PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tipos de Predicados e Sintaxe

2 participantes

Ir para baixo

Tipos de Predicados e Sintaxe Empty Tipos de Predicados e Sintaxe

Mensagem por GBRezende Dom 10 Jul 2022, 23:44

Na oração "Ele enxergou os portões do céu", qual é o tipo de predicado? É correto dizer que é um predicado verbo-nominal?
Eu entendo que "do céu" é característica do objeto "os portões". Então teria a função sintática "predicativo do objeto", Mas também posso dizer que tem a função sintática adjunto adnominal, pois faz referência a substantivo concreto.
Essa análise está correta? Um termo pode ter mais de uma função sintática?

Desde já, grato. Não tenho gabarito pois estava apenas tentando aplicar o que aprendi em frações do cotidiano.
GBRezende
GBRezende
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Predicados e Sintaxe Empty Re: Tipos de Predicados e Sintaxe

Mensagem por Jvictors021 Seg 11 Jul 2022, 05:35

GBRezende escreveu:Na oração "Ele enxergou os portões do céu", qual é o tipo de predicado? É correto dizer que é um predicado verbo-nominal?
Eu entendo que "do céu" é característica do objeto "os portões". Então teria a função sintática "predicativo do objeto", Mas também posso dizer que tem a função sintática adjunto adnominal, pois faz referência a substantivo concreto.
Essa análise está correta? Um termo pode ter mais de uma função sintática?

Desde já, grato. Não tenho gabarito pois estava apenas tentando aplicar o que aprendi em frações do cotidiano.
Bom dia amigo!
Tópico bem interessante esse que você levantou, há algum tempo tive a mesma dúvida.
Respondendo sua pergunta " Um termo pode ter mais de uma função sintática?" Sim e não!
Cada gramático tem uma forma de pensar, mas considerando a forma de um apenas não poderia ter duas interpretações!

Vamos a dois exemplos antes:

Faz frio na cidade de São Paulo
O frio de São Paulo é intenso

Faça a seguinte pergunta o possível adjunto adnominal ou predicativo do obj como nos exemplos:
São Paulo é um frio  ??? ZERO SENTIDO ISSO = Predicativo do objeto 
São Paulo é uma cidade ??? EXATO = Adjunto adnominal (caracterísitca inerente e permanente)

OBSERVAÇÃO: Geralmente esse "BIZU" é mais usado quando são acompanhados da preposição (de,do,a,...,) em outros casos não há tanto problema para identificar e acaba que nem precisa usar

Sua dúvida:
Ele enxergou os portões do céu; Céu é um portão ? Acredito que já saiba sua resposta! 

Aprendi isso em um vídeo do professor Pestana, vale a pena conferir!

Att: João
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo