Tipos de Predicados e Sintaxe
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Tipos de Predicados e Sintaxe
Na oração "Ele enxergou os portões do céu", qual é o tipo de predicado? É correto dizer que é um predicado verbo-nominal?
Eu entendo que "do céu" é característica do objeto "os portões". Então teria a função sintática "predicativo do objeto", Mas também posso dizer que tem a função sintática adjunto adnominal, pois faz referência a substantivo concreto.
Essa análise está correta? Um termo pode ter mais de uma função sintática?
Desde já, grato. Não tenho gabarito pois estava apenas tentando aplicar o que aprendi em frações do cotidiano.
Eu entendo que "do céu" é característica do objeto "os portões". Então teria a função sintática "predicativo do objeto", Mas também posso dizer que tem a função sintática adjunto adnominal, pois faz referência a substantivo concreto.
Desde já, grato. Não tenho gabarito pois estava apenas tentando aplicar o que aprendi em frações do cotidiano.
GBRezende- Jedi
Re: Tipos de Predicados e Sintaxe
Bom dia amigo!GBRezende escreveu:Na oração "Ele enxergou os portões do céu", qual é o tipo de predicado? É correto dizer que é um predicado verbo-nominal?
Tópico bem interessante esse que você levantou, há algum tempo tive a mesma dúvida.
Respondendo sua pergunta " Um termo pode ter mais de uma função sintática?" Sim e não!
Cada gramático tem uma forma de pensar, mas considerando a forma de um apenas não poderia ter duas interpretações!
Vamos a dois exemplos antes:
Faz frio na cidade de São Paulo
O frio de São Paulo é intenso
Faça a seguinte pergunta o possível adjunto adnominal ou predicativo do obj como nos exemplos:
São Paulo é um frio ??? ZERO SENTIDO ISSO = Predicativo do objeto
São Paulo é uma cidade ??? EXATO = Adjunto adnominal (caracterísitca inerente e permanente)
OBSERVAÇÃO: Geralmente esse "BIZU" é mais usado quando são acompanhados da preposição (de,do,a,...,) em outros casos não há tanto problema para identificar e acaba que nem precisa usar
Sua dúvida:
Ele enxergou os portões do céu; Céu é um portão ? Acredito que já saiba sua resposta!
Aprendi isso em um vídeo do professor Pestana, vale a pena conferir!
Att: João
Jvictors021- Estrela Dourada
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos