PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dos genes recessivos e dominantes

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Dos genes recessivos e dominantes

Mensagem por AbrahamIbrahim Dom 02 Abr 2023, 20:38

Certas doenças, chamadas "doenças ligadas ao sexo", recebem esse nome pelo fato de terem seus genes causadores situados em um dos cromossomos sexuais: X ou Y. A hemofilia é um dos casos em que os genes situam-se no cromossomo X. O gene H(dominante) representa normalidade e o gene h(recessivo), representa hemofilia. Um homem hemófilico casa-se com uma mulher normal, homozigota para esse gene, e têm um filho do sexo masculino, sem hemofilia. O genótipo dessa criança é ?


Última edição por AbrahamIbrahim em Dom 16 Abr 2023, 09:45, editado 1 vez(es)

AbrahamIbrahim
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 22/07/2020
Localização : Capital-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dos genes recessivos e dominantes

Mensagem por gilsongb Dom 02 Abr 2023, 22:43

A hemofilia é uma doença genética ligada ao cromossomo X, ou seja, afeta principalmente homens, já que eles têm apenas um cromossomo X. As mulheres têm dois cromossomos X, então mesmo que uma delas tenha o gene para a hemofilia, o outro cromossomo X normal pode compensar e evitar que ela desenvolva a doença.


Os genes para a hemofilia estão localizados no cromossomo X, e existem duas formas: H, que representa a normalidade, e h, que representa a hemofilia. O gene H é dominante sobre o gene h, o que significa que mesmo que uma pessoa tenha apenas um gene H e um gene h, ela não desenvolverá a hemofilia, pois o gene H "anula" o efeito do gene h.


No caso em questão, um homem hemofílico (genótipo XhY) casa-se com uma mulher normal, homozigota dominante para o gene da hemofilia (genótipo XHXH). Isso significa que a mulher tem dois genes H, que "anulam" qualquer gene h que ela possa transmitir para seus filhos.
Quando o casal tem um filho do sexo masculino sem hemofilia, significa que o menino recebeu um cromossomo Y do pai e um cromossomo X normal da mãe (XH). Como o gene H é dominante sobre o gene h, mesmo que o menino tenha recebido um cromossomo X com o gene h do pai, ele não desenvolverá a doença, pois o cromossomo X da mãe possui o gene H dominante que "anula" o efeito do gene h.


Assim, o genótipo da criança é XHY, o que significa que ele é heterozigoto para o gene da hemofilia, ou seja, possui um gene H dominante e um gene h recessivo, mas como o gene H é dominante, ele não apresenta a doença. É importante lembrar que, apesar de não apresentar a doença, o filho é portador do gene h e pode transmiti-lo para seus filhos no futuro.
gilsongb
gilsongb
Padawan
Padawan

Mensagens : 89
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 32
Localização : Curitiba

AbrahamIbrahim gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos