007) As reações químicas de oxirredução são importantes no nosso cotidiano; muitas delas fazem parte das funções vitais dos organismos de plantas e animais, como a fotossíntese e a respiração. O cromo trivalente é reconhecido atualmente como um elemento essencial no metabolismo de carboidratos e lipídeos, sendo que sua função está relacionada ao mecanismo de ação da insulina. Ao contrário do íon trivalente, no estado de oxidação VI, o cromo é classificado como composto mutagênico e carcinogênico em animais.
A soma dos coeficientes estequiométricos dos reagentes dessa equação química balanceada é igual aA) 17. B) 19. C) 21. D) 23. E) 25.Gabarito letra C.Estou com dificuldades quanto ao processo de balancear pelo método de oxirredução, especialmente quanto ao nox do Cromo nos produtos. Obtive os seguintes nox:Reagentes:K2: +2Cr2: +6O7: -2C6: 0H12: +1O6: -2H2: +1S: +6O4: -2Produtos:Cr2: +15(SO4)3: -2 e -2K2: +1S: +6O4: -2C: +4O2: -2H2: +1O: -2Sendo assim, fiquei confusa, pois, nesse caso, o que ocorreria é que o cromo estaria perdendo 9 e- e o carbono estaria perdendo 4 e-. Mas isso não faz sentido pra oxirredução, por isso acredito que o nox para o cromo nos produtos esteja errado. Poderiam me indicar a forma correta e como resolver a questão?
4. K2Cr2O7 + C6H12O6 + 16. H2SO4 -> 4. Cr2(SO4)3 + 4. K2SO4 + 6. CO2 + 22. H2O
O método mais rápido é balancear nesta ordem:
M etal
A metal
C arbono
H idrogênio
O xigênio
matheus_feb- Mestre Jedi
aziulana gosta desta mensagem
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos